Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO MEDIDAS E AVALIAÇÃO 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO APRENDIZADO MEDIDAS E AVALIAÇÃO 2018.1
A escolha do teste para a realização de uma avaliação física deve ser fundamentado em três grandes perspectivas ou três grandes pilares. São eles o público alvo, o instrumento a ser utilizado e o objetivo da avaliação física. Considerando os três grandes pilares, julgue as afirmações abaixo:
I. A avaliação física deve conter os testes mais atualizados e fidedignos possíveis, independente de estar ao alcance ou não do avaliador;
II. A avaliação física deve mensurar variáveis que permitam avaliar e acompanhar o objetivo do aluno;
III. O instrumento de medida a ser utilizado deve ter garantias de que foi a melhor solução para a avaliação do cliente, mesmo que não seja 100% fidedigno;
IV. O teste a ser realizado independe do público alvo, uma vez que o teste deve mensurar uma valência física ou antropométrica.
É correto apenas o que se afirma em:
ITEM II E III
A cineantropometria é a área da ciência que usa a medida no estudo de tamanho, força, proporcionalidade, composição e maturação do corpo humano, em relação ao crescimento, à atividade física e ao estado nutricional (Ross e De Rose, 1982). Em relação à sua aplicabilidade e relevância, julgue os itens abaixo:
I. É aplicada tanto ao crescimento, como exercício, performance e estado nutricional;
II. O governo aproveita os seus relatórios para tomar decisões relacionadas com, por exemplo, o estado nutricional dos avaliados;
III. Não apresenta relevância para o sistema educativo do Brasil;
IV. Quando bem aplicada no contexto escolar, permite observar o crescimento de uma criança, entretanto, não é possível observar a evolução do estado nutricional de uma criança.
É correto apenas o que se afirma em:
ITEM I E II
Segundo o ACSM (2000), em uma anamnese, é importante constar alguns aspectos de fácil aplicabilidade mas de fundamental importância. Alguns desses aspetos fornecem informações fundamentais para o início da atividade física. Identifique o aspecto que não faz parte de uma anamnese:
CLASSE SOCIAL
O índice de massa corporal (IMC) é utilizado para avaliar o estado nutricional de populações. Um indivíduo de 20 anos apresentou um IMC de 27,5kg/m² e foi classificado como sobrepeso. Com base nos conceitos de teste, medida e avaliação, assinale a alternativa correta:
Teste (balança e estadiômetro); Medida (massa corporal e estatura); e avaliação (sobrepeso)
Considerando avaliação física um componente indispensável para a elaboração de um correto e eficiente programa de exercícios, o profissional de Educação Física deverá se preocupar com a qualidade da sua avaliação, conduzindo-a da melhor forma possível. Para isso, os testes deverão respeitar uma sequência fisiológica correta. Marque a opção que apresenta a sequência adequada para avaliar os componentes de aptidão física relacionados à saúde:
Avaliação pré teste, postural, antropométrica, composição corporal, resistência aeróbica, força e flexibilidade.
A pressão arterial (PA) em repouso não deve ser verificada somente em adultos, mas também, em crianças e adolescentes dentro ou fora da escola, principalmente aqueles que apresentam história familiar, sobrepeso e obesidade. Para isso, o professor de Educação Física NÃO deverá permitir:
A utilização do manguito tamanho adulto para todos.
Você é professor de uma rede municipal de ensino e gostaria de fazer um estudo para acompanhar o crescimento longitudinal de seus alunos desde o ensino fundamental até o final do ensino médio. Para realizar esta pesquisa, você precisará avaliar as seguintes variáveis:
Massa corporal total, estatura, altura sentada e comprimentos de membros inferiores.
O ponto anatômico de referência à medida da circunferência abdominal situa-se:
Na cicatriz umbilical, colocando-se a fita em um plano horizontal
	Os exercícios físicos, especialmente os aeróbicos e os anaeróbicos de baixo impacto, são indicados no tratamento não medicamentoso da hipertensão PORQUE exercícios podem reduzir a PA no hipertenso devendo ser praticados pelo menos 3 a 4 vezes por semana, com supervisão de profissional especializado. Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
	
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
A medida da envergadura é importante para conhecer o comprimento dos membros superiores. Esta verificação é a distância entre:
Os pontos dactiloidais direito e esquerdo.
Toda investigação ou medida derivada de um teste, deve reunir três critérios essenciais conhecidos como validade, fidedignidade e objetividade. Em relação a estes critérios é correto afirmar que:
	A reprodutibilidade dos resultados em diferentes dias por um mesmo avaliador é denominada fidedignidade
Julgue as seguintes asserções: A Organização Mundial de Saúde preconiza a utilização do Índice de Massa Corporal (IMC), para a avaliação do estado nutricional de populações PORQUE embora este índice não seja de simples avaliação, possui uma alta correlação com a massa corporal magra. Com base nas asserções acima, assinale a opção correta:
a primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
O questionário PAR-Q avalia a prontidão para a prática de atividade física moderada em indivíduos ...
Adolescentes, adultos e idosos até 69 anos.
A história da sucessão de transformações que ocorre no indivíduo, desde a fecundação até a maturidade plena, refere-se a:
ONTOGÊNESE
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (2005), abaixo de dez anos de idade, não se recomenda fazer o diagnóstico de síndrome metabólica, mas na presença de obesidade abdominal, deve-se enfatizar a importância da redução de peso e reeducação alimentar, com ênfase em mudança de comportamento. Em crianças acima de dez anos, a síndrome metabólica pode ser diagnosticada pela presença de obesidade abdominal e de duas ou mais manifestações clínicas, entre elas: triglicérides aumentados, HDL baixo, hipertensão arterial ou hiperglicemia. Baseando-se nesta citação, qual deve ser o papel do professor de Educação Física, no combate da Síndrome Metabólica em crianças e adolescentes?
Estimular as práticas prazerosas de atividades físicas, em suas diversas formas de expressão, para combater o sedentarismo, aumentar o HDL e reduzir os triglicerídeos.
As avaliações físicas devem fazer parte do processo regular de orientação e prescrição dos exercícios físicos e treinamentos. Durante as fases de crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes, observamos alguns desequilíbrios frequentes. Assim, ao avaliarmos o equilíbrio postural dos ombros e coluna torácica, assinale a visão correta para essa avaliação e o desequilíbrio postural correspondentes:
Desequilíbrio: Rotação anterior dos ombros e Hipercifose - Visão Lateral
	Mudanças observáveis externamente, tais como o aparecimento de pelos pubianos e os seios nas meninas e o aumento do tamanho do pênis e dos testículos nos meninos, são consideradas um marco do início da puberdade, porque as mudanças internas, como aumentos hormonais, aumento gradual dos ovários das meninas e das células testiculares dos meninos são difíceis de serem avaliadas.
 
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Uma das vaiáveis do desempenho físico é definida operacionalmente como amplitude máxima fisiológica passiva de um dado movimento articular. Assinale a alternativa que apresenta esta variável:
Flexibilidade.
Um aluno de 20 anos foi autorizado pelo médico para iniciar um programa de atividade física regular. Mas, a avaliação pré-teste feita pelo profissional de Educação Física apresentou um quadro de hipertensão, obesidade e sedentarismo. Sabemos que o quadro apresentado acima é de risco para desenvolver doenças cardíacas, podendo ser classificado como:
Risco moderado, pois possui três fatores de risco.
O valor do índice de massa corporal (IMC) considerado obesidade mórbida correspondea:
>40Kg/m²

Outros materiais