Buscar

A ética em Paulo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A ÉTICA EM PAULO
 (1)-Tema da leitura:Em um parágrafo o tema da leitura (deque afinal tratou a leitura?)
Á Ética em Paulo trata sobre o volume de produção paulina do novo testamento e sua abrangência no campo teológico ético e até econômico. A biografia paulina revela que o Apostolo se envolvia intensamente no que fazia. Mostrando que a salvação é um meio te leva em conexão com Deus com uma vida toda transformada. 
(2) Resumo da leitura: destacando os principais itens
Depois dos acontecimentos na estrada de damasco Paulo Alterou radical e surpreendentemente seu rumo de vida. Em suas epistolas, procurou atender ás necessidades imediatas das igrejas ou dos lideres par quem escreveu. A única exceção Foi à carta aos romanos, que alias, é a mais sistematizada de todas as epistolas paulinas. Um dos eixos orientadores ou fios condutores do pensamento de PAULO É DE NATUREZA TEOLÓGICA EM RELAÇÃO AO SER HUMANO, JÁ QUE PROCURA EXPLICAR A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI, A FINALIDADE DE NOSSA EXISTENCIA. 
Esse foco no aspecto teológico da criação coloca Deus como o eixo central e mobilizador da teologia paulina. Isso é o centro da teologia paulina é a própria teologia-Deus. Infelizmente, na prática, a concepção teológica da maior parte da tradição evangélica brasileira parece-nos ter soteriologia como eixo controlador não apenas do pensamento teológico, mas do litúrgico das práticas eclesiásticas e da vida cristã, o que mostra uma distorção. 
Na verdade, o foco da pregação teológica e de acordo com a visão paulina deveria ser a busca de uma nova vida: Aceite a Cristo renegando a sua vida e entregando-se a Ele em adoração, ou seja, coloque a sua vida no altar Dele, negando o seu eu. Em Paulo esse chamado de Cristo reflete-se tanto ato de entregar a vida no altar (Rm 12:01) como na autonegação descrita em Galtas 2:20. Em Suma a salvação de acordo com Paulo não está em conquistar isenção das penas do inferno, mas antes disso, em recolocar no estado pré-queda de dependência incondicional e total de Deus. 
Por isso a ressurreição de Cristo é tema prioritário na agenda de Paulo (1co15. 12-58). Enquanto na concepção salvacionista temos um Cristo que foi morto na Cruz, mas declarado Filho de Deus mediante a ressurreição dentro os mortos. (Rm. 1.4). Esse pensamento se reflete em todo o aparato conceitual da ética paulina.
Paulo comprova que o foco da vontade divina é fazer convergir tudo em Cristo de modo que sejamos e vivamos para o louvor de sua Glória. Deus colocou todas as coisas debaixo dos pés de Cristo e o designou fonte de vida de todas as coisas para a sua igreja. (Ef 1:1ss; cf.1co 15.24-28). Em Cristo está recuperação do sentido de nossa vida e esperança. Esse eixo central e orientador do pensamento teológico-ético de Paulo. 
Na Teologia paulina a adoração antes de ser comunitária pública é individual. Não há como adorar publicamente se pessoal e individualmente a vida não estiver no altar. Ao refletir no pensamento paulino, portanto em vez de pensar numa ética de regras. “nomotética” ou absolutista, temos de considerar uma ética de dedicação de vida. Voluntarismo ético que conduz a liberdade cristã. 
Embora a ética de Paulo seja cristocentrica, isto é orientada pela cosmo visão de Cristo, também considera a liberdade e voluntariado. Assim, em vez de priorizar imperativos e sensações a ética paulina envolve o voluntariado, a disposição pessoal do individuo de engajar-se numa vida comprometida com os ideais do Evangelho. Assim vemos que não podemos falar da ética paulina sem pensar na graça capacitadora de Cristo e na ação mobilizadora do Espírito. 
Tudo isso mostra que a ética de paulina, muito longe de ser uma ética decionista, isto é, que apenas as decisões, é uma ética de transformação de vida de caráter. Essa preocupação de Paulo assemelha-se muito a preocupação de Jesus que evidenciou uma ética essencialista e de princípios (Mt 5; 21ss), ou seja, uma ética como resposta livre á graça de Deus, que opera na vida do crente em Cristo pelo Espírito. 
A ética paulina, portanto, não é apena individual, mas social. Os cristãos não devem cultivar sentimento de inferioridade, nem muito menos de superioridade. Deve buscar o equilíbrio, para que esteja em condições de projetar seus sentimentos no relacionamento social. Nesse sentido a ética paulina é também koinômica, isto é, comunitária e mobilizada pelo amor (1co 13). 
Paulo teve que lidar com situações complexas a cultura da época. Podemos chamar de Ética Temporal Ascendente (ETA) esta abordagem da ética paulina para tratar das decisões critica de fronteira ou situações limite. Trata-se de uma solução provisória rumo a um ideal ético superior. E ela nos serve hoje como modelo para lidar com situações semelhantes. Em duas situações extraídas dos textos de Paulo podemos observar que havia um conflito entre o ideal ético divino e a realidade vivida, a ponto de não conseguir de imediato vivenciar o ideal ético. A Solução foi lançar uma ponte entre os dois extremos provendo uma conduta ética provisória que visava a conduzir a pessoa de novel inferior da realidade moral vivida para o nível superior do ideal ético divino. 
Em vez de legalismo Paulo mostrou abertamente a liberdade cristã, deixando a escolha de uma vida espiritual ou carnal para o crente. Em vez de uma vida autocentrada, mostrou que o amor é o ponto de equilíbrio entre consciência /vontade própria e conciencia do próximo. Portanto ética da liberdade, não exclusiva, mas inclusiva. 
(3) Responder: o que você aprendeu com esta leitura?
Eu aprendi que a partir do momento que temos uma vida transformada através de um novo nascimento nossa atitudes são mudadas mas para isso dependemos de Deus e temos um ponto de equilíbrio ético que é o amor que vai no ajudar através da palavra tomar decisões não segundo a carne mas com uma vida mobilizada pelo Espirito.
(4) Responder: como você pode aplicar esta leitura em sua
atuação ministerial?
Eu possa aplicar muito principalmente quando preciso fazer uma ponte de equilíbrio para tomar decisões éticas dentro de um contexto que vivo ou vivencio em minha igreja como Paulo fez com a questão dos escravos e dos Senhores, ou também sobre o casamento com mais de uma mulher que eram questãos liberadas para época cultural, porem ele precisou fazer uma ponte para ensinar o povo e desenvolver uma maturidade ate que eles principalmente a liderança o que as escrituras direciona isso no ministério também é importante para não tomarmos decisões imaturas.

Outros materiais