Buscar

Questão 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 3/5 - Teoria do Conhecimento
Leia a citação a seguir:
“Não podemos conhecer tudo. O númeno é, para Kant, o nome daquilo que, no conhecimento, não se pode conhecer. O númeno deixa um furo no conhecimento, que se constitui através da sensibilidade associada ao entendimento. O númeno vem barrar uma suposta totalidade do conhecimento; não é o objeto que se apresenta aos sentidos, mas o objeto que tomamos ‘quando pensamos nele em si como simplesmente inteligível, ou seja, dado somente ao entendimento e não aos sentidos’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUINET, Antônio. Um olhar a mais. Rio de Janeiro. Zahar. 2004. p. 51)
Para Kant, nosso conhecimento não se refere às coisas em si, mas apenas às coisas dadas pela sensibilidade, ou seja, aos objetos que se apresentam por meio de fenômenos. De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Epistemologia das Ciências Sociais sobre a coisa em si para Kant, é correto afirmar que:
	
	A
	O númeno é a “coisa em si”, ou seja, aquilo que aparece para os nossos sentidos; na filosofia kantiana, o númeno é a garantia da percepção da realidade tal como ela é.
	
	B
	Segundo Kant, a “coisa em si” é inalcançável pelo entendimento humano; ou seja, podemos conhecer apenas os fenômenos e a forma como eles se apresentam.
	
	C
	A “coisa em si”, na filosofia kantiana, pode aparecer para os nossos sentidos, da mesma forma como os fenômenos aparecem para o nosso intelecto.
	
	D
	Númeno, aparência, experiência sensível e realidade fenomenológica não só são conceitos complementares, como são sinônimos no arcabouço da filosofia kantiana.
	
	E
	Segundo Kant, os objetos da experiência sensível são apreendidos através do númeno, que é dado somente aos sentidos, sendo, portanto, simplesmente inteligíveis.

Continue navegando