A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
Apool 2 Historia do Brasil, politica e economia

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a citação: 
“Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto, diga ao povo que fico. E logo chegando Sua Alteza Real às varandas do Paço disse ao povo: ‘agora só tenho a recomendar-vos a união e tranquilidade’. Foi a resposta de Sua Alteza Real seguida de vivas de maior satisfação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1227&sid=115 Acesso em 25 de mar. 2018. 
A citação acima reproduz trecho do documento, datado de 9 de janeiro de 1822, relativo ao chamado “dia do Fico. Nele, D. Pedro colocava-se, assim, contra as ordens das Cortes Portuguesas, que exigiam a volta do príncipe a Portugal. De acordo com o livro-base História do Brasil, política e economia, esse episódio tem relação com o seguinte evento histórico:
Nota: 10.0
	
	A
	A Revolução Pernambucana, que buscava combater a centralização do poder nas mãos de d. Pedro.
	
	B
	A Revolução Liberal do Porto, que visava à construção de um regime monárquico constitucional em Portugal.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “A Revolução Liberal tinha por objetivo transformar a monarquia absolutista portuguesa em um regime constitucional” (livro-base, p. 18).
	
	C
	A abertura dos portos às nações amigas, que permitiu uma aproximação política com a Inglaterra.
	
	D
	A outorga da primeira constituição do Brasil independente, marcada pela criação do poder Moderador.
	
	E
	A transferência da família real portuguesa ao Brasil, por conta das invasões napoleônicas.
Questão 2/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a seguir um trecho do musical “Ópera do Malandro”: 
“Terezinha: Chegou a confirmação/ Da United coisa e tal/ Que nos passa a concessão/
Para o náilon tropical
Max: Então nós vamos montar/ Em São Paulo um fabricão.
Teresinha: Depois vamos exportar/ Fio de náilon pro Japão.
Max: Sei que o náilon tem valor/ Mas começa a me enjoar/ Tive ideia bem melhor/ Nós vamos ramificar!” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOLLANDA, Chico Buarque de. Ópera do Malandro. <www.vagalume.com.br/chico-buarque/opera.html#ixzz3y5RVDfew>. Acesso em 21 de abr. 2018. 
A “Ópera do Malandro” é ambientada na década de 1940. Uma das canções da peça traduz o entusiasmo do período com a industrialização do Brasil no período da Segunda Guerra. De acordo com os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre o impacto das duas guerras mundiais no processo de industrialização brasileiro, leia as afirmativas abaixo:
I. As guerras incentivaram a chamada política de “substituição de importações”.
II. Sem que Estados Unidos e Europa exportassem produtos industrializados, criaram-se condições para o surgimento de indústrias no Brasil.
III. Estados Unidos e Europa compravam matérias-primas e alimentos do Brasil, injetando assim recursos estrangeiros no país.
IV. As guerras criaram condições para que a crise de 1929 praticamente não tivesse consequências econômicas no Brasil. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	I, III.
	
	B
	I.
	
	C
	I, II.
Você acertou!
Estão corretas as afirmativas I e II, porque: I. “O processo de industrialização no Brasil foi impulsionado de forma decisiva pela necessidade de se substituir as mercadorias que, eventualmente, não mais podiam ser importadas. Trata-se do processo de industrialização por substituição de importações” (livro-base, p. 102); II. “Mergulhados na guerra total [...], Europa e EUA suspendiam as exportações de bens industrializados”; A afirmativa III é falsa, pois Europa e EUA “restringiam as importações de alimentos e matérias-primas desses mesmos países” (livro-base, p. 102); assim como é falsa é a afirmativa IV, porque 1929 refere-se ao período entre guerras; além disso, foi uma crise que teve impacto significativo no Brasil.
	
	D
	I, III, IV.
	
	E
	IV.
Questão 3/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia a seguinte citação: 
“Para nós, operários, milagre é conseguir sobreviver com os baixos salários que recebemos. Para isso, somos obrigados a trabalhar 12 a 13 horas por dia, e muitos trabalham aos domingos, o que significa, na prática, o fim de uma das maiores conquistas da classe operária: a jornada de 8 horas e o descanso semanal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PAES, Maria. Em nome da segurança nacional. São Paulo: Atual, 1995. p. 59. 
No ano de 1975, o Brasil vivia ainda influência do chamado “milagre econômico”. Tendo em vista a citação e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia sobre o chamado Milagre Econômico brasileiro, leia as afirmativas a seguir:
I. Foi o resultado do sucesso do setor agroexportador do Brasil, especialmente pelo aumento do preço do açúcar no mercado externo.
II. Ajudou no crescimento do PMDB em todo Brasil, que usou o Milagre como campanha política.
III. Foi usado como instrumento de propaganda do regime, pois o crescimento econômico legitimava a ditadura.
IV. Caracterizou-se por um intenso crescimento econômico do Brasil.
V. Ajudou a sanar as contas públicas, reduziu os índices de inflação e auxiliou medidas de austeridade em empresas estatais.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II, IV e V
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	III e IV.
As afirmativas III e IV estão corretas porque o chamado milagre econômico foi “Um crescimento sem precedentes, o qual veio a se tornar conhecido como milagre econômico brasileiro. A partir daí, o Regime Militar passou a fazer do desempenho econômico o principal componente da sua publicidade, pretendendo inclusive legitimar a ditadura através do crescimento da economia” (livro-base, p. 128). As demais afirmativas estão incorretas porque o milagre não resultou da política do aumento do preço do açúcar, nem ajudou o PMDB, que nem existia – existia o MDB; tampouco reduziu os índices de inflação.
	
	E
	II e V.
Questão 4/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A chamada Revolução Industrial [...], muito mais que uma revolução técnica, foi marcada por uma mudança nas práticas sociais, isto é, no fazer cotidiano das pessoas”.
Após esta avaliação, caso queira ler este texto integralmente, ele está disponível em: JOANILHO, André. História, política e sociedade. Curitiba: Iesde, 2009. p. 99. 
De acordo com o trecho acima e os conteúdos livro-base História do Brasil, política e economia a respeito das mudanças sociais promovidas pela Revolução Industrial, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	A expansão da Revolução Industrial foi acompanhada, também, por uma expansão da mão de obra livre.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “o crescimento demográfico e a generalização das relações capitalistas de trabalho nos países mais avançados e suas colônias disseminavam-se cada vez mais em face da crescente disponibilidade de mão de obra livre” (livro-base, p. 49)
	
	B
	A Inglaterra foi o primeiro país que conseguiu unir o trabalho escravo ao modelo industrial de produção.
	
	C
	O sucesso econômico da Revolução Industrial foi acompanhado de melhoria das condições de trabalho e democratização política na Inglaterra.
	
	D
	Os governos socialistas na Inglaterra, na virada do século XIX, permitiram o avanço das conquistas da Revolução Industrial para as camadas mais pobres da população.
	
	E
	A expansão inicial da Revolução Industrial foi acompanhada pela promulgação de leis que visavam a proteção aos trabalhadores das primeiras fábricas.
Questão 5/10 - História do Brasil, Política e Economia
Leia o extrato de texto abaixo: 
“Em 29 de junho de 1850 o vapor HMS Cormorant, do Comandante Herbert Schomberg [...] entrou no rio em Paranaguá. Ele encontrou quatro navios negreiros, um dos quais foi prontamente afundado. Quando rebocava outros três, o forte abriu fogo, e o Cormorant respondeu com vigor. Um marinheiro