Buscar

Linha de Cuidados na Atenção Primária atividade (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Linha de Cuidados na Atenção Primária – Doença Falciforme
 12 de Maio - Atividade B – Michelle Sousa
Para cuidar de uma pessoa com Doença Falciforme é imprescindível o envolvimento dos diversos níveis de atenção à saúde para que se reduza a morbimortalidade. As equipes de Saúde da Família devem ser a porta de entrada da rede de atenção à saúde e devem estar preparadas para acompanhar, durante toda a vida, a pessoa com doença falciforme. O acompanhamento da pessoa com doença falciforme é em conjunto com a atenção especializada.
A formação do vínculo dos pacientes com a equipe de saúde da atenção primária é essencial para facilitar a compreensão sobre a doença, antecipar situações de riscos e evitar complicações que necessitem de admissão hospitalar.
Com o diagnóstico precoce através da triagem neonatal, a assistência multiprofissional deve ser iniciada já nos primeiros meses de vida. À medida que cresce a criança e sua família devem ser preparadas para o autocuidado. Esta assistência multiprofissional deve ser humanizada.
Ações:
Melhora do acesso aos serviços;
Formação de um grupo técnico (especialistas, profissionais da SMS e representantes da sociedade civil que estejam envolvidos com a questão) para estimular a participação da sociedade civil organizada em torno das hemoglobinopatias.
Acompanhar junto à coordenação de Teste do Pezinho, os exames alterados para hemoglobinopatias e traço falciforme, solicitando a busca ativa da família caso a mesma não compareça a unidade no prazo estabelecido, evitando assim que alguma criança fique fora do tratamento;
Atendimento/Aconselhamento genético dos resultados de testes do pezinho alterados para traço falciforme.
Realizar busca ativa dos faltosos e da criança que não compareceu para iniciar tratamento após receber o teste do pezinho;
Acompanhar a marcação e realização dos exames;
Referenciar e contrarreferenciar
Garantia da informação e da qualificação dos profissionais que atendem essa população, possibilitando a compreensão das dimensões técnicas, sociais, étnicas e éticas envolvidas no processo de estabilidade e evolução da doença;
Realizar oficinas de sensibilização;
Capacitar profissionais de urgência e emergência da rede hospitalar;
Capacitar os cirurgiões dentistas;
Capacitar os profissionais da rede básica de saúde
Capacitar os profissionais da educação
Desenvolver ações educativas sistematizadas para as crianças e suas famílias, (abordando a triagem neonatal, sinais e sintomas que demandam atenção médica, hábitos saudáveis, vacinações especiais, medidas preventivas e profiláticas) com o intuito de melhorar a adesão ao tratamento, aspecto de vital importância no controle da doença.
Manter contato com os municípios pactuados com o serviço a cada troca de gestão, enviando material de apoio a fim de garantir a continuidade do tratamento.
No Centro de Referência o atendimento é multiprofissional, os pacientes são atendidos por uma hematologista, psicóloga, psicopedagoga que mantém contato/feedback constante com as escolas evitando assim a evasão, educadora física, enfermeira, fisioterapeuta, técnica de enfermagem, nutricionista, farmacêutica, assistente social, todos proporcionando um atendimento humanizado e em busca de uma melhor qualidade de vida a essa população tão sofrida. Após os atendimentos, o paciente é contrarreferenciado para unidade de origem com relatório de acompanhamento e agendamento prévio para a continuidade do tratamento.

Outros materiais