Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

(IF-PR/ Pedagogo/2010) O filósofo russo Lev Vigotski ampliou o conceito de desenvolvimento real (aquilo que o sujeito é capaz de fazer sozinho sem o auxílio de alguém mais experiente), criando o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal ao se referir à interação entre a aprendizagem e desenvolvimento. Esse conceito traz como consequência ao trabalho docente a necessidade de:
	
	
	
	
	Permitir que o aluno aprenda sozinho, sem o auxílio de outros.
	
	
	Respeitar o momento cognitivo pelo qual passa a criança.
	
	
	Elaborar um plano de trabalho coerente com a etapa de desenvolvimento do aluno.
	
	
	Organizar os conteúdos de acordo com o nível de desenvolvimento real do aluno.
	
	 
	Haver mediação entre o aluno e o objeto de conhecimento.
	
		2.
		Todas as opções abaixo fazem parte dos conceitos fundamentais de Piaget, EXCETO:
	
	
	
	 
	Libido.
	
	
	Equilíbrio.
	
	
	Adaptação.
	
	
	Esquema.
	
	
	Hereditariedade.
	
		3.
		Jean Piaget pesquisou o desenvolvimento da inteligência, observando as interações que caracterizam cada etapa do desenvolvimento cognitivo. Sua teoria afirma que o nível de maturação é muito importante para a interação que a pessoa pode estabelecer com o meio social. Para ele, é preciso considerar o estagio de desenvolvimento em que o individuo se encontra para que sejam oferecidos estímulos adequados ao desenvolvimento de sua inteligência.
Assim, considerando as características apresentadas por Piaget para a primeira etapa do desenvolvimento cognitivo, analise as afirmativas e localizando os aspectos que devem ter brinquedos estimuladores para essa fase do desenvolvimento, assinale a alternativa correta.
1. Os brinquedos para essa fase devem ser bem macios para que não machuquem a criança, pois ela ainda não possui capacidade motora.
2. Os brinquedos para essa fase devem apresentar múltiplas texturas, pois isso vai provocar diferentes interações com a realidade sensorial. 
3. O colorido dos brinquedos deve ser calmante e suave para não causar muitos desequilíbrios cognitivos sensoriais.
4. As cores dos brinquedos devem ser bem vivas e chamativas para aguçar o sentido da visão e favorecer a percepção e interação com as formas.
5. Os brinquedos devem estar relacionados com as atividades de leitura e cálculos. Letras e números devem ser introduzidos desde cedo no cotidiano da criança.
 
	
	
	
	
	Apenas as alternativas 2 e 4 são falsas.
	
	
	As alternativas 1, 3 e 5 são verdadeiras.
	
	 
	As alternativas 2, 3 e 5 são falsas.
	
	 
	As alternativas 1,  3 e 5 são falsas.
	
	
	As alternativas 1, 2 e 5 são verdadeiras.
	
		4.
		Apesar da vida breve, escreveu diversas obras que influenciam a educação até hoje. Marcou significativamente uma época. Este teórico considera que os fenômenos psicológicos são sociais. Considera que o social tem um peso significativo no desenvolvimento do ser. Assinale a alternativa que aponte este autor:
	
	
	
	 
	Lev S. Vygotsky
	
	
	Jean Piaget
	
	
	Sigmund Freud
	
	
	Paulo Freire
	
	
	Henri Wallon
	
		5.
		Na escola Alfa X os pais estão solicitando uma reunião com a equipe gestora, pois não compreendem os motivos que determinaram que crianças de 5, 6 e 7 anos, estejam participando juntas das atividades de pesquisa sobre as eleições presidenciais de 2014.
As famílias alegam que crianças que sabem ler não deveriam estudar com aquelas que ainda estão sendo alfabetizadas. Além disso, argumentam que o nível de maturidade dessas crianças é muito diferente por conta das distintas faixas etárias. Enfim, as famílias querem explicações.
Sinalize o que pode ter motivado a estratégia da escola, considerando que possuem como orientação teórica o sóciointeracionismo de Vygotysk.
I)        A dificuldade para organizar os diferentes grupos etários já que a escola possui pouco material para pesquisa determinou que as crianças trabalhassem juntas.
II)      O conceito de ZDP, já que todas as estavam no estágio de Desenvolvimento proximal para as habilidades utilizadas.
III)    O conceito de ZDP, já que as crianças de mais idade já estavam com desenvolvimento real para as habilidades utilizadas na atividade.
IV)   A certeza de que o desenvolvimento é recíproco entre sujeitos que ensinam e os que aprendem.
V)     Os sujeitos aprendem em grupo, dispensando professores especializados e respectivo investimento.
 
 
 
	
	
	
	 
	D) Apenas as opções II e III expressam as motivações da escola.
	
	
	B) Apenas a opção I expressa a motivação da escola.
	
	 
	A)     Apenas as opções III e IV expressam as motivações da escola.
	
	
	E) Apenas as opções IV e V expressam as motivações da escola.
	
	
	C) Apenas as opções I e V expressam as motivações da escola.
	
		6.
		Segundo Piaget, a atividade mental da criança, pela qual ela estrutura um esquema inicial para adaptar-se a uma situação nova, denomina-se:
	
	
	
	
	conservação
	
	
	codificação
	
	 
	acomodação
	
	
	generalização
	
	 
	assimilação
	
		7.
		Em reunião para estudos pedagógicos do Colégio de Aplicação, surgiu a discussão sobre o que era o construtivismo na educação. Foi trazido o seguinte trecho de um site para discussão: "Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento." Extraído do site: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t=011, em 10/09/2013 às 07:00h
Diante dessas premissas, a orientadora educacional pediu que os professores se dividissem em grupos e elencassem quais características faziam de suas aulas momentos construtivistas.
 Marque o grupo que não se enquadra nesta perspectiva de conhecimento.
	
	
	
	
	Grupo B já pensa que um bom ensino percebe o aluno é um sujeito concreto, ativo e questionador do seu próprio conhecimento e que alunos e professores participam de uma construção compartilhada.
	
	 
	Para o Grupo D o professor é aquele que detendo mais experiência, funciona intervindo e mediando a relação do aluno como conhecimento e há uma valorização do trabalho individual, da atenção, da concentração, do esforço e da disciplina como garantias para a apreensão do conhecimento pelo aluno.
	
	 
	Grupo A acredita que o ensino é a transmissão de informações que leva o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina para que tenha retenção dos conhecimentos construídos. 
	
	
	Grupo C já defende que O professor pode diagnosticar o raciocino do aluno e acompanhar o processo.
	
	
	Grupo E sintetiza explicando que é uma educação centrada na atividade dos indivíduos em interação.
	
		8.
		A professora Cristina sempre organiza sua turma em grupos, para resolução de desafios pedagógicos. Cristina fica atenta para que todos do grupo participem da tarefa. Os grupos são organizados de acordo com a zona de desenvolvimento proximal dos alunos. A prática pedagógica da professora Cristina está de acordo com o pensamento de:
	
	
	
	 
	Vygotsky
	
	
	Freud
	
	
	Skinner
	
	
	Rogers
	
	
	Piaget