Buscar

Just what is that makes today’s homes so different, so appealing?, Richard Hamilton

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Just what is that makes today’s homes so different, so appealing? Richard Hamilton
Nascido em 1992, Richard Hamilton foi um dos grandes representantes do movimentos da Pop Art britânica. 
A colagem Just what is that makes today’s homes so different, so appealing? foi criada em 1956 com recortes de revistas Norte Americanas da época. A composição desta colagem é composta por inúmeros elementos, dos quais conseguimos destacar uma figura masculina e outra feminina com os seus corpos de modelo, musculados que nos fazem reflectir sobre a obsessão e preocupação contemporâneas da aparência física, no homem observamos um chupa-chupa “pop” que trás consigo pode ter uma conotação sexual e no caso da mulher, de se assemelhar a uma pin up,; um inovador aspirador que qualquer dona de casa dos anos 50 adoraria ter; um cartaz de cinema do lado exterior que se consegue ver pela janela; uma televisão e um gravador, que lembram a ascensão dos meios de comunicação; um fiambre embalado sobre a mesa da sala; na parede um poster e uma imagem de um senhor Vitoriano, que podemos considerar uma figura conservadora da composição que sugere uma alteração da ideia de “lar” para um “novo lar” onde os media e as publicidades adquirem mais importância; por ultimo, no tecto encontra-se representada a lua, que denuncia o desejo da conquista do espaço. 
O fim da Segunda Guerra Mundial também contribuiu como força económica para a população dos Estados Unidos e com ela o estímulo para a realização de sonhos, assim a publicidade marca a sua posição no mercado mostrando à população o que o mundo moderno tem para oferecer. Este trabalho utiliza imagens populares dos media para captar a sociedade consumista da época, onde a classe média pode começar a adquirir e consumir como a classe alta. É clara a critica à sociedade de consumo, tanto pela qualidade de elementos apresentados na composição como da quantidade, fazendo com que a ideia geral que se tem deste trabalho de Richard Hamilton seja complexa.
Após a analise realizada na aula, a única noção da obra que se alterou e que desconhecia, foi a de Hamilton utilizar revistas Americanas nesta colagem.

Outros materiais