Buscar

EXERCICIO DE FIXAÇÃO 05

Prévia do material em texto

1.
		Em relação à classificação das infrações penais, assinale a opção INCORRETA:
	
	
	
	
	
	crime de dano é aquele que exige, para sua consumação, a efetiva lesão ao bem jurídico tutelado, ao passo que, crime de perigo é aquele que se consuma com a exposição do bem a perigo de dano.
	
	
	a descrição típica de lesão corporal seguida de morte, prevista no art.129, §3º, do Código Penal, contempla um delito preterdoloso, espécie de delito agravado pelo resultado.
	
	 
	Crime comum é aquele que pode ser praticado por qualquer pessoa, enquanto, para a configuração do crime próprio, exige-se alguma característica específica do agente, como por exemplo, o delito de infanticídio, que somente pode ser praticado pela mãe que, sob a influência do estado puerperal, durante ou logo após o parto, mata o próprio filho.
	
	 
	crime material é aquele no qual a lei descreve a conduta típica, mas não faz qualquer referência ao resultado naturalístico, pois este não é necessário à consumação do delito.
	
	
	
		2.
		No Direito Penal brasileiro, a responsabilidade do agente que comete um ilícito penal é: (OAB/RS AGO/2006)
	
	
	
	
	
	Objetiva, pois deve ser considerada a intenção do agente para produzir o ilícito penal.
	
	 
	Subjetiva, pois deve ser considerada a intenção do agente no resultado produzido.
	
	 
	Subjetiva e objetiva: subjetiva, ao se considerar a intenção do agente para produzir o ilícito penal, e, objetiva, ao se analisar o resultado produzido.
	
	
	Objetiva, pois devem ser consideradas a ação e a omissão do agente para produzir o ilícito penal.
	
	
	
		3.
		Com base na legislação penal, não se impõe o dever de agir: (36º Exame OAB/CESPE-UnB).
	
	
	
	
	
	ao servidor público que deixa de praticar, indevidamente, ato de ofício, para satisfazer sentimento pessoal de comiseração.
	
	 
	ao pai que deixa de prover ao filho em idade escolar a instrução primária, porque deseja que este o ajude no trabalho.
	
	
	ao médico que, em face de pedido do paciente, deixa de denunciar à autoridade pública doença cuja notificação seja obrigatória.
	
	 
	ao condutor do veículo que, por motivo de segurança, deixa de prestar socorro à vítima de acidente, mas solicita auxílio da autoridade pública.
	
	
	
		4.
		ENADE 2009 Relativamente ao direito penal, analise as afirmativas a seguir:
I. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola o dever jurídico de agir, imposto pela norma, e basta a desobediência ao comando da norma para caracterizar o delito. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica da qual surge o dever e a possibilidade física real de realizar a ação ordenada.
II. Os crimes omissivos são aqueles em que o agente viola um dever de conduta, imposto pela norma, devendo iniciar a prática de um ato concreto para que ele se materialize. São condições para a ocorrência dos crimes omissivos o conhecimento da situação típica, da qual surge o dever e a possibilidade psíquica real de realizar a ação ordenada.
III. A diferença entre os crimes omissivos próprio e impróprio é que, no primeiro, a obrigação de agir decorre da norma; ao passo que, no segundo a obrigação é resultado de um especial dever jurídico de agir. Se a mãe deixa de alimentar o filho, que morre em decorrência dessa omissão, pratica o crime de homicídio. Se um terceiro pratica a mesma conduta, pratica o crime de omissão de socorro qualificada.
IV. Em regra, todos os crimes comissivos podem ser praticados por omissão, salvo aqueles em que é necessária uma atividade do agente. São elementos do crime comissivo por omissão a abstenção da atividade que a norma impõe, a superveniência do resultado típico em virtude da omissão, a ocorrência da situação de fato da qual deflui o dever de agir.
Estão CORRETAS somente as afirmativas
	
	
	
	
	
	II e IV
	
	
	I e III
	
	 
	I e II
	
	 
	I, III e IV
	
	
	II e III
	
	
	
		5.
		(OAB-RJ 10°) Dentre as prisões em flagrante abaixo arroladas, marque a espécie que constitui uma das modalidades de crime impossível.
	
	
	
	
	
	Flagrante Presumido;
	
	
	Flagrante Esperado;
	
	 
	Flagrante Provocado;
	
	
	Todas as respostas acima estão incorretas.
	
	
	
		6.
		(OAB-RJ 18°) Pode-se afirmar que se trata de crime próprio:
	
	
	
	
	 
	A corrupção passiva (art. 317, CP);
	
	 
	O furto praticado com emprego de chave falsa (art.155, § 4º, inciso III, CP);
	
	
	O estelionato (art. 171, CP).
	
	
	A apropriação de coisa achada (art. 169, parágrafo único, inciso II, CP);
	
	
	
		7.
		 
(OAB-SP 129°) Os delitos de roubo e de estupro são considerados pela doutrina como espécies de: 
	
	
	
	
	
	 
crimes complexos em sentido amplo.
	
	
	 
crime complexo em sentido estrito (estupro) e crime complexo em sentido amplo (roubo).
	
	 
	 
crime complexo em sentido estrito (roubo) e crime complexo
em sentido amplo (estupro).
	
	
	 
crimes complexos em sentido estrito.
	
	
	
		8.
		 (OAB-RJ 3°) "A" desejando matar "B", vai a sua casa e, pela madrugada penetra no quarto onde "B" dormia, descarregando o revólver que portava. Em seguida se retira. Submetido a exame cadavérico os legistas concluem que "B" morrera em razão de um enfarto horas antes de ser atingido por "A".
	
	
	
	
	
	 
Houve homicídio tentado;
	
	
	 
Houve homicídio doloso com a qualificadora do meio que tornou e impossibilitou a defesa da vítima;
	
	 
	 
Deu-se o crime impossível por impropriedade do objeto material;
	
	
	 
Deu-se violação a cadáver;

Continue navegando