Buscar

exercicios de fixcação 2 didatica fael

Prévia do material em texto

Iniciado em	quarta, 13 Jun 2018, 09:32
Estado	Finalizada
Concluída em	quarta, 13 Jun 2018, 10:02
Nota	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Não há um padrão universal de avaliação, posto que esta deve ser entendida como um processo que envolve as dimensões ética e política. Nessa direção, a avaliação é sempre produto de determinada sociedade, de determinado grupo social, de determinado contexto. Martins (1997 p. 46) conceitua a avaliação como uma “[...] forma reflexiva, interpretativa e expressiva das relações cognitivas e afetivas travadas como objetivo de conhecimento, intermediadas pelo educador e pelo grupo”. Em outras palavras, avaliar significa questionar, investigar, analisar as hipóteses dos educandos, refletir e replanejar a ação pedagógica. Segundo a autora, a avaliação está diretamente conectada ao planejamento e envolve as seguintes funções: inicial, formativa e somatória. Com relação às funções de avaliação conceituadas por Martins, analise cada concepção apresentada abaixo destacando aquelas que melhor apresentam as características de acordo com sua função:
I-Avaliação inicial:dá parâmetros para o educador definir o nível de profundidade que dará ao seu ensinar e o suporte pedagógico necessário. Serve, também, de motivação para os educandos. É nesse momento que os educadores leem as hipóteses dos educandos para orientá-los ao aprofundamento de suas aprendizagens.
II-Avaliação formativa: é aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma forma de controle que visa informar sobre o rendimento do aluno, sobre as deficiências na organização do ensino e sobre os possíveis alinhamentos necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos.
III-Avaliação somatória: analisa os resultados da aprendizagem, no sentido de se pronunciar em relação ao êxito ou fracasso do processo educativo ao buscar atingir os objetivos previstos. Na aprendizagem significativa, a avaliação final não pode se resumir a um veredicto sobre o educando, mas deve incluir reflexão sobre o educador e o sistema educativo que o sustenta na teoria e na prática.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III é verdadeira.
b. Todas as alternativas são falsas.
c. Todas as alternativas são verdadeiras.
Conteúdo:
Avaliação e planejamento. Avaliação inicial:
dá parâmetros para o educador definir o nível de profundidade que dará ao seu ensinar e o suporte pedagógico necessário. Serve, também, de motivação para os educandos. É nesse momento que os educadores leem as hipóteses dos educandos para orientá-los ao aprofundamento de suas aprendizagens. Avaliação formativa:
é aplicada no decorrer do processo de ensino-aprendizagem, servindo como uma forma de controle que visa informar sobre o rendimento do aluno, sobre as deficiências na organização do ensino e sobre os possíveis alinhamentos necessários no planejamento de ensino para atingir os objetivos. Avaliação somatória:
analisa os resultados da aprendizagem, no sentido de se pronunciar em relação ao êxito ou fracasso do processo educativo ao buscar atingir os objetivos previstos. Na aprendizagem significativa, a avaliação final não pode se resumir a um veredicto sobre o educando, mas deve incluir reflexão sobre o educador e o sistema educativo que o sustenta na teoria e na prática. Página 61 e 62.
d. As alternativas I e III são falsas.
e. Apenas a alternativa II é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 2
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
O Planejamento como instrumento metodológico representa a principal ligação entre o educador e o indivíduo. Mas, para que o planejamento aconteça de fato, é preciso que, primeiramente, o educador tenha suas ações pedagógicas organizadas. Dentre as várias ações pedagógicas, assinale as alternativas que impulsionam os estudantes a uma aprendizagem significativa.
I-Para que aconteça de maneira produtiva, a improvisação precisa estar assegurada no planejamento, de maneira que o educador não perca a consciência de suas ações e de seus objetivos.
II-O planejamento deve garantir e alicerçar a ação criadora dos alunos, permitindo que estes ultrapassem a simples reprodução do que está colocado como uma verdade absoluta.
III-Uma das formas de pensar o planejamento são aos projetos, conhecidos no contexto da Educação como “pedagogia de projetos”, que designa o que será feito para atingir o objetivo, portanto, uma intenção que precisa ser, continuamente, avaliada e replanejada.
IV-O planejamento tem a função de pensar o passado e o futuro, para a construção e efetivação do presente.
V-O planejamento pode ser entendido como um processo que equilibra meios e fins, recursos e objetivos, visando ao funcionamento de instituições, de organizações grupais e de outras atividades.
Está CORRETO o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas.
Conteúdo:
Planejamento. Durante o planejamento, precisamos ter clareza sobre nossos objetivos, porque, quanto mais buscamos segui-lo, mais ferramentas terão para alcançá-los assegurando uma aprendizagem significativa. Assim, o educador não pode perder a consciência de suas ações e de seus objetivos, e necessita buscar meios de ultrapassar a simples reprodução do que está colocado como uma verdade absoluta. A pedagogia por projetos é válida para essa perspectiva, visto que possibilita uma intenção que precisa ser, continuamente, avaliada e replanejada. Página 46 a 48.
b. I, III, IV e V.
c. Nenhuma das alternativas.
d. I,II,III e IV.
e. I, II, IV e V.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas..
Questão 3
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Dependendo da concepção de educação, concebe-se o ato de ensinar e aprender de diferentes formas, mas toda ação educativa envolve intervir, encaminhar e devolver.Segundo Freire (2004),em uma concepção democrática de educação, podemos afirmar que o primeiro movimento da construção da aula é a intervenção; o segundo é o encaminhamento, e o terceiro é a devolução. A seguir, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, correspondendo adequadamente cada um deles:
I-Intervenção.
II-Encaminhamento.
III-Devolução.
( )São as propostas de atividades, as tarefas, os passos a seguir, as mudanças na pauta etc. Ao encaminhar, o educador direciona, organiza e delimita o pensar do conteúdo em estudo.
( )É a sistematização das informações de que o grupo necessita, é o esclarecimento teórico para a compreensão do conteúdo estudado.
( )Fundamenta, instiga, provoca e impulsiona a aprendizagem.O questionamento e as perguntas direcionadas ao grupo instigam o pensar, o refletir, o duvidar do que já se sabe, construindo, assim, conhecimentos sobre tudo o que ainda não se sabe.
A ordem correta é:
Escolha uma:
a. III, II, I.
b. I, II, III.
c. III, I, II.
d. II, III, I.
Conteúdo:
Ação pedagógica em uma concepção democrática. A intervenção fundamenta, instiga, provoca e impulsiona a aprendizagem. O questionamento e as perguntas direcionadas ao grupo instigam o pensar, o refletir, o duvidar do que já se sabe, construindo, assim, conhecimentos sobre tudo o que ainda não se sabe. Nas suas intervenções, o educador deve ter claros os objetivos e o foco do conteúdo que vai ensinar. São as intervenções que estruturam o objeto em estudo. Os encaminhamentos são as propostas de atividades, as tarefas, os passos a seguir, as mudanças na pauta etc. Ao encaminhar, o educador direciona, organiza e delimita o pensar do conteúdo em estudo. As intervenções e os encaminhamentos constroem a devolução. A devolução é a sistematização das informações de que o grupo necessita, é o esclarecimento teórico para a compreensão do conteúdo estudado. Quando o educador faz suas intervenções, precisa ter claro onde quer chegar. Tanto o educador quanto os educandos exercitam, cada um em sua função, intervenções, encaminhamentos e devoluções. Cada uma dessas ações depende das outrase é construída na dialogicidade do processo. Página 54.
e. II, I, III.
Feedback
A resposta correta é: II, III, I..
Questão 4
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Aprender a pensar significa abandonar antigos referenciais, comportamentos cristalizados e perder a segurança do que antes parecia estabelecido, construindo opções, construindo o novo, o ainda não sabido. O pensar envolve duvidar, perguntar e questionar e, por isso mesmo, perturba, provoca mal-estar, insegurança, porque algo que nos parecia seguro foi atingido em nosso pensamento. A sistematização da atividade de pensar nos possibilita uma tomada de consciência do que buscamos, acreditamos e sonhamos fazer. O registro reflexivo desse pensar concretiza o rever, o avaliar e o replanejar nossas ações. Portanto, nos dá condições de apropriação de nossos passos, no processo de construção do conhecimento. Quando pensamos, exercitamos operações mentais como:
Escolha uma:
a. comparar, observar, interpretar, justificar, sintetizar.
b. comparar, observar, interpretar, classificar, encontrar.
c. comparar, observar, interpretar, classificar, sintetizar
Conteúdo:
O pensar como eixo da aprendizagem. Comparar:
exercita a observação de diferenças e semelhanças. Busca os elementos que coincidem e os que não. Observa o que há em um e o que falta em outro. Possibilita a construção de critérios para a operação de “classificação”. Classificar:
exercita a análise e a observação para, segundo os critérios, agrupar objetos, ideias, acontecimentos. Quando classificamos, colocamos em ordem nossa experiência, segundo critérios que têm significado para nós. Sintetizar:
implica abstrair, analisar, ordenar, pôr em uma sequência e sintetizar. Sintetizar é estabelecer de modo breve e condensado a essência das ideias centrais, é concisão sem omissão de pontos importantes. Interpretar:
exercita a leitura de significados. Quando interpretamos um fato, um acontecimento, um comportamento, o explicamos a partir do significado que lemos. Interpretar é a ação de dar e extrair significados. Interpretamos lendo significados, de nossa experiência e dos demais, construindo nossas hipóteses de leitura. Página 52.
d. comparar, observar, interpretar, classificar, relatar.
e. Comparar, observar, relatar, sintetizar e encontrar.
Feedback
A resposta correta é: comparar, observar, interpretar, classificar, sintetizar.
Questão 5
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
“Para acompanhar as aprendizagens, Perrenoud (2000) afirma ser fundamental que os educadores façam constantes balanços das aquisições dos estudantes. Esses balanços definirão futuras orientações e novas estratégias de ensino-aprendizagem”. Para que isso ocorra, é indispensável um tipo específico de avaliação. Assinale a alternativa que apresenta esta avaliação:
Escolha uma:
a. Avaliação formativa: pesquisa constante.
b. Avaliação formativa: observação contínua.
Conteúdo:
Avaliação formativa:
observação contínua. Para acompanhar as aprendizagens, Perrenoud (2000) afirma ser fundamental que os educadores façam constantes balanços das aquisições dos estudantes. Esses balanços definirão futuras orientações e novas estratégias de ensino-aprendizagem. E, para isso, a observação contínua é indispensável. Página 62.
c. Avaliação formativa: feedback.
d. Avaliação formativa: autoavaliação.
e. Avaliação formativa: objetiva/somativa.
Feedback
A resposta correta é: Avaliação formativa: observação contínua..
Questão 6
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Mesmo para um professor experiente,é muito difícil entrar em aula antes de planejar a aula.É por isso que os profissionais que entendem bastante de didática insistem na ideia de planejamento como algo que requer horário, discussão, esquematização e certa formalidade.Agindo assim, tem-se a garantia de que as aulas ganharão qualidade e eficiência. A realização de uma aula pressupõe uma estruturação didática.O plano de aula é um documento que sistematiza o planejamento do trabalho pedagógico, organizando-o por temática ou aula, descrevendo: o que queremos que os alunos aprendam;o que vamos abordar nas aulas; como vamos ensinar; o que vamos utilizar; como e o que avaliar; quando e quanto tempo para fazer. As seções que compõem o plano de aula acima descritas são:
Escolha uma:
a. Síntese; análise, objetivos gerais; objetivos específicos; cronogramas, fichas avaliativas.
b. Metodologias; estratégias; procedimentos de ensino; resumo, eixos e fichamento.
c. Introdução, resumo, conteúdos, considerações finais, referências.
d. Objetivos específicos; conteúdos; metodologia; recursos; avaliação e cronograma.
Conteúdo:
Plano de aula. No plano de aula, o professor deve informar os conteúdos que serão abordados nas aulas que estão sendo planejadas. Metodologia:
como vamos ensinar. Recursos:
o que vamos utilizar. Quando planejamos uma atividade, precisamos identificar os recursos e materiais que serão necessários e providenciá-los com antecedência. Avaliação:
como e o que avaliar, podemos avaliar os alunos ao longo do processo, a partir da observação e do registro, com base nas atividades que vão sendo propostas. Cronograma:
quando e quanto tempo para fazer, por meio do cronograma, o professor pode distribuir as atividades no tempo, considerando a previsão de duração e a quantidade de aulas necessárias. Planejar ajuda a antecipar o que pode acontecer, com base nisso, o professor se prepara para os possíveis caminhos que a atividade tomará. Por meio do plano de aula, o professor faz escolhas, reafirma que tipo de sujeito pretende formar, avalia suas práticas anteriores, considera suas experiências, o processo já desenvolvido e as condições materiais, sociais e afetivas e culturais que o envolvem. Página 49 a 51.
e. Objetivos; prioridades; pré-requisitos; avaliação, replanejamento e registros.
Feedback
A resposta correta é: Objetivos específicos; conteúdos; metodologia; recursos; avaliação e cronograma..
Questão 7
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Complete a sentença: Após uma _______________ sensível e atenta a todos os detalhes, inicia-se o _______________, que, ao revisitar o olhar a partir da _______________exercitada nos registros, nos guiará e nos mostrará caminhos para a contínua ________________ como um processo contínuo de aprendizagens, refletido nas nossas práticas vividas. Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. Fechando esse ciclo, chegamos ao,________________ momento em que nossas ações ganham uma nova perspectiva, e damos continuidade à nossa prática pedagógica com novos embasamentos.
Escolha uma:
a. Planejamento, observação, replanejamento, reflexão, avaliação.
b. Reflexão, replanejamento, avaliação, observação.
c. Avaliação, reflexão, replanejamento, observação, planejamento.
d. Analise, replanejamento, reunião, prova, resultado.
e. Observação, planejamento, reflexão, avaliação, replanejamento.
Conteúdo:
Instrumentos metodológicos que orientam a prática pedagógica. Após uma observação sensível e atenta a todos os detalhes, inicia-se o planejamento, que, ao revisitar o olhar a partir da reflexão exercitada nos registros,nos guiará e nos mostrará caminhos para a contínua avaliação como um processo contínuo de aprendizagens, refletido nas nossas práticas vividas. Fechando esse ciclo, chegamos ao replanejamento, momento em que nossas ações ganham uma nova perspectiva, e damos continuidade à nossa prática pedagógica com novos embasamentos. Páginas 42 e 43.
Feedback
A resposta correta é: Observação, planejamento, reflexão, avaliação, replanejamento..
Questão 8
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
“Segundo Freire (1997), a avaliação pode ser pensada em relação a três diferentes concepções de educação: a concepção autoritária, a concepção espontaneísta e a concepção democrática da educação. Cada uma das quais focaliza os aspectos teóricos e metodológicos (princípios, objetivos, leitura sobre o cotidiano, relações entre sujeitos etc.) de modo diferente.”De acordo com as concepções apresentadas por Freire, assinale V se a afirmação for verdadeira e F se a afirmação for falsa:
( )Na concepção espontaneísta da educação, a pedagogia reveste-se de um humanismo espontaneísta. A possibilidade de construção da prática pedagógica pauta-se sobre o reconhecimento das capacidades que os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender (professor e aluno) têm de criar e adaptar-se a qualquer modelo.
( )Na concepção autoritária: ao professor cabe não direcionar e intervir na criação espontânea do aluno, sendo apenas um facilitador no processo de aprendizagem, a avaliação constitui-se como um instrumento que rompe com os meios classificatórios e reprodutores das desigualdades dentro do espaço educativo.
( )Na concepção autoritária da educação: a pedagogia reveste-se do conhecimento que deseja prescrever. Dicotomiza o sujeito que ensina e o sujeito que aprende entre o bem e o mal. A avaliação está a serviço da subserviência e da passividade, constitui-se como um instrumento classificatório e reprodutor das desigualdades dentro do espaço educativo.
( )A concepção democrática apresenta alguns aspectos das outras abordagens, mas busca um novo equilíbrio. Como exemplo disso, está o resgate da autoridade. Nesse caso, o educador assume a sua autoridade “[...] como um diferente que promove a interação planejada entre os iguais” (FREIRE, 1997, p. 45).
( )Na concepção democrática, a avaliação acontece diariamente, em um processo contínuo que repensa a construção do conhecimento e busca contextualizá-lo. A educação democrática propõe a avaliação que possibilita aos educadores planejar e replanejar sua ação no cotidiano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V - F - F - V - V.
b. F - V - F - F - F.
c. F - V - V - F - V.
d. V - F - V - F - V.
e. V - F - V - V - V.
Conteúdo:
Avaliação em diferentes concepções de educação. Na concepção espontaneísta da educação, a pedagogia reveste-se de um humanismo espontaneísta. A possibilidade de construção da prática pedagógica pauta-se sobre o reconhecimento das capacidades que os sujeitos envolvidos no processo de ensinar e aprender (professor e aluno) têm de criar e adaptar-se a qualquer modelo. Na concepção espontaneísta:
ao professor cabe não direcionar e intervir na criação espontânea do aluno, sendo apenas um facilitador no processo de aprendizagem. O aluno é alguém que define sua capacidade de aprendizagem e que se adapta às circunstâncias do processo de aprendizagem. Nesta concepção, a avaliação é relegada a planos inferiores. Na concepção autoritária da educação:
a pedagogia reveste-se do conhecimento que deseja prescrever. Dicotomiza o sujeito que ensina e o sujeito que aprende entre o bem e o mal. A avaliação está a serviço da subserviência e da passividade, constitui-se como um instrumento classificatório e reprodutor das desigualdades dentro do espaço educativo. A concepção democrática apresenta alguns aspectos das outras abordagens, mas busca um novo equilíbrio. Como exemplo disso está o resgate da autoridade. Nesse caso, o educador assume a sua autoridade “[...] como um diferente que promove a interação planejada entre os iguais” (FREIRE, 1997, p. 45). Na concepção democrática, a avaliação acontece diariamente, em um processo contínuo que repensa a construção do conhecimento e busca contextualizá-lo. A educação democrática propõe a avaliação que possibilita aos educadores planejar e replanejar sua ação no cotidiano. Página 60 e 61.
Feedback
A resposta correta é: V - F - V - V - V..
Questão 9
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
Na concepção dos autores como Sarmento e Pinto (1997), a consideração das crianças como atores sociais, e não como sujeitos incompletos ou como componentes acessórios ou meios da sociedade dos adultos, implica o reconhecimento da capacidade de produção simbólica por parte das crianças e a constituição das suas manifestações, representações e crenças em sistemas organizados, isto é, em culturas.
Preencha as lacunas com a sequência de palavras que completam as características da criança, segundo os autores citados acima. As culturas da .................... possuem, antes de mais nada, dimensões ........................., as quais se constituem nas interações entre pares e entre as crianças e os ................ . Isso nos mostra que as crianças dependem muito do mundo .............. que as rodeia. As ...................... é que vão fornecer os elementos que darão base à sua vida social, dando-lhes a capacidade de construírem ........................ próprios para o que vivem.
Escolha uma:
a. criança/atuais/pares/infantil/crianças/alicerces.
b. infância/sociais/pais/adulto/vivências/interiores.
c. infância/relacionais/adultos/social/crianças/significados.
Conteúdo:
Concepção de infância. As culturas da infância possuem, antes de mais nada, dimensões relacionais, as quais se constituem nas interações entre pares e entre as crianças e os adultos. Isso nos mostra que as crianças dependem muito do mundo social que as rodeia. As crianças é que vão fornecer os elementos que darão base à sua vida social, dando-lhes a capacidade de construírem significados próprios para o que vivem. Página 68.
d. criança/relacionais/amigos/interior/vivências/mundos.
e. infância/sociais/adultos/exterior/crianças/sentidos.
Feedback
A resposta correta é: infância/relacionais/adultos/social/crianças/significados..
Questão 10
Correto
MarcadaRemover rótulo
Texto da questão
O planejamento é uma ferramenta que pode ser entendida como um processo que equilibra meios e fins, recursos e objetivos, visando ao funcionamento de instituições, de organizações grupais e de outras atividades. Planejar envolve refletir sobre a ação e também prever meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis para atingir objetivos em um determinado tempo; é um processo contínuo que assinala para onde ir e as maneiras adequadas para se chegar, tendo em vista contextos e possibilidades. Como instrumento metodológico, o planejamento representa a principal ligação entre o educador e o indivíduo - é o elo entre o que será proposto pelo professor e o que será efetivado pelo educando. Assinale a alternativa “incorreta”, ou seja, aquela que não aponta os caminhos a serem seguidos para a elaboração de um bom planejamento.
Escolha uma:
a. Deve garantir e alicerçar a ação criadora dos alunos, permitindo que estes ultrapassem a simples reprodução do que está colocado como verdade absoluta.
b. Ações pedagógicas organizadas, desconsiderando o replanejamento e a improvisação como ações pedagógicas presentes no cotidiano.
Conteúdo:
Planejamento. Incorreta - Ações pedagógicas organizadas, desconsiderando o replanejamento e a improvisação como ações pedagógicas presentes no cotidiano. Corretas - A observação, que se torna ferramenta importante para o levantamento das hipóteses e das questões que estarão presentes do planejamento. Partindo das hipóteses já registradas, inserimo-nos no segundo momento, o de acompanhar como essas hipóteses aparecerão no planejamento. Envolve o que foi realizado no planejamento e a avaliação desse produto final, ou seja, se o conhecimento foi construído de modo significativo. Só depois da avaliação é que podemos resgatar os aspectos que se tornaram positivos e negativos, para, posteriormente, pensar um replanejamento. Página 47.
c. A observação, que se torna ferramenta importante para o levantamento das hipóteses e das questões que estarão presentes no planejamento.
d. Envolve o que foi realizado no planejamento e a avaliação desse produto final, ou seja, se o conhecimento foi construído de modo significativo. Só depois da avaliação é que podemos resgatar os aspectos que se tornaram positivos e negativos, para, posteriormente, pensar um replanejamento.
e. Partindo das hipóteses já registradas, inserimo-nos no segundo momento, o de acompanhar como essas hipóteses aparecerão no planejamento.
Feedback
A resposta correta é: Ações pedagógicas organizadas, desconsiderandoo replanejamento e a improvisação como ações pedagógicas presentes no cotidiano..

Continue navegando