Buscar

História do Brasil II Política e Economia

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História do Brasil II: Política e Economia
Leia a citação:
“O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem conhecer o que significava. Muitos acreditaram seriamente estar vendo uma parada. Era um fenômeno digno de ver-se”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Aristides. Acontecimento único. Seção Cartas. Diário Popular. Rio de Janeiro, 15 de novembro de 1889. p. 1. 
O texto da citação apresenta a forma que o jornalista Aristides Lobo encontrou para descrever os acontecimentos que testemunhou em 15 de novembro de 1889. Tendo em vista a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, leia as afirmativas abaixo sobre o momento da Proclamação da República no Brasil. 
I. Tratou-se de um golpe de Estado, liderado pelo Exército, sem que qualquer instituição se dispusesse a defender a manutenção do Império.
II. Foi resultado de uma manifestação popular, estimulada por jornalistas, que levou à ampla movimentação de tropas leais e contra o Império.
III. Ocorreu de maneira planejada pelos militares com negociações com representantes do Império, de modo a evitar derramamento de sangue.
IV. Foi resultado de ações do próprio D. Pedro II que, ao perceber-se sem apoio popular, da Igreja, e do Exército, renunciou ao trono. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	A	I.
Questão 2/10 - História do Brasil II: Política e Economia
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
	A	
A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
HISTORIA II
Questão 1/5 - História do Brasil II - Política e Economia
“O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras”. 
De acordo com a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o termo Coronelismo, que define essa prática política da República Velha, deve-se:
D
aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada
preferencialmente por membros da elite.
Questão 2/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Observe a caricatura abaixo:
http://univirtus-277877701.sa-east-1.elb.amazonaws.com/ava/repositorio/SistemaRepositorioPublico/?id=JcbQ9MzjileoVGF47aHO9gDoKGJ/58zdVaaVJcBy/qUhJIX8qmPYPQLejbgw8jcH4ZVqXqfLNsxScsCsw1BYQLts9D0xQDBxAvSN5UEiwa78iwx+2GZ2aM+syWEMamKw
Na caricatura acima, feita por Ângelo Agostini na segunda metade do século XIX, satiriza-se a disputa entre abolicionistas e fazendeiros em relação à mão de obra escrava. Segundo os conteúdos adquiridos em aula e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre as ações do movimento abolicionista no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas.
I. (v ) Os abolicionistas incentivavam a fuga de escravos e seu acobertamento.
II. (v ) Os abolicionistas financiavam alforrias para libertação de escravos.
III. (f ) Os abolicionistas organizavam expedições armadas contra fazendeiros escravocratas.
IV. (v ) Os abolicionistas aprovavam leis, como a dos Sexagenários e a Bill Aberdeen. 
Agora, assinale a sequência correta:
D
V– V– F– V
Questão 3/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Considere a seguinte definição: 
Messianismo é o “movimento ou sistema ideológico que prega a salvação da humanidade através da entronização de um messias que pode ser um indivíduo, uma classe ou uma ideia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: HOUAISS, Antonio. Messianismo. In: _____. Dicionário eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa. São Paulo: Objetiva, 2013. 
De acordo com a definição acima, os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia referentes aos movimentos messiânicos na República Velha, relacione adequadamente os religiosos às características do movimento a que pertenceram: pag 82/83
1. Monge José Maria
2. Antônio Conselheiro
3. Monge João Maria
4. Padre Cícero Romão Batista
(3) Primeiro religioso a atuar no Contestado, região de fronteira disputada por Paraná e Santa Catarina.
(4) Utilizou-se de sua influência religiosa para atuar politicamente, de maneira coronelista, em sua região.
(1) Organizou sertanejos da região em que atuava, que tiveram suas vidas desestruturadas por problemas políticos e econômicos.
(2) Fundador do Arraial do Bom Jesus, era visto como ameaça por coronéis, pela Igreja e pelo governo. 
Agora, assinale a sequência correta:
B
3, 4, 1, 2
Questão 4/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia a citação:
“As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: ABREU, José. Operação Pequeno Príncipe. Curitiba. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em História - UFPR, 2015, p. 22. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
C
a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos
e não com os externos.
Questão 5/5 - História do Brasil II - Política e Economia
Leia a citação: 
“Às vésperas do golpe de estado de 1964, mais de 30 anos após a revolução que derrubou a República Velha, era inegável, contudo, a marca do espírito oligárquico nas novas elites. [...] As margens de eficácia da tradicional política de compromissos reduziam-se drasticamente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler esse texto integralmente, ele está disponível em: WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989. p. 15,16. 
A citação acima, do cientista político Francisco Weffort, comenta os últimos momentos do populismo no Brasil. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre os eventos que marcaram a crise e o fim do populismo no Brasil, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas:
I – (v ) Conflitos internos na aliança PSD-PTB dividiram o grupo político que havia dominado, de forma majoritária, as eleições presidenciais nos anos pós-Vargas.
II – ( v ) Houve uma crise institucional após a renúncia de Jânio Quadros e resistência à posse de João Goulart (Jango) na Presidência.
III – (f ) Houve inflação descontrolada e aumento da dívida pública, ocasionados pelos sucessivos choques do petróleo.
IV – (f ) Houve uma sucessão de planos econômicos, como Cruzado, Bresser e Verão, que não obtiveram sucesso em reduzir a superinflação no Brasil.
V – ( f ) Ocorreram manifestações tenentistas em favor de eleições limpas, democratização da educação, distribuição de renda e melhores soldos aos soldados de baixa patente. 
Agora, assinale a sequência correta:
A
V– V– F– F– F
Gabarito
1 – D
2 – D
3 – B
4 – C
5 – A
Questões 
Questão 10/10 - História do Brasil II: Política e Economia
“Foi a partir de 1880 que as greves se multiplicaram nas fábricas e oficinas que se industrializavam [...]. As razões dessas greves [...] eram exatamente as mesmas das primeiras greves na Europa, um século antes: salário, horário, condições de vida”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: GIANNOTTI, Vito. História daslutas dos trabalhadores no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. p. 57-8. 
O início da industrialização do Brasil é, também, o início das lutas dos operários. Levando em consideração a citação e os conteúdos abordados no livro-base História do Brasil, política e economia sobre a mão de obra operária nos primeiros momentos da industrialização do Brasil em fins do século XIX e início do XX, é correto afirmar que:
	D	a mão de obra era composta principalmente de imigrantes que já estavam habituados, em seus países de origem, com o trabalho em fábricas.
“Terezinha: Chegou a confirmação/ Da United coisa e tal/ Que nos passa a concessão/
Para o náilon tropical
Max: Então nós vamos montar/ Em São Paulo um fabricão.
Teresinha: Depois vamos exportar/ Fio de náilon pro Japão.
Max: Sei que o náilon tem valor/ Mas começa a me enjoar/ Tive ideia bem melhor/ Nós vamos ramificar!” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLLANDA, Chico Buarque de. Ópera do Malandro. <www.vagalume.com.br/chico-buarque/opera.html#ixzz3y5RVDfew>. Acesso em 21 de abr. 2018. 
A “Ópera do Malandro” é ambientada na década de 1940. Uma das canções da peça traduz o entusiasmo do período com a industrialização do Brasil no período da Segunda Guerra. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre o impacto das duas guerras mundiais no processo de industrialização brasileiro, leia as afirmativas abaixo:
I. As guerras incentivaram a chamada política de “substituição de importações”.
II. Sem que Estados Unidos e Europa exportassem produtos industrializados, criaram-se condições para o surgimento de indústrias no Brasil.
III. Estados Unidos e Europa compravam matérias-primas e alimentos do Brasil, injetando assim recursos estrangeiros no país.
IV. As guerras criaram condições para que a crise de 1929 praticamente não tivesse consequências econômicas no Brasil. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	C	I, II.
8- “Eu a rainha faço saber aos que este alvará virem: que sendo-me presente o grande número de fábricas, e manufaturas, que de alguns anos a esta parte se tem difundido em diferentes capitanias do Brasil, com grave prejuízo da cultura, e da lavoura, e da exploração das terras minerais daquele vasto continente [...], hei por bem ordenar, que todas as fábricas, manufaturas, ou teares de galões, de tecidos [...] sejam extintas, e abolidas em qualquer parte onde se acharem nos meus domínios do Brasil”. 
O trecho acima é um documento assinado pela rainha Maria I de Portugal em 1785. De acordo com esse documento e os conteúdos adquiridos nas aulas e no livro-base História do Brasil, política e economia sobre o sistema colonial, assinale a alternativa que apresenta corretamente o motivo pelo qual Portugal proibiu a criação de manufaturas no Brasil:
	E	
Porque, sendo proibidas as fábricas e manufaturas, os habitantes do Brasil obrigavam-se a importar produtos industrializados de Portugal.
7- “O governo tem procurado criar condições para uma democracia representativa autêntica. Esse regime, consagrado no primeiro enunciado da Constituição, depende, entretanto, da boa escolha que o povo saiba e possa fazer dos seus representantes. Mas as condições para que essa escolha se efetive reclamam essencialmente um processo eleitoral escoimado dos vícios que até aqui o vêm comprometendo”.
O trecho acima foi retirado de um livro didático de história datado de 1979. Ele diz respeito à visão do General Castelo Branco sobre o sistema eleitoral e político brasileiro após o golpe de 1964. Diante disso e tendo em vista os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, assinale a alternativa que descreve corretamente o sistema partidário durante boa parte do regime militar:
	D	
Era composto pelo partido do governo, a Arena, e uma oposição consentida, o MDB.
6 - 
Os investimentos estatais foram fundamentais para a industrialização do Brasil. O surgimento de empresas, como a Companhia Siderúrgica Nacional, em 1941, era anunciado e discutido na primeira página dos jornais, como se vê acima. Diante disso e tendo em vista os conteúdos abordados no livro-base História do Brasil, política e economia, o projeto de industrialização implementado no Brasil, a partir do governo Vargas, é usualmente denominado de:
	C	Nacional-desenvolvimentista
5 - “Espalhando-se nesta cidade em a tarde do dia sete de março do corrente o rumor de ter havido um grande tumulto na praça do Recife no dia seis antecedente, no dia oito constou com certeza, que esse tumulto não fora menos de que uma insurreição contra os incontestáveis e sagrados direitos do melhor, e mais benfazejo dos príncipes sua majestade fidelíssima, o rei nosso senhor”. 
O trecho acima, retirado de um documento de 12 de maio de 1817, foi escrito por Matias da Gama Cabral Vasconcelos, coronel da cavalaria miliciana, no qual descreve alguns detalhes da revolta que se iniciou no Recife naquele ano. Sobre esta revolta, levando em consideração os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, é correto afirmar que:
	C	
Foi uma revolta de contestação ao sistema colonial, organizada especialmente por membros da elite.
 4 - “As ações repressivas promovidas pelo sistema de segurança se baseavam nas concepções formuladas pela Doutrina de Segurança Nacional sob a qual se erigiu a ideologia oficial da ditadura [...]. A Doutrina de Segurança Nacional, além de base ideológica do regime, permeou toda a estrutura do poder público brasileiro durante a ditadura, penetrando nas escolas através de disciplinas como Educação Moral e Cívica, Organização Social e Política do Brasil e Estudos de Problemas Brasileiros”. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, para a Doutrina de Segurança Nacional...
	C	
a preocupação da segurança nacional deveria ser com inimigos internos e não com os externos.
3 - “Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico. E logo chegando Sua Alteza Real às varandas do Paço disse ao povo: ‘agora só tenho a recomendar-vos a união e tranquilidade’. Foi a resposta de Sua Alteza Real seguida de vivas de maior satisfação”. 
A citação acima reproduz trecho do documento, datado de 9 de janeiro de 1822, relativo ao chamado “dia do Fico. Nele, D. Pedro colocava-se, assim, contra as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam a volta do príncipe a Portugal. De acordo com o livro-base História do Brasil, política e economia, esse episódio tem relação com o seguinte evento histórico:
	E	
A transferência da família real portuguesa ao Brasil, por conta das invasões napoleônicas.
2 - “O comércio [...] progrediu muito depois que a cidade tornou-se residência real [...] Os ingleses têm aberto muitos cafés no Rio de Janeiro, uma novidade, que tenho certeza, será bem acolhida. De fato, desde março de 1808, toda a cidade vem passando por transformações e recebendo melhorias”. 
No texto acima, o inglês Thomas O’Neill fala de suas impressões a respeito do Rio de Janeiro, cidade que conheceu no início do século XIX. De acordo com o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base História do Brasil, política e economia com relação ao Rio de Janeiro daquela época, é correto afirmar que:
	E	
o aumento da presença de produtos ingleses descrita por O'Neill é resultado da medida de abertura dos portos feita por D. João, o que gerou um aumento no comércio com a Inglaterra.
1 - “O coronelismo é sobretudo um compromisso, uma troca de proveitos entre o poder público, progressivamente fortalecido, e a decadente influência social dos chefes locais, notadamente dos senhores de terras”. 
De acordo com a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia, o termo Coronelismo, que define essa prática política da República Velha, deve-se:
	D	
aos postos que grandes fazendeiros ocupavam na Guarda Nacional, formada preferencialmente por membros da elite.

Continue navegando