Buscar

avaliando TSP1

Prévia do material em texto

1a Questão 
O psicólogo behaviorista Donald Hebb buscou associar o determinismo a qual outra forma de definir e construir o comportamento humano?
Punição 
Livre arbítrio
Reforço
Condicionamento operante
Condicionamento clássico
 2a Questão 
João entrou numa loja de bicicletas, ficou algum tempo observando alguns modelos. Depois de 20 minutos, subiu no modelo que mais gostou e saiu pedalando da loja. Os vendedores ficaram sem entender nada. Alguns ainda tentaram ir atrás dele, mas João pedalava rapidamente e sumiu na rua. Esse tipo de situação implica comportamento humano, objeto de estudo dos behavioristas. Com base nos conceitos do behaviorismo radical, julgue as asserções a seguir:
Comportamento inclui apenas alguns poucos eventos sobre os quais podemos falar. PORQUE O behaviorismo radical evita descrever o comportamento humano de maneiras úteis. Assinale a opção correta:
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira. 
Tanto a primeira quanto a segunda são proposições falsas.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
 3a Questão 
Nos seus primórdios, a psicologia era chamada de ¿ciência da mente¿, isso porque seu objeto de estudo era a mente e seu método de investigação, criticado pelos behavioristas, era:
introspecção o comportamento vicariante o comportamento manipulável extrospecção comparativismo 
 4a Questão 
O filósofo George Berkeley lançou dúvidas sobre a existência da realidade. Podemos entender sua proposta filosófica ao apreendermos o homem como um ser subjetivo, isto é, recebe as informações do mundo externo, compara com suas experiências prévias, interpreta e compreende de forma pessoal e única. A isso denomina-se:
estimulação percepção praticidade objetividade sentidos 
 5a Questão 
 
Os behavioristas acreditam que a psicologia deve ser apreendida como a ciência do comportamento, que também pode ser nomeada como:
		comportamento sincrônico
comportamento diacrônico análise radical análise comportamental análise introspectiva 
1a Questão 
Foi apresentada a uma criança de 10 anos uma fórmula matemática e foi solicitado que se chegasse ao resultado correto diante do enunciado apresentado. A criança precisou efetuar a conta por 10 vezes até que se chegasse ao resultado final. Cada vez que ela errava, mas percebia que ia se aproximando do resultado correto, ela tinha entusiasmo para tentar. A medida de estar perto ou longe do resultado esperado era apresentada pela professora por meio do elogio. A situação acima refere-se a quais conceitos abordados pelo Behaviorismo:
Aprendizagem por tentativa e erro (Thorndike) e condicionamento clássico (Pavlov) Aprendizagem por tentativa e erro (Thorndike) e reforço negativo (Skinner). Lei do uso e desuso (Thorndike) e condicionamento clássico (Pavlov) Lei do uso e desuso (Thorndike) e reforço positivo (Skinner). 
Condicionamento operante (Skinner) e reforço negativo (Skinner)
 2a Questão 
Os behavioristas contemporâneos têm uma noção dioferenciada dos behavioristas motodológicos. Essa noção baseia-se em:
Cognitivismo 
Pragmatismo
Altruísmo
Hedonismo
Realismo
 3a Questão 
Às ideias de que: A) o comportamento é determinado unicamente pela hereditariedade e pelo ambiente e B) a escolha não é uma ilusão, são as próprias pessoas que causam o comportamento, dizem respeito, respectivamente, à(ao): c) causalidade e determinismo 
a) determinismo e livre-arbítrio
e) livre-arbítrio e conceitualidade
d) determinismo e ilusão
b) livre-arbítrio e descontinuidade
 4a Questão 
Thorndike, também Behaviorista, utilizou como instrumento de estudo uma "caixa-problema˝ com o objetivo de analisar o potencial de aprendizagem e condicionamento em gatos, com a intenção de transferir esse método para a espécie
humana. Observando a figura abaixo, responda que tipo de aprendizagem foi desenvolvida pelo gato, diante da situação criada por Thorndike.
	A aprendizagem é do tipo tentativa e erro, onde o animal diminuía gradativamente o comportamento aleatório e substituía a manutenção dos comportamentos, que tiveram um resultado desejado. 
A aprendizagem é do tipo condicionamento clássico e o animal só se sentia atraído pela comida quando uma luz era apresentada.
A aprendizagem é do tipo uso e desuso. O animal quanto mais usava uma estratégia, mesmo que aleatória, maior era sua probabilidade de obter êxito na tarefa.
A aprendizagem é do tipo social, pois foi necessário observar o comportamento correto em outro animal para conseguir alcançar a meta.
A aprendizagem é do tipo tentativa e erro, sendo assimilada ao condicionamento clássico de Pavlov.
 5a Questão (Ref.:201706303965)	Pontos: 0,1 / 0,1 
Avalie a figura abaixo e relacione-a com o Behaviorista responsável por esse estudo e o tipo de condicionamento que era desenvolvido.
	A figura retrata o condicionamento do tipo operante, estudado por Thorndike. Esse Behaviorista avaliava a aprendizagem para a solução de um problema e aplicação da mesma em estímulos similares, por meio do conexionismo. 
A figura retrata o condicionamento do tipo clássico, estudado por Pavlov, pois foi preciso haver comportamento ativo para aprendizagem.
A figura retrata o condicionamento do tipo operante, estudado por Thorndike. Esse Behaviorista avaliava as condições de associação de ideias.
A figura retrata o condicionamento do tipo operante, estudado por Skinner, pois foi preciso haver comportamento passivo para aprendizagem.
A figura retrata o condicionamento do tipo operante, estudado por Pavlov, pois foi preciso haver comportamento passivo para aprendizagem.
1a Questão	 
Identifique o estímulo incondicionado na situação abaixo: Maria, que retirou um tumor no seio esquerdo, precisou passar por sessões de quimioterapia semanais que lhe provocam grande desconforto e mal-estar. Mesmo algum tempo após o encerramento das sessões de químio, Maria passa mal todas as terças, dia no qual ela normalmente era submetida ao tratamento.
tumor no seio esquerdo mal-estar dia da semana (terça-feira) desconforto 
sessões de quimioterapia
 2a Questão 
Pavlov, comportamentalista, estudou o tipo de condicionamento clássico ou respondente. Diante da pesquisa realizada por Pavlov para chegar ao entendimento sobre esse tipo de condicionamento, é CORRETO afirmar que:
	 
	Pavlov realizou experimentos com cães, apresentando estímulos precedidos da comida, como luz e barulho. Percebeu, depois de um tempo, que, para o animal salivar, era necessário apenas apresentar os estímulos que precediam à comida.
	
	Pavlov apenas estudou o condicionamento clássico para identificar estímulos específicos para respostas específicas.
	
	Pavlov realizou experimentos com cães, apresentando estímulos precedidos da comida, como luz. Percebeu, depois de um tempo, que os animais continuam dependendo da presença da comida para produzir a saliva.
	
	Pavlov realizou experimentos com ratos e percebeu que quando eram emitidos choques posteriormente a uma situação que não respondia às expectativas do experimentador, esse animal exterminava esse tipo de comportamento.
	
	Pavlov utilizou seres humanos nas suas pesquisas e chegou à conclusão que o indivíduo precisa ser o responsável pela associação de respostas para que a aprendizagem ocorra.
3a Questão 
¿Diz-se que o rato sabe sobre a luz se ele responde mais quando a luz está acesa. Diz-se que César sabe sobre aves se ele nomeia corretamente vários exemplares, explica seus hábitos de construção de ninhos, imita seus cantos e assim por diante¿. (BAUM, 1999, p. 123). O texto refere-se ao:
conhecimento de si mesmo conhecimento não declarativo conhecimento não verbal conhecimento instintual conhecimento declarativo 
4a Questão 
Pedro está fazendo uma dieta radicalem que, cada vez que sente muita fome, pinga limão na língua. Pedro sempre saliva com o gosto do limão. Pingar limão na língua pode ser considerado um(a):
limiar de transição estímulo eliciador estímulo interveniente resposta neutra reforço neutro 
5a Questão 
Se você está dirigindo em uma estrada de pista simples e encontra um veículo lento pela frente, você só o ultrapassa quando a faixa central é seccionada de seu lado e não há nenhum veículo vindo em sentido contrário. (BAUM, 1999, p. 117). A combinação dos elementos estabelece o contexto, ela define o:
	
	estímulo dissociativo
	 
	estímulo discriminativo
	
	estímulo neutro
	
	estímulo convexo
	
	estímulo estendido

Continue navegando