Buscar

Gabarito AP2 2018.1 Políticas Públicas em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação e Humanidades
Faculdade de Educação
Coordenação da Licenciatura em Pedagogia – EAD
Avaliação Presencial 2 (2018.1)
Disciplina: Políticas Públicas em Educação
Coordenadora: Profa. Bertha do Valle 
Tutoras a Distância: Jéssica Coelho e Vera Campos 
	CURSO: 
	POLO:
	ALUNO(A):
	MATRÍCULA:
	
	DATA: / / 2018
 
ATENÇÃO: Prova Individual e sem consulta. A prova deverá ser feita a caneta azul ou preta.
QUESTÃO 1 – Estudo de Caso (5,0 pontos)
Mediante o estudo da legislação educacional em vigor, analise cada um dos casos abaixo através de um comentário fundamentado na legalidade de tais ações: 
a) Os jovens com idade acima de 15 anos, sem concluírem o Ensino Fundamental, não conseguem vaga na rede pública regular por estarem fora da faixa etária obrigatória de atendimento. Infelizmente não existem alternativas às situações de distorção de idade acima da faixa de idade obrigatória. (Máximo de 6 linhas)
A faixa de idade para matricula na rede pública até 17 anos. Existe atendimento aos alunos em defagem idade /ano de escolaridade na modalidade Educação de Jovens Adultos sem limite de idade. 
b) Uma escola de Ensino Fundamental apresenta no seu calendário 200 dias letivos e avisa aos pais que nos períodos de provas bimestrais haverá redução de horário em duas horas para todos os alunos. (Máximo de 6 linhas)
Na legislação educacional (LDB 9394) temos no artigo 24, inciso I, a determinação de a carga horária mínima anual ser 200 dias e 800 horas, excluídos os exames desta carga horária. Nesse sentido, não poderá reduzir a carga horária mínima diária de 4 horas para os alunos realizarem provas. 
c) Minha filha, por ser diagnosticada com autismo, é uma aluna especial. Ela tem 8 anos, mas ainda não fala, e reage à convivência social de forma diferente. Conseguimos sua matrícula na escola municipal, mas sofremos muito para que a escola tivesse condições de atendê-la de forma integrada. Hoje conquistamos uma mediadora para ela, assim sua permanência na escola começa a garantir seu direito à educação. (Máximo de 6 linhas)
O atendimento aos portadores de necessidades especiais esta garantido pela legislação em classes de ensino regular, preferencialmente, com mediadores para efetivarem a qualidade no atendimento as diferenças. 
QUESTÃO 2 – Julgue as informações abaixo indicando (F) para as afirmativas falsas e (V) para as verdadeiras. (3,0 pontos)
a) O Brasil participou da Conferência de Salamanca em 1994, realizada pelo UNESCO, assumindo os compromissos ali firmados, estabelecendo os princípios da Educação Inclusiva. (V)
b) O Plano Nacional de Educação é uma exigência constitucional, com período de 10 anos, composto por 20 metas para a educação a serem alcançadas no decênio. Em 2014 foi aprovado o novo PNE (2014-2020), nele temos as novas diretrizes para a educação nacional. (_V)
c) As cotas raciais e econômicas são desdobramentos das políticas afirmativas à democratização do acesso ao Ensino Superior e são ações legais restritas à educação. (F) 
d) A Constituição Federal de 1988 definiu as formas de financiamento da educação no país. Determinou percentuais da renda tributária e as contribuições sociais, como o salário, educação na manutenção do ensino. ( V) 
e) Os municípios possuem autonomia política, administrativa e financeira. Em relação à financeira, compete ao município criar tributos e impostos para garantir os serviços básicos aos contribuintes. (V) 
f) Os municípios brasileiros não recebem a distribuição dos impostos federais e estaduais, portanto, sua receita está restrita à arrecadação dos impostos municipais, IPTU, ISS etc. (_F__) 
g) As despesas com merenda escolar, assistência médico-odontológica, psicológica, assistência social, obras de infraestrutura e de construção de escolas, são consideradas despesas de manutenção da rede de ensino. Portanto, estão previstas nos 40% dos recursos financeiros da lei do FUNDEB, destinados à manutenção e desenvolvimento do ensino. (_F__)
h) O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), política pública que atua na descentralização dos recursos financeiros para as escolas públicas, vincula algumas exigências às unidades de ensino, que precisam cumprir alguns requisitos, tais como, ter um Conselho Escola-Comunidade, legalmente registrado e um projeto para as despesas. (_V__)
i) A Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) luta desde sua criação em 1980, a favor de princípios na formação dos mesmos, tais como, a docência como a base de identidade profissional de todo educador. Assim, influenciou a atual legislação das diretrizes curriculares dos cursos de Pedagogia. (_V__)
j) O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, após debates com a sociedade, a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e o Ensino \Fundamental, documento homologado para que os sistemas de ensino elaborem seus currículos, além de conter orientações para o trabalho pedagógico e as avaliações, na intenção do aperfeiçoamento da qualidade do ensino. (_V__) 
QUESTÃO 4: Analise as alternativas abaixo e assinale aquelas que considerar corretas em relação à legislação educacional em vigor: (2,0 pontos)
a) A legislação educacional garante a obrigatoriedade de o Estado oferecer a Educação Básica à Infância e à Juventude, nas etapas da Educação Infantil até o Ensino Médio.x
b) A oferta do atendimento em creches para as crianças 0 a 3 anos completos também é dever do Estado.
c) A LDB nº 5.692/71 é a legislação atual reguladora da Educação Nacional. 
d) O ano letivo tem a duração de no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar.x
e) A frequência à escola deverá ser controlada pela escola, mas não é obrigatório ao aluno.
Sucesso na Avaliação!

Continue navegando