Buscar

Detalhes anatômicos Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Detalhes anatômicos dos dentes 
11 ou 21: os sulcos de desenvolvimento resultam de três lóbulos. Esses lóbulos tem diferentes tamanhos, no sentido incisocervical: mesial > médio > distal. No sentido mesiodistal: distal > médio > mesial. Esse aspecto serrilhado denominasse flor-de-lís. Porção mesial maior que distal. Ângulo mesioincisal próximo de 90°.
12 ou 22: Alguns apresentam apenas um sulco incisal, divisão entre lobos mesial e mediano. As cristas marginais são extremamente desenvolvidas e apresentam também um forame cego bem pronunciado. Ângulo mesioincisal arredondado. Mesial maior que distal.
31 ou 41: O incisivo central inferior possuí lados mesiais e ditais com pouca angulação, sendo que essas características quando observadas de uma face vestibular as tornam praticamente paralelas. Para diferenciar o quadrante no qual esses incisivos se encontram é necessário observar a partir de uma vista incisal a face lingual deslocada no sentido distal. Ângulos distoincisal e mesioincisal próximos a 90°.
32 ou 42: Possuí todas as dimensões maiores que as do central. Ângulos distoincisal e mesioincisal mais arredondados no incisivo lateral. A parede mesial da raiz forma um ângulo.
13 ou 23 e 33 ou 43: A medida vestibulolingual e a altura da coroa são maiores no canino infererior. A face mesial e a coroa do canino inferior formam uma reta e a do superior um ângulo. O terço apical da raiz do canino superior é quase sempre voltada para distal enquanto no inferior é voltada para mesial. Os detalhes anatomicos da face lingual do canino inferior são menos evidenciados que no canino superior.
14 ou 24: Possuí duas raízes. Sulco mesiodistal voltado para palatina, cúspide vestibular mais volumosa e mais alta que lingual, crista marginal mesial interrompida por sulco. É exceção a regra por possuir om aresta longitudinal mesial da cúspide vestibular maior que a distal (tornando da vista vestibular o lado distal maior que mesial).
34 ou 44: Possui uma cúspide lingual pouco desenvolvida, muito menor que a cúspide vestibular. As vertentes internas muitas vezes podem formar uma ponte de esmalte. Geralmente possui uma raiz mas pode apresentar duas ou uma com um forte estrangulamento. Uma característica importante é a inclinação de 45° do plano oclusal em relação ao horizontal. Possui duas fossas sendo que a distal é deslocada para lingual e maior. A crista marginal mesial é muito maior que a distal. Forma ovoide.
15 ou 25: Cúspides com altura e volumes semelhantes entre sí e sulco mesiodistal centralizado. Geralmente apresenta apenas uma raiz. Possuí formato ovalado e não tanto trapezoidal quanto o primeiro pré-molar
35 ou 45: Pode ser bi ou tricuspidado, pode ser quadrado, trapezoidal ou triangular (vista oclusal). A fossa central é deslocada para lingual e os sulcos principais apresentam-se em forma de Y. Forma pentagonal de uma vista oclusal e sulco mesiodistal contínuo. Volume das cúspides: Vestibular> mesiolingual > distolingual. 
16 ou 26: Tamanho das cúspides: mesiolingual > mesiovestibular > distovestibular > distolingual. Detalhe da cúspide mesiolingual: possui 5 vertentes, sendo 3 internas: DISTAL (delimitada pela arestra transversal interna distal), MEDIANA (delimitada pelas arestas transversal interna distal e pela aresta transversal interna mesial) e a VERTENTE INTERNA MESIAL delimitada pela aresta transversal interna mesial. Possui duas vertentes externas MESIAL e DISTAL delimitadas pela aresta transversal externa. Pode possuir tubérculo de Carabelli na cúspide mesiolingual, o tubérculo pode aparecer em 3° molares superiores.
17 ou 27: Pode ser tri ou tetracuspidado (uma ou duas cúspides linguais). Em uma vista oclusal as cúspides apresentam em ordem decrescente de volume: mesiolingual > mesiovestibular > distovestibular> distolingual. O sulco oclusovestibular se caracteriza por não terminar em fossa e ser inclinado.Quando tricuspidado os sulcos tem forma de T. O VOLUME DA CUSPIDE DISTOLINGUAL É MAIOR NO PRIMEIRO MOLAR.
Os molares diferem entre sí quanto: a altura das cúspides vestibulares: PRIMEIRO: semelhantes; SEGUNDO: mesial < distal; TERCEIRO: mesial < distal. Raizes: PRIMEIRO: 3 com tendência a divergir; SEGUNDO: 3 que tendem a convergir; TERCEIRO: 1,2 ou multiradiculados com tendência a convergir a apresentar dilacerações.
36 ou 46: volume das cúspides: mesiovestibular > mesiolingual > distolingual > mediana > distovestibular.
37 ou 47: Volume das cúspides: mesiovestibular> mesiolingual > distovestibular > distolingual. Caracteriza-se por apresentar os sulcos principais em forma de cruz.

Continue navegando