Buscar

Classificação e tipos de memória

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Classificação e tipos de memória:
Podemos considerar a memória como um processo cognitivo pelo qual ocorre a recuperação de informações de uma experiência passada, e que interfere diretamente na capacidade para execução de tarefas diárias. Para que ocorra o processamento de informações e o tratamento da memória, são necessários três estágios sequenciais:
Codificação: Na qual são preparadas as informações sensoriais para serem armazenadas no cérebro. 
Armazenamento: Forma de manter a informação codificada na memória. 
Recuperação: Maneira de obter acesso à informação na memória.
Memória Sensorial
A memória sensorial está diretamente ligada aos órgãos dos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar). As informações obtidas por esses órgãos são mantidas por um curto período de tempo (de 0,1 até 2 segundos). Se a informação armazenada não for processada, ela é perdida, caso contrário passa para memória de curto prazo. 
Memória de curto prazo
Este tipo de memória mantem a informação durante um período limitado, podendo tanto ser perdida quanto passar para memória de longo prazo. A memória de curto prazo pode ser dividida em “memória imediata” e “memória de trabalho”:
Memória imediata: A informação recebida fica mantida durante 30 segundos. 
Memória de trabalho: São armazenadas as informações consideradas necessárias para a realização de uma tarefa e logo após sua utilização, a mesma é esquecida. 
Memória de longo prazo: Explícita e Implícita
Na memória de longo prazo, a informação é armazenada e retida por um longo período de tempo. Pode ser divida em memória explicita (declarativa) e implícita (não-declarativa).
Memória Explícita: Está ligada à memória do passado, recordação de eventos pessoais, lembranças de acontecimentos, pessoas que conhecemos, etc. Dentro deste tipo de memória podemos apresentar a memória episódica, que são recordações de eventos datados e pessoas; e a memória semântica, que está ligada ao conhecimento adquirido durante o tempo de vida.
Memória implícita: Pode-se dizer que é uma memória “automática”, sem esforço para ser lembrada. Está relacionada a habilidades ou hábitos que adquirimos por meio de desempenho, como andar de biscicleta.

Outros materiais