Buscar

auditoria contabil

Prévia do material em texto

Disciplina: GST0076 - AUDITORIA CONTÁBIL 
	Período Acad.: 2018.1 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		
	
		1.
		O auditor externo que estava realizando o processo de auditoria na empresa Erfra S.A., constatou um desvio no processo de pagamento de funcionários. Funcionários demitidos continuavam na folha de pagamentos com contas bancárias de outras pessoas, para as quais eram efetuados os créditos. Neste caso, deve o auditor:
	
	
	
	
	Suspender os trabalhos por tratar-se de ponto de auditoria que limita a conclusão dos trabalhos, impedindo que o auditor externo possa emitir parecer ou opinião.
	
	 
	Informar os responsáveis pela área para avaliação e verificação do processo, de forma a identificar os responsáveis pelo desvio, que deverão constar dos papéis de trabalho, sendo providenciado os procedimentos legais.
	
	 
	Comunicar a administração da entidade e sugerir medidas corretivas, informando sobre os possíveis efeitos no seu parecer, caso elas não sejam adotadas.
	
	
	Relatar em seus papéis de trabalho, informando a administração no encerramento do processo de auditoria e dependendo da relevância do desvio emitir parecer com ressalva ou adverso.
	
	
	Encerrar os trabalhos, emitindo parecer com abstenção de opinião fundamentada no desvio, incluindo parágrafo no parecer identificando os desvios e o montante estimado.
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		2.
		O auditor interno ao realizar o processo de avaliação das rotinas a seguir, constata que: I. Uma nota fiscal de compras de material de escritório, que o analista contábil havia guardado em sua gaveta para posterior registro, não foi lançada; II. Em virtude de problemas no setor de faturamento da empresa, o gerente de logística, que tinha urgência em realizar a entrega da mercadoria a um cliente especial, utilizou uma nota fiscal de um outro cliente que já havia recebido a mercadoria com a mesma especificação e quantidade para atender essa urgência; III. O gerente de tecnologia da informação, por solicitação do departamento de contabilidade, ajustou o sistema de estoques para que, todas as vezes em que o saldo de mercadorias no sistema estiver abaixo da quantidade vendida, sejam baixados somente os itens existentes no sistema. Com base nas considerações anteriores e de acordo com as definições convencionadas de fraude e erro, podemos afirmar que houve, respectivamente:
	
	
	
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Fraude
	
	
	I. Erro; II. Erro; III. Erro
	
	
	I. Erro; II. Erro; III. Fraude
	
	 
	I. Erro; II. Fraude; III. Fraude
	
	
	I. Fraude; II. Fraude; III. Erro
	
	
	
		
	
		3.
		Para auditar uma companhia aberta, o auditor externo deve registrar-se, obrigatoriamente, no seguinte órgão:
	
	
	
	
	CPC
	
	 
	CVM
	
	
	Audibra
	
	
	Banco Central do Brasil
	
	
	Ibracon
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
		
	
		4.
		A autenticidade de documentos comprobatórios hábeis de despesas, emitidos por terceiros, contratados pela Administração pública, deve ser verificada por procedimento de auditoria conhecido como:
	
	
	
	 
	teste de inspeção.
	
	
	amostragem estatística.
	
	
	circularização.
	
	
	revisão analítica.
	
	 
	teste de observação.
	
	
	
		
	
		5.
		São objetivos gerais do auditor, ao conduzir a auditoria das demonstrações contábeis,
	
	
	
	
	comprovar se os ativos e passivos sofreram variações conforme estipulado no planejamento estratégico da empresa.
	
	 
	obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorção relevante, causada por fraude ou erro, permitindo que o auditor expresse sua opinião sobre a elaboração dessas demonstrações consoante a estrutura de relatório financeiro aplicável.
	
	
	identificar se a empresa apresenta informações nas demonstrações contábeis de acordo com as normas impostas pelo Ministério Público.
	
	
	apresentar relatório sobre a administração e comunicar- se conforme exigido pelas Normas Brasileiras de Contabilidade.
	
	
	rastrear fraudes e identificar se a aplicação dos recursos financeiros da empresa está de acordo com as normas impostas pelos órgãos de fiscalização e regulamentação.
	
	
	
		
	
		6.
		Analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA , conforme a NBC TA 701.
	
	
	
	
	O auditor deve descrever cada um dos principais assuntos de auditoria, utilizando um subtítulo adequado para cada um deles, em seção separada do relatório, sob o título ¿Principais assuntos de auditoria¿
	
	
	14. O auditor deve descrever cada um dos principais assuntos de auditoria em seu relatório, a menos que (ver A53 a A56): (a) lei ou regulamento proíba a divulgação pública do assunto (ver A52); ou (b) nos casos extremamente raros, em que o auditor conclua que o assunto não deva ser comunicado no seu relatório porque as consequências negativas de tal divulgação poderiam, dentro de uma perspectiva razoável, superar os benefícios da comunicação para o interesse público. Essa conclusão não se aplica se a entidade tiver prestado informações públicas sobre o assunto.
	
	
	13. A descrição de cada um dos principais assuntos de auditoria na seção ¿Principais assuntos de auditoria¿ do relatório do auditor deve fazer referência às correspondentes divulgações, se houver, nas demonstrações contábeis e abordar o seguinte (ver A34 a A41): (a) o motivo pelo qual o assunto foi considerado como um dos mais significativos na auditoria e, portanto, determinado com principal assunto de auditoria
	
	 
	O auditor deve comunicar um assunto na seção ¿Principais assuntos de auditoria¿ do relatório quando, em conformidade com a NBC TA 705, ele deveria emitir opinião modificada em decorrência desse assunto
	
	
	os principais assuntos de auditoria são aqueles que, segundo o julgamento profissional do auditor, foram os mais significativos na auditoria das demonstrações contábeis do período corrente
	
	
	
		
	
		7.
		O trabalho da auditoria interna:
	
	
	
	 
	deve efetuar a revisão e o aperfeiçoamento dos controles internos.
	
	 
	deve emitir parecer, que será publicado com as demonstrações contábeis.
	
	
	deve estar subordinado ao da Controladoria da empresa.
	
	
	tem maior independência que o de auditoria externa.
	
	
	é responsável pela implantação e pelo cumprimento dos controles internos.
	
	
	
		
	
		8.
		A auditoria externa ou independente, de forma resumida, pode ser entendida como o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão da opinião do auditor sobre a adequação com que estes representam a posição patrimonial e financeira da empresa auditada. Com relação aos aspectos relacionados à auditoria externa, julgue as assertivas a seguir, assinalando V, caso sejam verdadeiras, e F, caso sejam falsas. Após, marque a opção que apresenta a sequência correta.
(   ) O profissional que a realiza não possui qualquer vínculo empregatício nem relação de interesse com a empresa auditada.
(   ) Objetiva atender às necessidades e aos interesses da administração.
(   ) Direciona seus exames para identificação de erros e fraudes, principalmente de controle.
(   ) A revisão das operações e do controle interno é realizada para atender as normas de auditoria e determinar a extensãodo exame das informações contábeis.
(   ) A independência do Auditor Externo deve ser absoluta e jamais poderá aceitar imposições da empresa auditada sob quaisquer aspectos.
 
	
	
	
	
	F - F - V - V - V
	
	
	F - F - V - V - F
	
	 
	V - F - F - V - V
	
	
	V - V - F - F - V
	
	
	V - F - V - F - F

Continue navegando