Buscar

Cobogó: Elementos Vazados para Ventilação e Luminosidade

Prévia do material em texto

COBOGÓ
COBOGÓ
Cobogó é a denominação dada a elementos vazados, que completam paredes e muros para possibilitar maior ventilação e luminosidade no interior de um imóvel. Seu nome deriva das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que em 1929 trabalhavam em Recife e o idealizaram: 
• Amadeu Oliveira Coimbra 
• Ernest August Boeckmann 
• Antônio de Góis
 Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Com sua popularização passaram a ser moldados com outros materiais, como argila, cerâmica, etc. 
COBOGÓ NA FACHADA 
Nas fachadas, os cobogós garantem a privacidade devido seu bloqueio visual (parcial) e a segurança, por ser um material resistente e servir de barreira, porém permitindo a entrada de iluminação.
COBOGÓ EM MUROS 
Na área externa o cobogó pode substituir muros sem dar a sensação de confinamento dos tradicionais muros fechados. Além disso, ajudam a valorizar o jardim e a fachada.
COBOGÓEM ÁREAS INTERNAS 
Os cabogós também dão um toque muito especial quando usados como suporte para áreas internas. Eles podem ser usados para dividir ambientes, mantendo a integração e ainda fazer parte da decoração. Dão mais leveza do que paredes para dividir ambientes, sem criar uma sensação pesada no cômodo. Podem ainda receber cor, criar tramas ou efeitos de luz.

Continue navegando