Buscar

Acabeça bem feita-filosofia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“A Cabeça Bem Feita”
“O destino da humanidade é desconhecido, mas sabemos que o processo de existir modifica-se.” Edgar Morin...
Integrantes:
Alvaro Guilherme
Gladson Wenethe
João Marcos
Luiz Pacheco
Gerson Oliveira
Gustavo Henrique Lima
Pedro Henrique santos
Seminário referente aos capítulos 5 e 8 do livro “A Cabeça Bem Feita” Edgar Morin 
“Um único ponto quase certo no naufrágio (das antigas certezas absolutas):o ponto de interrogação”, diz o poeta Salah Stétié. (pág.55)
“...é a de nos pôr em condição de enfrentar as incertezas e, mais globalmente, o destino incerto de cada indivíduo e de toda a humanidade.”(pág.56)
FÍSICA
“Restringiu o calculável e o mensurável a uma dependência do incalculável e do imensurável.” (pág.56)
BIOLÓGICA
“Assim, quando conservamos e descobrimos novos arquipelagos de certezas, devemos saber que navegamos em um oceano de incertezas.”(pág.59)
A incerteza física e biológica
 A condição humana está marcada por duas grandes incertezas: a incerteza cognitiva e a incerteza histórica.
Há três princípios de incerteza no conhecimento:
O primeiro é cerebral: o conhecimento nunca é um reflexo do real, mas sempre tradução e reconstrução, isto é, comporta risco de erro;
O segundo é físico: o conhecimento dos fatos é sempre tributário da interpretação;
O terceiro é epistemológico: decorre da crise dos fundamentos da certeza, em filosofia (a partir de Nietzsche), depois em ciência (a partir de Bachelard e Popper).
“Conhecer e pensar não é chegar a uma verdade absolutamente certa, mas dialogar com a incerteza.” (pág:59)
“nosso futuro não é teleguiado pelo progresso histórico.”(pág.60)
“...NINGUÉM PODE PREDIZER O AMANHÃ [...] De modo que a consciência da História deve servir não só para reconhecermos os caracteres, mas também para nos abrirmos à incerteza do futuro. (pág:61) 
“É preciso prepararmo-nos para o nosso mundo incerto e aguardar o inesperado.”
A Incerteza Humana
1º- Ecologia da ação
“A ecologia da ação, uma vez iniciada, entra num jogo de interações e retroações no meio em que é efetuada, que podem desviá-la de seus fins e ate levar a um resultado contrário ao esperado;”(pág.61) 
Os Três Viáticos
2º- A estratégia
“A estratégia opõe-se ao programa, ainda que possa comportar elementos programados. O programa é a determinação a priori de uma sequencia de ações tendo em vista um objetivo. O programa é eficaz, em condições externas estáveis, que possam ser determinadas com segurança.”
“A estratégia, como o programa, é estabelecida tendo em vista um objetivo; vai determinar os desenvolvimentos da ação e escolher um deles em função do que ela conhece sobre um ambiente incerto. A estratégia procura incessantemente reunir as informações colhidas e os acasos encontrados durante o percurso.”(pág.62)
3º- O desafio
“Uma estratégia traz em si a consciência da incerteza que vai enfrentar e, por isso mesmo, encerra uma aposta. Deve estar plenamente consciente da aposta, de modo a não cair em uma falsa certeza. Foi a falsa certeza que sempre cegou os generais, os políticos, os empresários, e os levou ao desastre
“O iluminismo depende da educação, e a educação depende do iluminismo.”(pág.87)
“Conduzir meus pensamentos por ordem, começando pelos assuntos mais simples e mais fáceis de conhecer, para atingir, pouco a pouco, como que degrau, o conhecimento dos assuntos mais complexos...”(pág.87)
“Hoje, esses, princípios revelam suas limitações, e é preciso recorrer ao princípio de pascal, que citamos uma vez mais; “como todas as coisas são causadas e causadoras, ajudadas e ajudantes, medidas e imediatas, e todas são sustentadas por um elo natural e imperceptível, que liga as mais distantes e as mais diferentes, considero impossível conhecer as partes sem conhecer o todo, tanto quanto conhecer o todo sem conhecer, particularmente, as partes.” (pág:88)
_ que respeite a diferença, enquanto reconhece a unicidade. (pág:89)
A Reforma do Pensamento (cap.8)
A complexidade invadiu o mundo pelas mesmas vias que a baniram dele. A maior parte das ciências descobre diversos campos em que os enunciados simples estão errados e “onde o preconceito a favor das leis torna-se prejudicial.(pág:90)
Ciências
 As ciências realizavam o que acreditavam ser sua missão: dissolver a complexidade das aparências para revelar a simplicidade oculta da realidade; de fato, a literatura assumia por missão revelar a complexidade humana que se esconde sob as aparências de simplicidade. (pág:91)
Literatura e Filosofia
Explicar: Explicar é considerar o objeto de conhecimento apenas como um objeto e aplicar-lhe todos os meios objetivos de elucidação.
Compreender: A partir daí compreender comporta um processo de identificação e de projeção de sujeito a sujeito (pág:93)
A reforma em todos os níveis 
1- O princípio sistêmico ou organizacional: Todo é mais que a soma das partes;
2- O princípio “Hologrâmico”: Não apenas a parte está no todo,como o todo está inscrito na parte;
3- O princípio do circuito retroativo ou Feedback: O conhecimento dos processos auto-reguladores. Exemplo: Causa age sobre o efeito e o efeito age sobre a causa; (pág:94)
Os sete princípios
4- O princípio do circuito recursivo: Os produtos e os efeitos são,eles mesmos,produtores e causadores daquilo que os produz;
5- O princípio da autonomia/dependência: Auto-organização. Exemplo:Brasileiro introduzido na cultura japonesa,ele perde sua autonomia,mais continua dependente;
6- O princípio dialógico: União entre a Recursividade e a Retroatividade. Exemplo: Fórmula de Heráclito,viver de morte,morrer de vida, essa ideia de morte e vida são,ao mesmo tempo,complementares e antagônicas;
7- O princípio de reintrodução do conhecimento em todo conhecimento: Ideia Central, da percepção à teoria científica,todo conhecimento é uma reconstrução/tradução feita por uma mente/cérebro,em uma cultura de época determinadas.(pág:95/96)
Do seu ponto de vista e assuntos estudados ao longo da disciplina de Filosofia, o que significa ter a cabeça bem feita?
Levando em consideração a ciência, entre os caminhos de tornar algo complexo em algo simples ,ou o contrário, qual é o melhor caminho para o conhecimento ser adquirido?
Perguntas referentes aos capítulos 5 e 8:
‘’Para Edgar Morin a cabeça bem feita não é aquela que acumula o saber,mas sim a que dispõe ao mesmo tempo de: 
Uma aptidão geral para colocar e tratar os problemas;
Princípios organizadores que permitam ligar os saberes e lhes dar sentido. ‘’

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais