A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
14 pág.
SEMINÁRIOS II 2º BIMESTRE

Pré-visualização | Página 4 de 4

se justifique o desvio em relação a essa regra com considerações a equidade.
Uma regra é injusta quando é arbitrária quando constitui um desvio injustiçado em relação aos costumes e aos precedentes quando introduz distinções arbitrárias. 
Uma distinção é arbitrária quando não é justificada racionalmente.Os critérios e os valores utilizados no processo de justificação serão irracionais se manifestarem um posicionamento parcial, se constituem uma defesa de interesses particulares inaceitável para o auditório universal. 
Atividade 1:
1- Por que conceito é controverso? Quais são as fontes mais comuns? Existe alguma forma de aplicar a justiça de forma consistente?
O conceito de justiça é controverso pois ela se adapta a interesses pessoais e momentos históricos. Para alguns, é uma virtude e para outros não passa do nome do bem comum. As fontes de justiça podem ser a vontade divina,a vontade dos indivíduos ou da nação e o direito positivo, porém vemos que em alguns casos o direito positivo é falho, tendo assim que se apoiar no costume como fonte de justiça, mas não apenas a cultura social, mas sim a jurisprudência. Perelmen concorda com Kelsen quando se trata da segurança jurídica e devemos usa la sempre que possível,porém coloca como falha, sendo necessária supri-la com a jurisprudência, costumes,ou seja a equidade. Para que ela seja aplicada de forma consistente é necessário que se encontrem regras razoáveis e proporcionais às relações humanas,conduzindo as partes ao uso da boa-fá para que se possa cumprir a função construtiva na conduta dos indivíduos da sociedade e apresentar as relações entre justiça e razão. 
2- Em quais circunstâncias as regras formais de justiça e a segurança jurídica podem dar espaço á aplicação da equidade? 
 Primeiramente devem se identificar como as regras estão sendo aplicadas e aplicadas no caso concreto imparcialmente, porem existem situação em que elas se contradizem causando situações iníquas como afirma Perelman, fazendo necessário o afastamento da segurança jurídica e aplicação da equidade. São tais circunstancias: casos muito específicos (peculiar; Bélgica incorporando o código civil francês), quando há uma omissão legislativa ( que por mais que há critérios, esses critérios não se aplicam ao caso; caso do dólar e quebra de contrato) e ao desenvolvimento moral da sociedade (muda cenário de aplicação da regra, união homoafetiva). A equidade é um remendo da justiça, é a ultima opção para definir um caso concreto,portanto não é uma forma de justiça perfeita.
3- Quais são os critérios aceitáveis para definição da justiça das regras?
Primeiro, tem um caso a ser resolvido deve procurar a reposta nos precedentes,costumes, e jurisprudência, uma vez que se encontra a resposta os critérios devem ser aplicados de uma forma imparcial,racional. Uma regra contém duas parte, A e B, para A tem um direito Y e para B dever X, e assim deve identificar se a pessoa está no grupo A ou B, não podendo mudar a posição das pessoas, correndo risco de ser arbitrário. Segundo, em casos que se devem fugir da aplicação dessa regra, a regra deve ser mudada por possuir circunstancias de equidade e terceiro construir uma nova regra de forma imparcial,supondo que se tenha que fazer um juízo de equidade, possui três hipóteses: repensar o fundamento da regra e manter o enunciado,ou alterar parcialmente o resultado da regra ou deve simplesmente substituir essa regra por outra. 
4- Quais as características de uma decisão arbitrária? Como identificá-la? 
Decisão arbitrária pode ser quando eu tenho um precedente a ser seguido e eu acabo desviando desse precedente sem ter uma motivação, quando estou diante a uma situação de aplicação de equidade que me obriga a desviar do precedente,mas acabo insistindo nesse precedente. Ou ainda, estou na situação da equidade, e invés de aplicar uma regra de justiça que favorece a todos, insisto em aplicar uma regra que vai favorecer apenas uma categoria.
5-Qual o papel do auditório universal na escolha dos critérios e das regras de justiça? Qual a importância da justificação pública dessas decisões?
Auditório universal é qualquer local que se dispõe a discutir sobre qualquer problema relacionado a equidade com pessoas que tenham um mínimo de conhecimento sobre o que se trata.O auditório universal, não é para a humanidade inteira, já que é impossível, trata-se de uma maneira de modulação de pensamento. Toda vez que for argumentar uma regra de justiça ela deve conter não apenas seu ponto de vista,mas também a visão da pessoa que irá atingir.
ATIVIDADE 2:
1) Uma regra com força jurídica não precisa ser necessariamente positivada,para identificar uma regra de direito basta ser qualquer comando geral e abstrato que tenha força normativa e publicidade, que ocorra uma sanção física,patrimonial,ou seja uma sanção real para o caso de descumprimento dessa regra. Esse costume, vem sendo aplicado de forma consistente e se ela não se defender, ela não vai se livrar da sanção. O costume é justo, tudo que é pré existente segundo Perelman, é justo. E ônus argumentativo de mostrar que o costume é injusto cabe a mulher. Os argumentos que ela pode usar para desviar da regra da justiça, ela pode invocar uma das três formas de equidade:caso de catástrofe, caso de mudança moral da sociedade ou ainda omissão de lei ao caso específico. Nesse caso ela terá que se alinhar ao argumento de mudança moral da sociedade, e ela terá que mostrar que possui um argumento ainda mais imparcial que o do homem,podendo assim “fugir” do costume. E como não se esta falando em estado democrático,não existe igualdade na lei entre homens e mulheres, e é isso que o argumento da mulher deve focar. O argumento para Perelman é sempre direcionado a um auditório universal, a uma cultura, a pessoas específicas. Um dos argumentos: quando ela sai na rua sem o véu não causa danos ao homens, e o que se está discutindo realmente é o fato da mulher poder integrar a vida politica da sociedade, portanto deve mostrar os fatos importantes para tal atitude.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.