Buscar

DIREITO+INTERNACIONAL+ +ATIVIDADE

Prévia do material em texto

DIREITO INTERNACIONAL
ATIVIDADE DISCURSIVA
ENUNCIADO – O Direito Internacional Privado é considerado um ramo do direito interno, pois suas normas são de naturezas essencialmente nacionais. Tais normas são ainda de natureza indicativa, se prestam a determinar à lei aplicável ao caso concreto e não a resolução do mérito em si. Isso porque o objeto do Direito Internacional Privado é a resolução de conflitos de leis estrangeiras no espaço decorrentes que relações jurídicas que possuam conexão internacional.
QUESTÕES
1 – No que consiste uma relação jurídica com conexão internacional? Explique e exemplifique. 
2 – No que consiste um conflito de leis estrangeiras no espaço? Explique e exemplifique.
3 – No caso de um conflito entre leis estrangeiras que envolva uma relação jurídica que tenha por objeto o direito de propriedade de um bem imóvel, como ele será resolvido? Explique e fundamente.
RESPOSTAS.
1. Em linhas gerais, uma relação jurídica com conexão internacional seria uma gama de princípios e leis sobre qual a legislação a ser aplicada à solução de uma relação jurídica privada, quando envolvido na relação mais de um país, a nível internacional.
A maior dificuldade do direito internacional privado, é a determinação e utilização das regras sanadoras de conflitos internacionais, isto é, a utilização das normas de conexão. As regras jurídicas em seu todo, detém a estrutura de uma probabilidade e um dispositivo, que antecede e regulamenta o fato. A título de exemplo, fato: a pessoa quando alcança 18 anos. Fato – alcançar 18 anos. 
São exemplos de regra de conexão: lex patriae (lei da nacionalidade da pessoa física), lex domicilli (lei do domicílio), lex loci actus (lei do local do ato jurídico), entre outras.
2. Os conflitos de leis no espaço pode ser definida, como as situações em que mais de um ordenamento jurídico nacional, possa incidir sobre a relação privada que ultrapassa as fronteiras de um determinado Estado, assim, que tenha conexão internacional. A solução desses conflitos é um dos objetivos do Direito Internacional Privado.
Destarte, existem conflitos de leis todas as vezes que mais de um ordenamento jurídico possa incidir sobre as relações privadas e que exceda as fronteiras de um determinado Estado.
Em decorrência da existência do princípio de territorialidade, via de regra, o Estado pode aplicar suas leis a todas as relações jurídicas que venham a se desenvolver em seu território, ainda que sejam conflitantes às leis no espaço.
Como exemplo, no caso de sucessão no Brasil não se admitem testamentos hológrafos ou que o morto disponha de todo o patrimônio, isto no caso de haver herdeiros necessários, mesmo que a lei domiciliar do “de cujus” permita essas práticas. 
3. Aplicará a jurisdição de onde se encontra o bem imóvel, conforme o art. 8° da LINDB: Para qualificar os bens e regular as relações a eles concernentes, aplicar-se-á a lei do país em que estiverem situados. Princípio da Territorialidade: aplica-se a lei do estado do território do bem.

Continue navegando