A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Just what is that makes today’s homes so different, so appealing?, Richard Hamilton

Pré-visualização | Página 1 de 1

Just what is that makes today’s homes so different, so appealing? Richard Hamilton
Nascido em 1992, Richard Hamilton foi um dos grandes representantes do movimentos da Pop Art britânica. 
A colagem Just what is that makes today’s homes so different, so appealing? foi criada em 1956 com recortes de revistas Norte Americanas da época. A composição desta colagem é composta por inúmeros elementos, dos quais conseguimos destacar uma figura masculina e outra feminina com os seus corpos de modelo, musculados que nos fazem reflectir sobre a obsessão e preocupação contemporâneas da aparência física, no homem observamos um chupa-chupa “pop” que trás consigo pode ter uma conotação sexual e no caso da mulher, de se assemelhar a uma pin up,; um inovador aspirador que qualquer dona de casa dos anos 50 adoraria ter; um cartaz de cinema do lado exterior que se consegue ver pela janela; uma televisão e um gravador, que lembram a ascensão dos meios de comunicação; um fiambre embalado sobre a mesa da sala; na parede um poster e uma imagem de um senhor Vitoriano, que podemos considerar uma figura conservadora da composição que sugere uma alteração da ideia de “lar” para um “novo lar” onde os media e as publicidades adquirem mais importância; por ultimo, no tecto encontra-se representada a lua, que denuncia o desejo da conquista do espaço. 
O fim da Segunda Guerra Mundial também contribuiu como força económica para a população dos Estados Unidos e com ela o estímulo para a realização de sonhos, assim a publicidade marca a sua posição no mercado mostrando à população o que o mundo moderno tem para oferecer. Este trabalho utiliza imagens populares dos media para captar a sociedade consumista da época, onde a classe média pode começar a adquirir e consumir como a classe alta. É clara a critica à sociedade de consumo, tanto pela qualidade de elementos apresentados na composição como da quantidade, fazendo com que a ideia geral que se tem deste trabalho de Richard Hamilton seja complexa.
Após a analise realizada na aula, a única noção da obra que se alterou e que desconhecia, foi a de Hamilton utilizar revistas Americanas nesta colagem.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.