Buscar

Pericoronarite: Causas, Sintomas e Tratamento

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC
ÁREA DAS CIÊNCIAS DA VIDA
CURSO DE ODONTOLOGIA – CAMPUS JOAÇABA
AÇÃO TERAPÊUTICA E MORFO FISIOLOGIA III
PERICORONARITE
ANA CARVALHO
ANDREIA POZZAN
ALEXANDRE BALESTRIN
DARLAN MORCHE
RAFFAELA LOPES
THAYNARA COUTO
Joaçaba, 06 de outubro de 2017.
O que é
Sinais e sintomas
Como causa
Diagnostico
Descrever os microrganimos prevalentes
Quanod é indicado o uso de antibióticos e quais antibióticos mais utilizados e pq
Como é utilizado a prescrilção 
Maximo 5 folhas0
	A pericoronarite é uma inflamação na gengiva que esta relacionada ao acumulo de biofilme na coroa de um dente com erupção incompleta. Ocorre normalmente na região do terceiro molar mandibular. 
 Localiza-se preferencialmente no espaço entre a coroa do dente e o capuz pericoronário sobreposto, sendo uma área ideal de acúmulo de biofilme, além de poder ser uma regiáo de traumatismo em virtude da mastigaçáo. Conclusáo: Por se tratar de uma complicaçáo extremamente desconfortável ao paciente, é importante que o cirurgiáo dentista esteja apto a diagnosticar, tratar e saiba prevenir tal inflamaçáo.
Palavras-chave: Pericoronarite; tratamento; prevençáo.
Os microorganismos na pericoronarite são os mesmos que estão presentes na placa dental, ou seja, ela é causada pela microbiota indígena que é encontrada normalmente na cavidade bucal. Trabalhos (6, 7) demonstraram a presença nos sítios de pericoronarite de anaeróbios gram-negativos e formas móveis de espiroquetas. Além dessas cepas de bactérias, outras colônias foram identificadas, como de fusobacteria, bacteróides, peptococus, pepto-streptococcus, actinomyces, treponemas, selenomas e eubactérias. Outros autores demonstraram que as espécies causadoras de pericoronarites são semelhantes àquelas encontradas na microflora de pacientes com gengivite e periodontite, com exceção das espécies Porphyromonas gingivalis, que são raramente encontradas nas pericoronarites (8). Gaetti-Jardim e Pedrini (9) estudaram a microbiota anaeróbia presente nos casos de pericoronarite. Anaeróbios obrigatórios foram os mais encontrados, em especial fusobactérias e bastonetes produtores de pigmentos negros (prevotella e porphyromonas). Demonstraram que a microbiota associada à pericoronarite é muito semelhante àquela encontrada na doença periodontal.
https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/article/view/1563

Continue navegando