Buscar

Espécies de Relações Jurídicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Saiba mais sobre as Relações Jurídicas .....
Espécies de relações jurídicas: abstratas, concretas, simples, complexas, principais, acessórias, pessoais, obrigacionais, reais, absolutas e relativas, públicas e privadas. Relações jurídicas de direito material: constitucional, penal, administrativa, tributária, trabalho, civil e comercial. Relações jurídicas de direito processual. Conceito e distinções. 
Dando continuidade aos nossos estudos e considerando existir diversos critérios para determinar as espécies de uma relação jurídica, elas podem ser:
Quanto à Abrangência:
Abstratas: - quando a lei estabelece um comando geral e abstrato.
Concretas - relação jurídica existente na realidade, entre pessoas determinadas, sobre um objeto determinado, e procedendo a um fato jurídico determinado.
Quanto ao Número:
Simples - quando se forma de um só vínculo, unindo duas partes.
Complexas - quando contiver vários direitos subjetivos, caso em que as pessoas ocupam, simultaneamente, as duas posições, figurando, ao mesmo tempo, como sujeito ativo e passivo.
Quanto à Natureza:
Principais - quando é autônoma.
Acessórias - quando depende de uma principal, na sua existência ou na sua eficácia.
Quanto à Eficácia:
Absolutas - quando vinculam aos seus efeitos todas e quaisquer pessoas e não apenas as pessoas diretamente envolvidas; operam “erga omnes” ( para com todos). Compreendem as relações de direitos personalíssimos e as de direitos reais.
Relativas - quando vinculam aos seus efeitos apenas as pessoas diretamente envolvidas. Somente envolvem as partes relacionadas entre si. São também chamadas: relações pessoais. (erga singulli)
Quanto ao objeto:
 Reais - quando os seus efeitos incidem sobre bens. Existindo um poder de utilização direta das coisas.
Obrigacionais - quando visa prestações específicas e geralmente economicamente apreciáveis. Aqui o objeto denomina-se prestação o que pode ser um dar, um fazer ou um não fazer. 
Pessoais- quando seus efeitos incidirem sobre pessoas.(discussão doutrinária)
Quanto à forma:
Públicas - aquela em que participa o Estado com predomínio de seu interesse ou com poder de autoridade. 
Privadas - quando as pessoas, inclusive o Estado, participam em condições de igualdade. 
Mas, as relações jurídicas também podem ser vistas por outros ângulos. (direito material e processual)
Relações jurídicas civis => Estabelecem-se entre pessoas consideradas em pé de igualdade => Relativas à pessoa em si mesma ou no seio da família, bem como as decorrentes da sucessão mortis causa, além daquelas estabelecidas entre particulares de caráter patrimonial (contratos, propriedade, etc.) => Colocadas de forma abstrata no código civil, concretizadas na medida em que a conduta dos homens se amoldar à fórmula genérica de cada um dos artigos da Lei.
Relação jurídica penal => Travada entre o Estado (titular do direito de punir) e o autor de uma condutas definida como crime na Lei. 
Relação jurídica processual => Havida entre o Estado e as partes envolvidas no processo, na qual são exigidos comportamentos atinentes ao bom andamento do processo, visando a uma decisão sobre um direito material questionado.
Relação jurídica tributária => Estabelece-se entre o Estado e o particular, com a finalidade de criar e cobrar tributos, visando prover recursos que se voltarão para benefício de toda a sociedade.

Outros materiais