Buscar

Atividade Avaliativa de Biotecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Avaliativa de Biotecnologia da Produção de Alimentos
A produção de biofármacos torna-se possível a partir do surgimento de novas tecnologias para a produção de macromoléculas desenvolvidas pelos cientistas ao longo do último século. Apresente três métodos importantes para a obtenção dessas macromoléculas explicando o funcionamento de cada um deles. 
As macromoleculas são moleculas grandes constituidas de unidades estruturais que se repetem , os monomeros constituem os polimeros e podem ser divididas em naturais e sinteticas. As macromoleculas naturais são os glicidios, lipidos as proteinas e os acidos nucleicos . são absorbvidas diretamente pelo organismo.
Os glicidios conhecidos como açucares ou hidratos de carbono , são fontes de energia para os seres vivos.
2. A produção de organismos transgênicos têm sido muito importante tanto para produção de medicamentos como para o desenvolvimento de cultivares agrícolas mais resistentes a pragas. Apresente um exemplo de cultivar agrícola geneticamente modificado e explique como essa alteração em seu DNA confere vantagens para esse tipo de cultura.
Os alimentos transgênicos são matérias-primas de origem vegetal ou animal que tiveram a adição de um ou mais genes de outra espécie em seu genoma, ou alimentos obtidos a partir da mistura de vários ingredientes, sendo pelo menos um deles transgênico. Em 1998, a CTNBio liberou o plantio da soja transgênica round up ready em território nacional. Essa nova planta trazia em seu genoma gene oriundo de uma bactéria de solo (Agrobacterium), patenteado por uma empresa privada com o nome de CP4-EPSPS, que confere maior resistência ao herbicida glifosato. O que essa característica trazia de vantagem? Os produtores de soja poderiam aplicar o produto em quantidades suficientes para combater as ervas daninhas das lavouras enquanto a planta da soja se manteria em perfeito desenvolvimento, sem ser prejudicada pelo herbicida. Benefícios aos agricultores e produtores de alimentos, como o aumento da produtividade, da resistência a pragas e variações climáticas e o enriquecimento nutricional do alimento.
 3. Por que vacinas também podem ser consideradas biofármacos? 
Os medicamentos biológicos são desenvolvidos para inativar mecanismos específicos que ocorrem em determinadas doenças, sendo muito mais precisos e seletivos do que os medicamentos convencionais. Um Medicamento Biológico, biofármaco é definido como um fármaco, cuja substância ativa é de origem Biológica. São considerados Medicamentos Biológicos os medicamentos imunológicos as vacinas (imunidade ativa e imunidade passiva), toxinas, soros, alergênicos, e medicamentos derivados do sangue e plasma humanos, os medicamentos desenvolvidos por meio de processos biotecnológicos e medicamentos de terapia avançada. Biofármacos também conhecidos como medicamentos biológicos, são produzidos por meio dos métodos usados na biotecnologia, com a utilização de um sistema biológico vivo. Podem ser desenvolvidos de órgãos e tecidos, microrganismos, fluidos animais ou também de células e microrganismo geneticamente modificados.
4. Como a produção de alimentos transgênicos pode ser prejudicial ao meio ambiente e a saúde da população? 
Aparição de novas alergias: devido ao fato de que estes alimentos contêm novas toxinas e alérgenos com impacto negativo no organismo. Uma prova disto foi o caso conhecido como Milho Starlink (2000) nos Estados Unidos. Na cadeia alimentar foram encontrados traços de milho transgênico no autorizado que provocou sérias reações alérgicas. Aparição de genes resistentes aos antibióticos em bactérias patógenas para o organismo: Isto quer dizer que algumas das bactérias receberam a força que necessitam para serem imunes a certos medicamentos. Maior incremento de contaminação nos alimentos: por um aumento no uso de produtos químicos no processo de cultivo. Um estudo realizado na Áustria demonstrou que estes alimentos reduzem a capacidade de fertilidade, pois em um experimento feito com ratos, chegou-se a uma conclusão de que aqueles que se alimentaram com milho modificado geneticamente foram menos férteis em comparação com aqueles que comeram milho natural. No meio ambiente, Os cultivos dos transgênicos supõe aumentar o uso de produtos tóxicos na agricultura. Estes tipos de produto não só podem afetar ao produto transgênico, como também, afeta gravemente variedades tradicionais, acabando com elas e provocando uma perda irreversível para a biodiversidade. Muitos fatos são conhecidos onde os agricultores se veem obrigados por lei a somente cultivar sementes transgênicas e, como consequência, a semente tradicional foi se perdendo. O cultivo de plantas transgênicas, em larga escala, poderá provocar a disseminação de transgenes, cujos efeitos, particularmente sobre os componentes da biodiversidade, são difíceis de estimar e, pior, irreversíveis. A ameaça à biodiversidade, como conseqüência da liberação desses organismos no meio ambiente, decorre das propriedades específicas de cada transgene. A inserção de uma variedade transgênica em uma comunidade de plantas pode proporcionar vários efeitos indesejáveis, como a alteração na dinâmica populacional ou a própria eliminação de espécies não domesticadas; a exposição de espécies a novos patógenos ou agentes tóxicos; a geração de super plantas daninhas ou super pragas; a poluição genética; a erosão da diversidade genética e a interrupção da reciclagem de nutrientes e energia, entre outros.
5. O que é a Terapia Gênica e como ela pode ser utilizada no tratamento de doenças hereditárias? 
Terapia Gênica é tecnologia de inserir genes em células e tecidos de um indivíduo para o tratamento de doenças. Utiliza a tecnologia da engenharia genética para tratar, principalmente, as doenças hereditárias, ou seja, aquelas que têm origem genética e são transmitidas de pais para filhos. Células como da E. coli podem receber o gene humano produtor de insulina e passar a expressá-lo produzindo essa proteína, que, por sua vez, será utilizada no tratamento de pacientes diabéticos. Na terapia gênica, células do organismo humano recebem gene para substituir aquele causador da doença. Então, não se trata de produzir proteína que atuará como um biofármaco para um paciente com determinada doença, mas de corrigir o problema genético que a causa. Exemplo de como pode ser utilizada, imunodeficiência combinada grave, os médicos recolhem glóbulos brancos do corpo da pessoa e nestes introduzem o gene que faltava para fortalecer o sistema imunológico dela, depois de as células terem sido cultivadas (aumentado em quantidade), foram reintroduzidas na corrente sanguínea do paciente e os resultados foram positivos, ou seja, o objetivo de fortalecer o sistema imunológico foi atingido.
6. O Instituto Butantã Ficou muito famoso por conta do desenvolvimento de soros para o tratamento de acidentes causados por serpentes. Que outro tipo de biofármacos que está sendo desenvolvidos pelo Instituto Butantã? Explique a forma de produção desse medicamento. 
As vacinas atuais contra coqueluche ou pertussis não imunizam antes de 6 meses de idade, o que resulta na mortalidade nesta faixa etária. Foi desenvolvida uma vacina de BCG (Bacillus Calmette-Guérin) recombinante, que produz uma subunidade da toxina pertussis geneticamente detoxificada. Como o BCG, esta vacina pode ser administrada ao nascimento. Quando administrada em camundongos neonatos, a vacina foi capaz de conferir 100% de proteção contra desafio letal com a Bordetella pertussis.  Esta vacina está sendo preparada em condição de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para realização dos ensaios clínicos de fase 1. Este projeto conta com apoio do BNDES.​
7. Atualmente lagartas do gênero Lonomia têm causado acidentes com envenenamentos na região de Brasília. O envenenamento por essa lagarta pode causar problemas de coagulação e causar sérios problemas de saúde para a pessoa que entraram em contato com esse animal. Como o tratamento utilizando biofármacos pode ser importante para acidentescom esse animal?
O envenenamento é obtido atravez do contato fisicoonde os espinhos da lagarta se fixa na pele liberando uma toxina ocasionacdo sangramento .
O biofarmaco é importante pois possui enzimas que apresenta efeitos na coagulação do sangue, amenizando hemorragias.

Continue navegando