Buscar

História do Brasil política e economia APOL eu.docx

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia a citação: 
“Afinal, a Guerra do Paraguai é comparável à do Vietnã, pela dificuldade logística, pelo envolvimento da população do país e, até, por ações típicas de guerrilha. O notável é que vencemos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: BITTENCOURT, Armando de Senna apud DORATIOTO, Francisco. Maldita guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p. 292. 
De acordo com a citação e o livro-base História do Brasil, política e economia sobre as consequências da Guerra do Paraguai, é correto afirmar que:
A - constituiu-se em importante fonte de recursos para o governo do Brasil, que conseguiu quitar suas dívidas com a Inglaterra.
B - resultou na ampliação das usinas siderúrgicas do Paraguai por conta da produção de armamentos para a guerra.
C - significou o rompimento, por parte da Argentina e Uruguai, das relações políticas com o Brasil, como protesto pela guerra.
D - acabou por estreitar as relações econômicas com os Estados Unidos, fornecedor de equipamentos militares ao Brasil.
E - significou a destruição de boa parte da infraestrutura do Paraguai, bem como a morte de parte de sua população.
Questão 2/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Observe abaixo o índice de um almanaque de 1878, indicando algumas das fábricas existentes no Rio de Janeiro daquele período:
 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ALMANAK administrativo, mercantil e industrial da corte e província do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Laemmert, 1878. p. 20. 
Na segunda metade do século XIX tornou-se comum, nas principais cidades do Brasil, a publicação de almanaques com endereços das principais empresas comerciais e industriais da região. Esses manuais são uma boa forma de entender a história do desenvolvimento industrial do Brasil. Em relação aos conteúdos de aula e do livro-base História do Brasil, política e economia que tratam do desenvolvimento industrial do Segundo Reinado, leia as afirmativas abaixo e assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I. ( ) Com o aumento de impostos para produtos importados a partir da década de 1840, criou-se uma proteção às indústrias nacionais contra a concorrência estrangeira.
II. ( ) Ex-escravos, não mais trabalhando nas lavouras de café, tornaram-se a mão de obra preferencial nas indústrias a partir de 1870.
III. ( ) O processo de industrialização no Segundo Reinado ocorreu sem que houvesse um planejamento do governo nesse sentido.
IV. ( ) O fim do tráfico de escravos acabou por liberar recursos financeiros que foram utilizados para investir, também, em indústrias. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F– V– V – V
	
	B
	V– F– V – V
	
	C
	V– F– F– F
	
	D
	F– V– V– F
	
	E
	V– F– V– F
Questão 3/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Observe a caricatura abaixo: 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: AGOSTINI, Ângelo. Revista ilustrada. Retrato do Brasil. Editora três, s.d. p. 110. 
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I. ( ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. ( ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. ( ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. ( ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	V– F– V– F
	
	B
	F– F– V– F
	
	C
	V– F– V– V
	
	D
	V– V– F– V
	
	E
	V– V– F– F
Questão 4/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia o extrato de texto abaixo: 
“Em 29 de junho de 1850 o vapor HMS Cormorant, do Comandante Herbert Schomberg [...] entrou no rio em Paranaguá. Ele encontrou quatro navios negreiros, um dos quais foi prontamente afundado. Quando rebocava outros três, o forte abriu fogo, e o Cormorant respondeu com vigor. Um marinheiro britânico foi morto e dois feridos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HAMILTON, Keith. Slavery, diplomacy and empire. Portland (EUA): Sussex Press, 2009. p. 72. Traduzido pelo autor. 
O texto acima diz respeito ao chamado Episódio Cormorant, ocorrido na baía de Paranaguá, no Paraná, em 1850. De acordo com o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia, a lei britânica que autorizava ações como a do Cormorant em território brasileiro em busca da captura de navios negreiros foi denominada:
A - Lei dos Sexagenários.
B - Lei Eusébio de Queirós.
C - Lei Bill Aberdeen.
D - Slavery Trade Act.
E - Abertura dos Portos às Nações Amigas.
Questão 5/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
A - A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
B - A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
C - O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
D - Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
E - A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.

Continue navegando