1  prova discursiva Canais de distribuição
11 pág.

1 prova discursiva Canais de distribuição


DisciplinaAnálise Textual9.323 materiais293.642 seguidores
Pré-visualização3 páginas
1*Prova discursiva de Canais de distribuição
Questão 1
Um plano de ação é uma ferramenta que permite o desenho adequado dos projetos e programas que a organização pretende implementar. É o momento da formalização de como será aplicado na prática tudo o que foi planejado até então. Uma das técnicas mais utilizadas nesse momento é a ferramenta 5W 2H.
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, cite o que determina o WHO.
RESPOSTA-Equipe de dois profissionais especializados em localização e três colaboradores do setor orçamentário da empresa.
Questão 2
Quando transformamos uma grande quantidade de produtos em apenas um volume, visando facilitar o manuseio, é dado o nome de unitização de cargas. 
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, descreva o processo de unitização de cargas.
RESPOSTA- Esse processo tem como finalidade o melhor aproveitamento do metro cúbico e principalmente a otimização de recursos de mão de obra e de equipamentos, uma vez que é mais prático lidar com cargas em um só volume. Um contêiner também pode ser um importante instrumento de unitização de cargas, assim como a palete, uma vez que é muito mais fácil manusear um contêiner com, por exemplo, 800 caixas de um produto do que essas mesmas caixas separadamente.
Questão 3
Para a escolha dos canais, não se pode simplesmente fazer uma comparação com canais de outros produtos, mas sim , analisar se os canais estão corretos para .
Observe a figura abaixo:
A figura acima representa os Canais de distribuição de uma indústria fictícia. Cite qual tipo de canal de distribuição mostra a figura acima.
RESPOSTA- Canais múltiplos
Questão 4 
Verificamos durante nossos estudos da disciplina que o Market Share, que em sua tradução livre participação de mercado, serve para avaliar a força e as dificuldades de uma empresa em relação a sua ramificação de mercado, além da aceitação dos seus produtos e nível de serviço prestado aos clientes. 
De acordo com o conteúdo da disciplina, descreva o objetivo no Market Share relacionado com a distribuição.
RESPOSTA-O conceito de Market Share relacionado com a distribuição também tem o objetivo de mensurar o crescimento de produtos no mercado, além de descobrirem nichos individualizados. Vale lembrar aqui que quanto maior for o Market Share, mais representativa é a teia logística da empresa, e sua análise parte do princípio que qualquer flutuação tenha vínculo direto com o ciclo de vida do produto.
Questão 5 
Observe a figura abaixo:
Pedido feito\u2192 Transmissão do pedido\u2192 Entrada do pedido\u2192
Despacho do pedido\u2192 Relatório da situação do pedido
A figura acima representa um ciclo padrão de pedido.
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, descreva o processo de transmissão de pedido.
RESPOSTA- A etapa seguinte é a transmissão, uma vez que o pedido já passou por sua preparação e contamos com suas principais informações. É o momento, segundo Ballou (2006), da transferência dos documentos do ponto em que se originaram ao ponto em que poderão ser manuseados propriamente.
Questão 6
O gerenciamento da cadeia de suprimento é um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc... Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes. Temos em mente que uma cadeia logística é formada por uma corrente com elos que se ligam sucessivamente de uma ponta a outra. 
A figura acima representa uma cadeia logística simples de um processo produtivo. A primeira parte do processo, que vai desde o fornecedor, passando pelo estoque de matéria-prima, e no início do processo produtivo é conhecida como Logística de Suprimentos.
Cite como é conhecida a segunda parte, que vai do final da linha de produção, passando pela movimentação e estoques de produto acabado, até o cliente final?
RESPOSTA- Distribuição física dos produtos.
Questão 7
Não adianta implementar todo um processo e esse ficar estático, parado no tempo. Precisa existir um processo de melhoria contínua. Esta metodologia significa melhora gradual, contínua, em outras palavras significa desenvolvimento sempre. A palavra que está entre parênteses é :
De acordo com o conteúdo estudado na disciplina, cite ao que se refere o conceito acima:
RESPOSTA- Filosofia Kaizen
Questão 8
Um dos principais pontos para o sucesso da integração da operações é justamente o fluxo de informações. Sem contar que é de grande importância além desse fluxo saber onde, quando e como enviar cada necessidade uma vez que a intenção maior da escolha de um canal de distribuição é agregar valor a um produto.
Descreva como é conhecida a gestão da necessidade.
RESPOSTA- Gerenciamento da demanda
Prova discursiva de Logística
Questão 1
A gestão de estoques é um conceito que está presente em todo tipo de empresa, assim como na vida cotidiana da pessoas. Desde o início da história da humanidade sempre houve a necessidade do uso de estoques para os mais variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como as ferramentas e os alimentos. No meio empresarial, se por um lado o excesso de estoques representa custos operacionais por outro lado a falta de material em estoque pode significar uma possível perda de marcado, pelo fato da mercadoria não está disponível para o cliente no ponto de venda. Os custos com armazenagem são os que ocorrem em virtude da organização manter certos volumes de estoques, sendo os mais considerados o aluguel do armazém, a compra e a manutenção dos equipamentos de movimentação interna e estrutura física e também o custo com mão de obra. Para que a empresa consiga reduzir seus custos com armazenagem, é necessário realizar continuamente algumas importantes ações, pois somente assim estes custos não sobrecarregarão o produto final.
De acordo com o material disponibilizado para estudos, descreva a ação que auxilia a organização na redução de custos com armazenagem.
RESPOSTA- Fazer inventário periodicamente para identificar produtos obsoletos, avariados, vencidos ou armazenados de forma inadequada.
Questão 2
A automação já é uma realidade em muitos Centros de Distribuição do Brasil e do mundo. As soluções tecnológicas estão cada vez mais sofisticadas e as empresas têm colhido os frutos de todo esse investimento. O lado bom disso é que o esforço humano nas atividades de embalagem, movimentação, carga, descarga, empilhamento e outros têm diminuído consideravelmente nas empresas especializadas em logística. Mas a decisão pela automação não é tarefa fácil e um dos motivos é a variedade de soluções disponíveis no mercado. Outro fator preponderante é o que fazer com a mão de obra envolvida no processo que será automatizado, e isso têm peso significativo no processo decisório das empresas. Banzato (2005) inclusive considera um dilema para os gestores quando os mesmos precisam decidir entre investir em pessoas x investir em sistemas de automação.
De acordo com o conteúdo disponibilizado para estudos, descreva qual deve ser a melhor decisão para o gestor no que se refere a realizar investimento em pessoas ou em tecnologia.
RESPOSTA-O autor refere-se como investimento em pessoas à qualificação, treinamento, ênfase nas atividades manuais, eficiência do homem, a oferta de ferramentas e condições de trabalho adequadas para o capital humano. E explica que o investimento em automação ocorre quando a firma adquire Sistemas de Informação, dispositivos eletrônicos, periféricos tecnológicos, padronização, análise e prevenção de falhas de materiais e outros recursos.
Questão 3
A gestão de estoques se apoia em dois importantes pontos: quanto pedir de cada material e quando pedir cada material, sendo a base para a tomada de decisão sobre quantidades e prazos a previsão de demanda, elaborada de acordo com as informações de vendas. A previsão de vendas orienta o planejamento da ocupação do parque de máquinas e dos recursos humanos da empresa, fornecendo