Buscar

TRABALHO DE ATLETISMO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GRUPO SER EDUCACIONAL
UNIVERSIDADE DA AMAZONIA
CENTRO DE CIÊNCIAS BÁSICAS DA SAÚDE
CURSO DE BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FISÍCA
DISCENTES: 
LUCAS CAMARA BISPO
PETERSON MARCELO YOSHIOKA
ISABELLY DOS SANTOS CARRÉRA
A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A 3ª IDADE
 BELÉM/PARÁ
 2018
Introdução
Atualmente, as pessoas têm vivido mais com qualidade. Este é processo multifatorial. Um desses fatores é a prática de atividades físicas. O objetivo deste trabalho foi investigar benefícios do exercício físico em idosos através de entrevista. Os resultados mostraram ganhos de qualidade de vida, diminuição de dores e recuperação de atividades da vida diária (AVDs).
Metodologia
O trabalho constituiu na realização de pergunta aberta: “Porque a atividade física é importante na sua vida”, para idosas praticantes de exercício físico. Para isso, foram entrevistadas duas idosas: Maria da Conceição Barros de 64 anos e Maria do Ceo da Silva Raposo de 76 anos de idade.
Resultados
Segundo Maria da Conceição, o exercício físico é importante porque quando chega em uma determinada idade o corpo começa a perder mobilidade a as dores começam a surgir. E a atividade física auxilia na diminuição desses sintomas do envelhecimento. Além disso, ela ressalta a sensação de bem estar e ganho de qualidade de vida. Causadas após o início das rotinas de exercícios.
Já Maria do Ceo ressalta que começou a praticar exercícios devido a recomendação médica por causa de uma artrose no joelho. A consequência foi o ganho de qualidade de vida e a diminuição das dores. Um exemplo de atividade da vida diária (AVD) que ela recuperou foi subir escadas.
Conclusão
A prática de atividades físicas é recomendada para idosos e promove inúmeros benefícios. Através das duas entrevistas realizadas foi possível observar que houveram ganhos significativos de qualidade de vida, diminuição de dores e recuperação de AVDs nas idosas praticantes de exercícios entrevistadas. Respaldando essa hipótese.
Referência Bibliográfica
Daniel A. K. Atividade física na 3ª idade.1997, p 112., Rio de Janeiro, Volume 3 Número 4, p 108-112., janeiro de 1997

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando