Buscar

Resumo Fisioterapia respiratoria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: Fisioterapia 
Nome: Thaiane Do Nascimento silva 
Matricula: 201512705081 
Matéria: Fisioterapia respiratória 
Autores: Liana B. Gomide1; Cristiane S. Silva2; João P.C. Matheus3; Lídia A.G.M.M. Torres4
Resenha critica
Atuação da fisioterapia respiratória em pacientes com fibrose cística
Conhecida por mucovicidose a Fibrose Cística (FC) é uma doença letal, genética, autossômica, hereditária e recessiva por uma alterações de um gene no braço longo do cromossomo 7, tem como principal característica o acúmulo de secreções nos pulmões, no trato digestivo e em outras partes do corpo.
Baseado no artigo veremos quais são as atuações da fisioterapia respiratória na.
A incidência é de, aproximadamente, 1 para cada 2.500 crianças nascidas vivas da raça branca, incidência que diminui para indivíduos da raça negra na proporção de 1 para 17.000. No Brasil, a incidência estimada para a região sul é de, aproximadamente 1 para cada 5.000, enquanto que, para outras regiões, diminui para cerca de 1 em cada 10.000 nascidos vivos.
A fisioterapia respiratória se tornou um dos tratamento mais adegados para Fibrose Cística através das manobras, higiene brônquica, reabilitação pulmonar, cinesioterapia, reeducação postural dentre outros educação sobre a doença, avaliação da força muscular respiratória, da função pulmonar e do condicionamento físico o paciente acometido pela doença consegue levar uma vida sem tantas complicações por parte da FC. 
É elaborado um plano de tratamento de acordo com as características do paciente esse plano tem que ser praticado todos os dias independente dos sintomas assim o tratamento também e conservador e aletrado de acordo com a progressão da doença. 
É importante realizar inalações de mucolíticos e broncodilatadores antes de iniciar técnicas, assim já se inicia a mobilização das secreções para se iniciar a higienização brônquica, e importante fazer fora dos horários de refeição
Principais técnicas citadas na literatura; drenagem postural, percussão, vibração manual e mecânica, técnica de expiração forçada, máscara de pressão positiva expiratória, ciclo ativo da respiração, flutter, shaker, acapella e drenagem autógena. 
Cada plano a ser elaborado tem que levar em consideração alguns tais com fatores fundamentais, tais como motivação e objetivos do paciente, capacidade de concentração e facilidade de aprendizado, eficácia da técnica, trabalho respiratório necessário, necessidade de assistentes ou equipamentos, custos, vantagens da combinação dos métodos e idade do paciente. 
Por mais que a fisioterapia respiratória em pacientes fibrocísticos, ainda não há um consenso à respeito da forma de intervenção mais efetiva. Drenagem Postural e Tapotagem 12-16 de forma exclusiva não foi validada em nenhum trabalho; 
A Percussão e à Vibração realizadas de forma mecânica, embora não substituam um fisioterapeuta experiente, não provocam fadiga muscular e podem fornecer frequências, ritmos e forças de impacto constantes;
A Técnica de Expiração Forçada apresenta bons resultados quando se trata de mobilização de secreção, porém com efeitos contraditórios na melhora da função pulmonar.
A máscara de PEP, não existe indício claro de que esse recurso seja mais ou menos efetivo que os outros
A técnica do Ciclo Ativo da Respiração é uma técnica que tem se demonstrado eficaz na mobilização de secreção e na melhora da função pulmonar;
O Flutter, recurso que apresentou grande eficácia na mobilização de secreção.
Shaker que é de fabricação nacional e com custo menor parece oferecer as mesmas vantagens que o Flutter.
Acapella é um dispositivo recente, que não depende da gravidade, podendo ser mais fácil de usar para alguns pacientes, com baixo fluxos expiratórios.
A drenagem autógena aponta bons resultados em relação à mobilização de secreção e melhora da função pulmonar.
Para todos os recurso e técnicas é importante maiores estudos para evidenciar seus efeitos em curto e longo prazo.
O paciente bem como os familiares deve conhecer e participar com o profissional, da definição da técnica mais apropriada a seu caso, assim a eficácia da fisioterapia respiratória gerando uma melhor qualidade de vida.

Continue navegando