Buscar

Logística Internacional Avaliando aprendizado Aula 7

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 7
		1.
		A relação entre o volume e o peso de um lote de carga, também conhecida com Fator de Estiva, pode significar diferença na composição dos custos logísticos. O fundamento desta afirmativa é:
	
	O frete é cobrado por volume ou por peso, o que for maior.
		2.
		Procedimento técnico prévio, fundamental à concretização de uma venda no mercado internacional:
	
	Analisar exigências técnicas, sanitárias e documentais do país de destino.
		3.
		Na composição do preço de um produto exportado, é fundamental considerar alguns custos que inexistem na formação de preço para o mercado interno. Dentre as alternativas apresentadas, identifique o único aspecto EQUIVOCADO sob este ponto de vista:
	
	Margem de lucro
		4.
		Os fretes internacionais são cobrados por volume ou por peso (o que for maior). Isso está diretamente relacionado a:
	 
	Densidade da carga.
		5.
		O valor do frete internacional pode levar o preço externo de um produto a ser mais caro do que no mercado interno. Comumente isto é compensado por ações governamentais, de forma a gerar competitividade para as empresas. Um exemplo disto é:
	
	Redução ou isenção de impostos para produtos destinados à exportação
		6.
		Apesar de o Brasil estar situado no hemisfério sul, a maioria de seus parceiros comerciais estão no hemisfério norte. A grande distância aumenta o custo de distribuição internacional dos exportadores brasileiros. Com base nesta afirmativa, identifique dentre as alternativas a seguir a única ERRADA.
	
	Necessidade de mais intermediários
		7.
		O valor cobrado pelo frete internacional de uma mercadoria é um dos elementos que compõem um conjunto de custos denominado:
	
	Lay Down Cost
		8.
		Fronteira de Mercado é o conceito que define a linha de indiferença entre duas possíveis cadeias de suprimento. Quando uma empresa descobre que se encontra nesta situação, que atitude deve adotar para obter vantagem competitiva, desequilibrando a Fronteira de Mercado:
	
	Rever o seu sistema de custos em busca de reduções
		1.
		A movimentação de uma carga pode ser considerada um elemento do custo da distribuição internacional, uma vez que, devido a algumas condições, o custo da operação pode ser muito amplificado. Com base nesta afirmativa, identifique dentre as alternativas a seguir a única ERRADA.
	
	Custo do seguro, devido à possibilidade de avarias
		2.
		Exportar pode envolver custos mais altos do que nas vendas domésticas, levando a uma escalada de preços. Quando isto ocorre, as melhores alternativas para tentar reduzir o custo dos produtos exportados são, EXCETO:
	
	Reduzir a qualidade do produto
		3.
		As dimensões unitárias dos volumes e a sua relação com o uso do espaço nos equipamentos de transporte estão relacionadas a um atributo conhecido como:
	
	Acondicionamento
		4.
		Dentre outros aspectos econômicos, o preço final de um produto exportado depende dos seguintes fatores:
	
	Volume da demanda e intensidade dos fluxos de tráfego
		5.
		RESPONSABILIDADE é um dos elementos que afeta o custo de distribuição internacional. Podemos citar como exemplo:
	
	
	
	
	Perecibilidade do produto
		6.
		Dentre as afirmativas abaixo, apenas uma delas NÃO representa uma condição capaz de afetar o preço do frete internacional:
	
	O tamanho do lote ser grande ou pequeno
		8.
		Levando-se em consideração exclusivamente a dificuldade de se movimentar uma determinada carga, o custo logístico só NÃO será afetado em uma das afirmativas a seguir, que deverá ser identificada.
	
	Mercadorias de elevado valor agregado.
		1.
		Conceito que define uma linha de indiferença entre duas possíveis e diferentes cadeias de suprimento, onde os Lay-Down-Costs serão idênticos. Qualquer diferença a menor pode viabilizar novos negócios.
	
	Fronteira de Mercado.
		2.
		É uma opção ética para se reduzir legalmente o custo dos produtos a serem exportados, de forma a ganhar competitividade junto ao mercado externo:
	
	Adaptar o produto a uma alíquota menor de imposto
		4.
		O termo UNITIZAÇÃO significa agrupar fisicamente mercadorias pertencentes a um único lote, originárias de um único Embarcador e destinadas a um único Consignatário, tendo como objetivo gerar maior velocidade operacional. Como se denomina o processo físico e documental de agrupar mercadorias de diferentes Embarcadores e destinadas a diferentes Consignatários, tendo como finalidade viabilizar o embarque de pequenos lotes?
	
	Consolidação
	
	
		6.
		Custos especificamente relacionados à distribuição física internacional:
	
	
	
	
	Canais de distribuição e alíquotas de impostos no país de destino
		7.
		O CUSTO DE UM PRODUTO É COMPOSTO POR DIVERSOS ELEMENTOS. ASSINALE O ELEMENTO QUE É AFETADO PELA RELAÇÃO ENTRE A OFERTA E A DEMANDA, INTENSIDADE E SENTIDO DE FLUXO DO TRÁFEGO, SAZONALIDADE E CARGA TRIBUTÁRIA:
	
	VALOR DOS FRETES

Continue navegando