Buscar

prova de oriente

Prévia do material em texto

1- O texto a seguir refere-se à Revolução Neolítica, ocorrida na Pré-História : ¿A primeira revolução que transformou a economia humana deu ao homem o controle sobre o abastecimento de sua alimentação. O homem começou a plantar, cultivar e aperfeiçoar, pela seleção, as ervas, raízes e árvores comestíveis. E conseguiu domesticar e colocar sobre sua dependência certas espécies de animais, em troca do alimento, da produção e da previsão que podia oferecer. Os passos estão intimamente relacionados. CHILDE, Vere Gordon. A Evolução Cultural do Homem. 5ª ed, Rio de Janeiro: Zahar, 1986, p.770. Sobre esse assunto, não é correto que (adaptada da UFSCAR):
R: cerca de 100.000 anos, aproximadamente 25% da população existente no planeta passou adotar uma economia baseada na produção de vegetais e criação de animais,abolindo a caça e a coleta de suas atividades econômicas.
2- O Periodo Neolítico constituiu-se em um momento crucial para a história da humanidade. A partir dessa fase os homens estabeleceram os fundamentos para a constituição das primeiras comunidades. Dentre as principais técnicas desenvolvidas pelos homens nessa fase destacamos:
R: AGRICULTURA E A DOMESTICAÇÃO DE ANIMAIS.
3- As frases abaixo fazem menção às características comumente identificadas nas funções de um personagem importante na sociedade do Egito antigo. "era aquele que representava a união e, ao mesmo tempo, sua função era dar sentido a esta união". "seu papel tem uma representação de caráter religioso e, também, certo poder político, como um articulador de forças locais". A qual figura egípcia estas frases estão se referindo?
R: AO FARAÓ
4-"Se um homem negligenciar a fortificação de seu dique, se ocorrer uma brecha e o cantão inundar-se, o homem será condenado a restituir o trigo destruído por sua culpa. Se não puder restituí-lo, será vendido, assim como seus bens, e as pessoas do cantão de onde a água levou o trigo repartirão entre si o produto da venda." O texto faz referência:(Adaptada PUC - RJ)
R:A LEI DE TALIÃO E O CÓDIGO DE HAMURÁBI
5-Sobre o Egito antigo, é correto afirmar que:
R: A ECONOMIA ERA BASEADA NA AGRICULTURA E NA CRIAÇÃO,ATIVIDADES VINCULADAS A UM COMPLEXO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO.
6-A unificação dos reinos egípcios, supostamente realizada por Menés, ocorreu no:
R:PERÍODO PRÉ DINASTICO.
7-No vale do rio Nilo, situado no nordeste da África, formou-se o primeiro Estado unificado da história, o Egito. Tal Estado se alicerçava . 
R: na servidão coletiva, cabendo à população camponesa pagar impostos sob a forma de produtos ou trabalhos.
8-Muitas religiões atuais acreditam na vida após a morte. Os egípcios foram um dos primeiros povos a preconizarem essa crença e a denominavam MENTEPSICOSE. Podemos conceituar mentepsicose como
R: crença de que o indivíduo voltaria à vida em seu corpo daí a preocupação com sua conservação.
9-Sabe-se muito a respeito dos faraós, mas desconhece-se muito também. Os historiadores não podem afirmar que a primogenitura garantia a sucessão ou se cabia a um rei designar seu sucessor. De qualquer forma, ele só se tornava faraó após a cerimônia de coroação, em Mênfis, na qual em meio a uma série de ritos recebia os símbolos de poder, o cetro, o látego e a coroa, e uma série de títulos." (PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. 24ªEd. São Paulo: Contexto, 2008, p. 96.)
R: A escolha do faraó era uma questão política, assim, envolvia personagens poderosos na sociedade egípcia, tais como, nomarcas e sacerdotes.
10-Em relação à arte do Egito Antigo, é correto afirmar que:
R: Manifestava cenas do cotidiano do falecido e esboçava uma representação da vida de além-túmulo.
11-As religiões são formadas a partir de processos históricos particulares. Elas não nascem como modelos prontos, fechados, que brotam por conta de uma ligação direta com o transcendental. Os elementos próprios de uma religião são construídos paulatinamente. Com base na história religiosa dos hebreus e considerando o que foi dito acima, é correto afirmar que:
R: crença monoteísta dos hebreus foi fortalecida pela atuação de Moisés no êxodo Egípcio.
12-Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
R: a religião estava inserida em aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
13-Sobre a religião no Egito Antigo podemos afirmar: I ¿ Os egípcios foram os responsáveis pela propagação da crença em um só Deus. II ¿ Os egípcios eram politeístas. III ¿ Os egípcios acreditavam que a alma abandonava o corpo na hora da morte, mas o reencontrava na eternidade. ESTÃO CORRETAS:
R: As alternativas II e III
14-Os Estados teocráticos da Mesopotâmia e do Egito evoluíram acumulando característi cas comuns e peculiaridades culturais. Os egípcios desenvolveram a prática de embalsamar o corpo humano porque:
R: olhar de uma integração de vida e morte, dando tom especial e eterno ao embalsamado;
15-Diversos motivos levaram os homens à prática da mumificação: tentativa de ¿burlar¿ a morte, enfrentamento dos deuses ou homenagem aos falecidos. Independente da razão, esse ritual foi realizado por diversos povos. Dentre esses, os que mais se notabilizaram foram os egípcios. Especificamente sobre a mumificação egípcia podemos afirmar que:
R: os egípcios possuíam formas diferentes de mumificação, aplicadas de acordo com as posses do indivíduo.
16-Com reação ao domínio da terra e a mão-de-obra utilizada nas sociedades egípcia e mesopotâmica, é correto afirmar que:
R: predominava a servidão coletiva, onde o indivíduo explorava a terra como membro da comunidade e servia ao estado, proprietário absoluto dessa terra.
17-A importância histórica de Amenotep IV, faraó egípcio durante o chamado Novo Império, esta no fato de ter:
R: Promovido uma revolução religi osa ao instaurar um culto com influências monoteísta e afastado dos sacerdotes de Amon.
18-A organização Persa é considerada uma das maiores do Oriente Antigo, tendo vencido inimigos como os Babilônios, espartanos e egípcios. Esta sociedade no entanto, tem poucos materiais e escritos próprios encontrados até hoje pela arqueologia. Um dos grupos mais famosos a relatar sobre sua organização são os:
R: Gregos
19-Sobre os hebreus é incorreto afirmar que:
R: Adotavam a crença em variados deuses, sendo considerados politeístas.
20-Os hebreus desenvolveram sua sociedade no primeiro milênio antes de Cristo. A respeito dela podemos afirmar que:
R: a importância do estudo dos hebreus se justifica pelo monoteísmo que surge e se desenvolve entre eles, constituindo-se um ponto de partida para o Cristianismo e o Islamismo.
21-Durante a Idade da Pedra, a partir da manufatura de instrumentos. Ferramentas de pedra, osso e madeira foram sendo aperfeiçoados e, graças a elas, foi possível uma maior exploração dos recursos vegetais e animais.
R: A manipulação do meio em que vive ajudou o homem a explorar melhor os recursos que possuía em seu redor.
22-As bases da cultura mesopotâmica foram lançadas pelos:
R: Sumérios.
23-Leia as afirmativas abaixo e marque a opção correta correspondente: I -Código de Hamurábi - foi uma compilação de leis executada pelo rei Hamurábi e que regulamentava diversas áreas da vida em sociedade, tais como: relações trabalhistas, cíveis e criminais. II - Servidão coletiva - sistema de trabalho no qual as terras pertenciam a uma elite composta, no geral, por sacerdotes, membros da nobreza e realeza e que eram cultivadas exclusivamente pelo trabalho escravo. III - Politeísmo - crença predominante na Antiguidade que atribuía o caráter divino a vários seres mitológicos
R: As opções I e III estão corretas
24-Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Eles se autodenominavam "as cabeças negras" e a região na qual habitavam denominavam de "terra de Sumer". Sobre este povo, assinale o correto.
R: Eram sedentários. Agricultores, realizaram obras de irrigação e canalizaçãodos rios. Construíram as primeiras cidades fortificadas que funcionaram como cidades-estados. Utilizavam técnicas de metalurgia e a escrita.
25-Observe esses artigos do Código de Hamurábi: Art 197 - Se alguém quebra o osso a um outro, se lhe deverá quebrar um osso. Art 198 - Se ele arranca o olho de um liberto, deverá pagar uma mina. Art 197 - Se ele arranca o olho de um escravo alheio ou quebra um osso de um escravo alheio, deverá pagar a metade de seu preço. Podemos constatar após a apreciação desses artigos que: I - Está explicíta nesses artigos a premissa do "olho por olho, dente por dente". II - A lógica do olho por olho, dente por dente valia de acordo com a camada social. III - A dureza das penas era com intuito de evitar comportamentos similares.
R: I, II e III estão corretas.
26-As primeiras civilizações encontraram dificuldades para superar seus medos diante dos fenômenos da natureza. Nesse sentido,valeu a criatividade e a capacidade de invenção. Com relação aos egípcios, podemos salientar que:
R: Construíram diques e canais que facilitaram a exploração de técnicas agrícolas indispensáveis para a sobrevivência.
27-A história antiga, sobretudo a oriental, se comparada à história contemporânea, apresenta um obstáculo que dificulta seu estudo, falamos:
R: da falta de fontes escritas
28-As civilizações do Oriente próximo, localizadas no Egito e na Mesopotâmia, apesar das especificidades que as marcam, apresentam certa similitude, dentre as quais podemos salientar:
R: o poder político forte, além do controle governamental sobre a estratificação social, ante a necessidade de manter-se um corpo social unificado em razão das constantes invasões.
29-"Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem." O trecho acima celebra:(Questão adaptada FGV) 
R: o poder criador do regime de cheias e vazantes do rio Nilo, que somado às obras para aproveitamento deste recurso natural, garantiu a sobrevivência egípcia.
30-A cultura egípcia ainda hoje é muito apreciada pela riqueza de detalhes de suas peças. Em termos estilísticos podem dizer que os egípcios se caracterizaram:
R: por uma temática eminentemente religiosa e funerária
31-O Novo Império egípcio foi um momento político de ampla expansão territorial por parte deste Estado, assim, a figura do faraó que buscava reinventar sua representação política a cada período, encontrou um novo desafio, falamos:
R: da identificação dos faraós com a imagem de um guerreiro
32-Diversos motivos levaram os homens à prática da mumificação: tentativa de burlar a morte, enfrentamento dos deuses ou homenagem aos falecidos. Independente da razão, esse ritual foi realizado por diversos povos. Dentre esses, os que mais se notabilizaram foram os egípcios. Especificamente sobre a mumificação egípcia podemos afirmar que: 1.Os egípcios atingiram um nível de sofisticação tão grande que sua técnica foi difundida entre os povos que viviam nas cercanias do Saara como os hebreus. 2.Os egípcios possuíam formas diversas de mumificação aplicadas de acordo com a camada social a que o morto pertencesse, ou seja, na morte havia a reprodução da desigualdade vigente. 3. A crença na mentepsicose era o fundamento da mumificação 4. Os faraós não eram mumificados, pois eram considerados deuses vivos.
R: apenas II e III estão corretas.
33-Gwendolyn Leick em seu livro "Mesopotâmia: a invenção da Cidade" afirma que a escrita cuneiforme surgiu no sul da Mesopotâmia e parece ter sido inventada pelos sumérios. Sobre essa forma de escrita podemos afirmar que:
R: Se trata de uma designação geral dada a certos tipos de escrita feita com o auxílio de objetos em formato de cunhas.
34-Partindo da cidade de Constantinopla e seguindo em direção a Ásia, no contexto do mundo antigo, se encontrava a região que chamamos de:
R: 	Oriente
35-Na Antigüidade Oriental, o Modo de Produção Asiático caracterizou-se fundamentalmente pelo(a):
R: apropriação formal da terra pelo Estado e efetiva pela comunidade camponesa, cujos membros deveriam pagar impostos e prestar serviços ao Estado;
36-"Salve, ó Nilo (...) regas a terra em toda parte, ó deus dos grãos, senhor dos peixes, produtor do trigo e da cevada (...) Logo tuas águas se erguem (...) todo ventre se agita, o dorso é sacudido de alegria e os dentes rangem." O trecho acima celebra:(Questão adaptada FGV)
R: o poder criador do regime de cheias e vazantes do rio Nilo, que somado às obras para aproveitamento deste recurso natural, garantiu a sobrevivência egípcia.
37-¿O aparecimento do homem sobre a terra é indicado pelos instrumentos que ele faz. Para obter alimento e abrigo, os homens fabricaram instrumentos (ferramentas) com que supriam as suas deficiências corporais. A princípio, utilizavam-se de lascas de madeira, pedra ou osso, obtidos à mão, para recolher o alimento: eram facas, machados e enxós bastante primitivos¿. AQUINO, Rubim Santos Leão de. História das sociedades: das comunidades primitivas às sociedades medievais. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980. P. 64. Assinale a alternativa que identifica o período cujas características correspondem às mencionadas no texto. (Questão adaptada de concurso público municipal)
R: Paleolítico.
38-Em termos de organização política, os egípcios adotaram uma forma característica de poder para o faraó. Tal modelo ficou conhecido sob o nome de TEOCRACIA. Por teocracia entendemos:
R: forma política em que os faraós eram reverenciados como deuses-vivos, ou seja, possuíam poder ilimitado.