Buscar

Cisne Negro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota de Campo
Nome: Deusiran Braz da Costa RA:
Nome: Nubia Arantes RA: 
Nome: Rafaella Monteiro RA: C460AH0 
Data: 10/03/2018.
 Deusiran, Nubia e eu, nos reunimos na minha casa, localizada na cidade de Serrana, Estado de São Paulo, para assistirmos ao filme Cisne Negro. 
 O filme mostra a história de Nina, que é uma bailarina que recebe o papel principal na peça "O Lago dos Cisnes". A peça interpretada por Nina conta a história de uma princesa que se transforma em Cisne Branco e que precisa de um amor sincero, de um príncipe, para retornar à vida humana. Entretanto, o príncipe, se encanta pelo Cisne Negro, que apresenta um poder de sedução ao qual o Cisne Branco não possui. Quando o cisne branco percebe que não poderá conquistar o príncipe, este se suicida. 
 Assim, o filme conta a história onde um diretor de balé busca encontrar a dançarina perfeita para fazer a atuação. Nina tem os passos perfeitos, a dança meticulosa ideal para representar o Cisne Branco, no entanto, ela também precisará interpretar o Cisne Negro, um papel que exige que a bailarina mostre sua sexualidade. Nina possui todas as características do Cisne Branco, ela nasceu para vivê-lo, pois possui toda a pureza, doçura que o Cisne Branco representa, mas sua ligação com o sexo é imatura, o que faz com que ela não possua a sensualidade necessária para viver o Cisne Negro. Mesmo que Nina não possuindo esse lado, ela é escolhida pelo diretor, pois ele acredita que lá dentro exista esse lado. 
 Nina não possui uma boa relação com sua mãe, pois esta é uma ex bailarina que não conseguiu atingir o auge da carreira e, culpa a filha por isso, pois diz que largou tudo para cuidar dela. Sendo, portanto, uma mãe controladora e manipuladora.
 Para que Nina possa mostrar o seu lado "obscuro" para que consiga criar o Cisne Negro, o diretor Thomas, começa a provocá-la. Nesse momento, Nina, passa a ter a presença paterna que nunca tivera antes, o que poderá levá-la a cortar a relação doentia que possui com sua mãe. 
 O que mais nos chocou nesse filme foi que o objetivo dele é levar o público para o interior da mente atormentada e doentia da personagem.
 O diretor acaba por se tornar também manipulador para Nina, já que esta foi criada por sua mãe para apenas obedecer. 
 Nina quer tanto extravasar seus sentimentos para que então surja o Cisne Negro, que ela faz isso por meio da automutilação, pois somente quando seu corpo sangra é que sua alma consegue transbordam tudo aquilo que ela sente. 
 O filme mostra o tempo todo, como a inconsciência humana tem seus abismos e o quanto ela possuí seu lado sombrio e luminoso. A trajetória guiada pela personagem mostra todos os lados da mente humana, deixando claro que não é possível ter um crescimento emocional sadio quando o inconsciente é deixado de lado. 
 O final do filme é impactante, pois a morte simbólica da personagem mostra que finalmente ela conseguiu chegar à onde queria, ou seja, na perfeição que tanto buscou o filme inteiro.
 Portanto, numa análise psicopatológica, podemos perceber que o tempo todo a personagem vive repressões vindas de sua mãe. Essas repressões se concretizam na forma de anorexia, manutenção do corpo e do psiquismo infantil, da repressão sexual e do controle que a mãe de Nina exerce sobre ela. A mãe de Nina tenta o tempo todo transformá-la no Ideal de Eu dela, fazendo com que a filha mantenha os seus desejos e seja mantida sob o seu controle, em uma forma submissa e infantil, impedindo-a de manter seus próprios desejos. Quando a personagem passa a ser reprimida, acaba por desenvolver sofrimentos que a levam a ter atitudes histéricas durante todo o filme, levando a atos de mutilação, coçando-se sem parar ou até mesmo levantando as cutículas das unhas para que haja um sangramento. Nina vive somente seu superego até conhecer Lili, que desperta nela o seu Id, onde todos os seus desejos reprimidos vêm à tona, causando um desequilíbrio constante que a levar a ter sérios problemas psicológicos. No final do final, a personagem mostra sinais visíveis de esquizofrenia, onde ela passa a ter delírios e alucinações.

Outros materiais