Buscar

QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL I 
Estudos para a prova do dia 29/09/2017
Diferencie “decisão antecipatória de tutela” de “medida liminar” proferidas no processo de conhecimento. 
A primeira consiste na antecipação dos efeitos da sentença condenatória, para que, quando haja alguma obrigação urgente, possa ser efetivada de modo a não prejudicar o autor. A medida liminar é, portanto, um provimento judicial de caráter meramente acautelador do direito agravado no instante do ajuizamento da respectiva ação. 
Diferencie “sentença definitiva” de “sentença meramente terminativa”. 
A sentença definitiva é aquela em que há a verificação do direito, fazendo com que haja a resolução do mérito. A sentença meramente terminativa é aquela onde o juiz extingue o processo sem a resolução do mérito e pode acontecer por diversos fatores. 
Diferencie pedidos “cominatório” e “alternativo”. 
O pedido cominatório é aquele de natureza condenatória de obrigação de fazer, não fazer e de entrega de coisa com o devido acréscimo de uma multa pelo descumprimento. O pedido alternativo divide-se em típico e atípico, onde o primeiro constitui-se de um só pedido condenatório ao cumprimento de uma obrigação alternativa e a atípica é aquela que ocorre a alternatividade processual (art.326, § Único do CPC), porém, cabe salientar que fere o princípio da demanda, pois o juiz não pode escolher o pedido. 
O que significa revelia do réu? 
Significa, resumidamente, alguém que não comparece no julgamento, a fim de apresentar contestação/defesa, previamente e devidamente citado, fazendo com que os fatos narrados pela parte autora sejam considerados verdadeiros. No âmbito de um processo civil, revelia é a inação do réu em face do pedido do autor.
Diferencie “processo” e “procedimento”. 
Processo é um instrumento da jurisdição, constituído por uma sequencia de atos processuais determinados pela legislação e que permitem aos cidadãos a tutela jurisdicional ou prestação jurisdicional, após não ter sido resolvido o conflito na esfera de aplicação primária. Procedimento é a forma como os atos processuais serão ordenados para atingir a finalidade e são divididos em procedimentos “comum” e “especial”. 
Quais os efeitos principais e possíveis de obtenção mediante sentença de mérito prolatada no processo de conhecimento? 
São três efeitos principais
Meramente declaratória: busca-se a declaração de algo, e pode dar-se de maneira positiva (aplicando-se a algo ou coisa já existente) ou de maneira negativa (aplicando-se a algo inexistente).
Condenatória: É a busca por um direito prestacional para obrigar alguém a indenizar valor.
Constitutiva: Efeito que implicitamente reconhece existente da relação jurídica de direito material e diante de uma nova situação jurídica cria-se uma nova relação ou altera a anterior ou simplesmente desconstitui. 
Explique resumidamente o denominado “efeito declaratório” na sentença própria do processo de conhecimento. 
É a que tende a simples afirmação da existência ou inexistência de uma relação jurídica Será positiva ou negativa, segundo reconheça a existência ou inexistência da relação jurídica. Em geral, os efeitos das sentenças declaratórias são retroativos (ex tunc), retornam no tempo para adquirir a situação de fato ou a relação jurídica no nascedouro, salvo se obstado pela prescrição extintiva.
Quanto à prestação jurisdicional almejada pelo autor de uma ação, diferencie “processo de conhecimento” e “processo de execução”. 
No processo de conhecimento ocorre a necessidade das partes de levar ao conhecimento do juiz, os fatos e os fundamentos, para que ele possa substituir por um ato seu a vontade de uma das partes. Nesse caso então, é buscada a transformação do fato em direito. Já o processo de execução é quando, não é necessário seguir um “rito processual” para transformar um fato em direito, pois nesse, é buscada a transformação do direito em fato. O postulante já possui um título executivo extrajudicial constituído, um direito líquido e certo, passível de execução. Execução é o meio pelo qual alguém é levado a juízo para solver uma obrigação que tenha sido imposta por lei ou por uma decisão judicial.
Defina “direito objetivo formal” quanto ao seu objeto de regência.
Diferencie resumidamente “pretensão”, “ação”, “processo” e “procedimento”. 
Pretensão é a faculdade que tem o titular de um direito subjetivo de exigir, sob a proteção da ordem jurídica que outrem, positiva ou negativamente, satisfaça seu interesse legítimo, econômico ou moral. Ação é o direito subjetivo de demandar, de ingressar em juízo para obter do Poder Judiciário uma solução para toda e qualquer pretensão ou conflito de pretensões. Em sentido mais restrito, a ação é o meio pelo qual se obtém uma resposta de mérito e, para tanto, depende do preenchimento de certos requisitos (condições da ação e pressupostos processuais). Processo é um instrumento da jurisdição, constituído por uma sequencia de atos processuais determinados pela legislação e que permitem aos cidadãos a tutela jurisdicional ou prestação jurisdicional, após não ter sido resolvido o conflito na esfera de aplicação primária. Procedimento é a forma como os atos processuais serão ordenados para atingir a finalidade e são divididos em procedimentos “comum” e “especial”.
O que significa medida cautelar? 
Medida cautelar é o procedimento judicial que visa prevenir, conservar, defender ou assegurar a eficácia de um direito (garantia). Serão observados os requisitos do art.300 CPC, tais como o perigo de demora, probabilidade razoável do direito “fumis boni juris” ou o risco da utilidade futura da tutela definitiva. 
Diferencie pedidos “cumulativos” e “sucessivo”.
Pedido cumulativo é aquele cumulado com mais de um, e o juiz é obrigado a analisar todos. 
 
O que significa inépcia da petição inicial? Cite hipóteses. 
Significa a inaptidão da petição inicial para fins de pleno exercício de defesa do réu. Pode ser considerada inepta a petição que apresentar: falta de causa de pedir, falta de pedido, pedido genérico, pedido ideológico pedido incompatível. Importante salientar que não são causas taxativas, é um rol meramente descritivo. 
Explique a hipótese de improcedência liminar. 
É uma decisão que resolve o mérito da demanda, nos casos em que a improcedência possa ser verificada desde já, mesmo antes da citação do réu. E ela é um instituto que esta regulada no artigo 332 do CPC. O autor pode elaborar recurso, devendo o réu ser citado para apresentar contrarrazões, se quiser. 
Qual o conteúdo de um pedido dito “cominatório” no processo de conhecimento?
Um pedido único com conteúdo condenatório de obrigação de fazer, não fazer ou de entrega e coisa com o acréscimo de multa pelo descumprimento. 
 
Qual a consequência do não recolhimento das causas quando da propositura da ação no prazo legal?
Caso não ocorra o pagamento das custas e nem pedido de análise de AJG, o protocolo gerado no ato será cancelado e petição não chegará para apreciação do juiz. 
Diferencie “medida cautelar” e “provimento jurisdicional de antecipação de tutela”.
 
Quais os efeitos da citação?
A citação válida torna prevento o juízo, induz litispendência e faz litigiosa a coisa; e, ainda quando ordenada por juiz incompetente, constitui em mora o devedor e interrompe a prescrição.
 
Explique o princípio que rege a interpretação do pedido no processo de conhecimento, explicando-o resumidamente.
Princípio da adstrição do juiz ao pedido ou pedido de constrição. Significa que o juiz deve limitar-se ao que foi pedido na petição inicial e não proferir sentença com pedido diverso do que foi pedido pelo autor.
 
É possível o julgamento do mérito na fase postulatória do procedimento comum ordinário, enquanto o juiz aprecia a petição inicial? Explique a (s) hipótese (s).
 
Qual a natureza jurídica do ato do juiz que indefere a petição inicial? 
Via de regra, quando o juiz indefere uma petição inicial (art.485, CPC), põe fim ao processo, caracterizandouma SENTENÇA.

Outros materiais