Buscar

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE PRODUTOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Canais e Distribuição Física de Produtos
Logística Integrada 
1
Quando vamos a um supermercado e estendemos a mão para pegar um produto, algumas funções de marketing estão visivelmente presentes.
Na abordagem clássica de marketing (os 4 P’s), temos: Produto, o objeto de nosso desejo, foi escolhido porque atende alguma necessidade, muitas das vezes despertada pela Publicidade, que venceu uma batalha com os concorrentes e fez os atributos do produto ocupar uma posição privilegiada em nosso cérebro, face ao Preço cobrado pelo Ponto de venda.
L O G Í S T I C A
Estas funções de marketing, que estão, podemos dizer, à superfície, na verdade são sustentadas por outras invisíveis, da logística. Como na imagem de um iceberg, o ponto de venda, logo acima da linha d’água, é o elo com o sistema logístico ou de distribuição física, que na verdade é o responsável pela flutuação. 
Escola de Negócios
PONTOS DE VENDA
SISTEMA LOGÍSTICO OU DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA DE PRODUTOS AOS PONTOS DE VENDA
Funções visíveis que todos conhecem
Funções invisíveis que poucos conhecem
Escola de Negócios
Para viabilizar nosso gesto e pegar o produto, alguém, em algum lugar, tempos atrás, com base em uma previsão de vendas, processou um pedido de mercadoria que chegou através de um sistema de transporte, sendo recebido num armazém ou centro de distribuição, de onde seguiu para formar o estoque do canal de vendas. 
Tudo para que o produto certo estivesse no lugar certo, no tempo certo, a um preço certo.
Escola de Negócios
Escola de Negócios
Diagrama: O Frete e o Processo Operacional
Diagrama: O Processo Operacional da Distribuição de Bebidas
Fonte: Adaptado de LAMBERT, Douglas M., STOCK, James R. Strategic logistics management. Homewood: Richard D. Irvin, 1993. Paulo Fernando FLEURY, Centro de Estudos em Logística – CEL/COPPEAD/UFRJ, 2003. 
O Sistema de Processamento de Pedidos e a Gestão do Ciclo do Pedido.
Escola de Negócios

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais