Buscar

APRESENTAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO - ALINE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
APRESENTAÇÃO MONOGRAFIA DE:
PÓS GRADUAÇÃO – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO, LICENCIAMENTO E AUDITORIA AMBIENTAL 
SEILA
SEILA
*
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PÓS GRADUAÇÃO – CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO, LICENCIAMENTO E AUDITORIA AMBIENTAL 
 
NOME ACADÊMICO
IMPACTOS CAUSADOS PELA POLUIÇÃO URBANA E RURAL NOS MEIOS FÍSICO, BIÓTICO E SOCIOECONÔMICO
 
 cidade ano
*
*
INTRODUÇÃO 
 
A ocupação de áreas irregulares têm trazido sérias consequências
ao meio ambiente, afetando o meio físico biótico e socioeconômico, sendo este odos objetivos pela escolha desse tema. Através deste trabalho poder analisar as consequências da falta de planejamento e gestão ambiental por parte dos gestores públicos. Diagnosticar que as invasões de áreas urbanas pela população de baixa reanda, em locais de riscos como.
 O objetivo geral deste trabalho é identificar as causas e consequências dos
impactos ambientais causados pela poluição urbana e rural, nos meios físicos, bióticos e socioeconômicos no Município de Machadinho e outros.
Os objetivos específicos, será entender como ocorre alguns processos de poluição através da má disposição dos resíduos em geral, identificar as formas de impactos e propor medidas para amenizar os impactos detectados. Entender a necessidades de fazer uso do EIA/RIMA e do geoprocessamento e planejamentos de áreas habitadas. 
*
*
*
DESENVOLVIMENTO
2.1 Área Urbana e os Resíduos Sólidos 
2.2 Meio: Físico, Biótico e Socioeconômico
2.3 Caracterização do Meio: Físico Biótico e Socioeconômico
3 IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA AÇÃO DO HOMEM
3.1 Entendendo a Realidade dos Lixos Domésticos e Outros
3.2 Lixão de Machadinho D’Oeste e os Meios: físico, Biótico e Socioeconômico 
3.3 Poluição: Causa e Consequência na Área Urbana
3.4 Tipos de Destinação do Lixo Urbano
*
POLUIÇÃO RURAL  
4.1 Poluição Rural Causada pelo Garimpo
4.2 Poluição: Causa e Consequência na Área Rural
5 MEDIDAS PARA COMBATER IMPACTO AMBIENTAL 
5.1 Algumas Medidas para Combater os Impactos Ambientais
*
*
4 MATERIAL E MÉTODOS 
O material utilizado foi o de pesquisas bibliográficas, através de autores e sites eletrônicos e outros, onde foram colhidas informações para a reaslização deste trabalho. A escolha destes métodos se deu devido à extensão dos problemas causados pelos impactos que os meios físicos bióticos e socioeconômico tem sofrido nesta região de Machadinho D’ Oeste – RO. 
5 DISCUSSÃO E RESULTADOS
Os resultados obtidos, serviu para demonstrar que os meios físicos, biótico e socioeconômico, são afetados quando o homem interfere de forma inconsequente no meio em que vive. E assim entender a importância dos estudos de impactos ambientais e seus relatórios antes de qualquer ocupação do espaço natural, é diagnosticado como umas das formas de evitar sérios danos ao meio ambiente. De modo geral, as condições socioeconômicas e a qualidade de vida da população são homogêneas no compartimento como um todo, e insatisfatórias, pela baixa renda familiar e carência de serviços básicos. Entender que o EIA/RIMA e o PRAD, entre outros instrumentos são fundamentais para a continuidade ambiental, pois evitam problemas atuais e futuros e possibilita uma melhor qualidade de vida.
*
*
 
*
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO:
 O trabalho foi dividido em 04 tópicos e seus subtópicos sendo desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas e de campo, possibilitando identificar alguns impactos ambientais, causados no meio físico, biótico e socioeconômico, e assim poder identificar e trazer a discussão fatos como; a disposição de resíduos através do lixão a céu aberto, a falta de planejamento, os impactos causados pelos garimpo a erosão, queimadas entre outros. A divisão do trabalho foi necessária para relatar as informações obtidas durante a pesquisa. Para finalizar foi feita a conclusão, buscando mencionar os pontos interessantes que chamaram a atenção pela importância do assunto para nós gestores ambientais. 
*
*
Conclusão 
 Compreender a importância dos profissionais que atuam na área de gestão ambiental, sendo profissionais que atuam em toda área que envolve o ambiente. Poder entender que as legislações ambientais precisam sair do papel e ser praticadas pela sociedade a qual precisa ser orientados quanto aos seus deveres e direitos. 
 As dificuldades para a realização deste trabalho de conclusão de curso, não nos impediram de executá-lo, pois as dificuldades serviram de motivação, nos obrigando a realizar minuciosas pesquisas em autores que tratam do assunto, desta forma acreditamos que nossos objetivos foram alcançados. 
*
REFERÊNCIAS
BRASIL, LEIS E DECRETOS. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Disponível em: WWW.planalto.gov.br/ccivil_3/LEIS/L6938. Acesso em 02 Janeiro 2013. 
CALDERONI, Sabetai. Os bilhões perdidos no lixo. São Paulo: Humanistas, 4ª ed., 2003.
ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL – EIA Sistema de Escoamento Dutoviário de Álcool e Derivados – SEDA. Disponível em; http://www.sigrh.sp.gov.br/sigrh/ARQS/RELATORIO/CRH/CBH-SMG/1442/cap.v.1%20a%20-%20diagnostico%20ambiental.pdf. Acesso em: Janeiro de 2014. 
FREITAS, E. D. Circulações locais em São Paulo e sua influência sobre a dispersão de poluentes . Tese de Doutorado, IAG-USP, (155pag. 2009)
Garimpo e mercúrio: impactos ambientais e saúde humana. DE-PAULA, V.G.; LAMAS-CORRÊA, R.; TUTUNJI, V.L. (pg. 104, 2006)
GODOY, João Carlos. Compostagem. 2011. Disponível em; 
<http://www.mma.gov.br/estruturas/secex_consumo/_arquivos/compostagem.pdf.> Acesso em: 03 de janeiro de 2014. 
LACERDA, M. G. Análise de Uso de SIG no Sistema de Coleta de Resíduos Sólidos Domiciliares em uma Cidade de Pequeno Porte. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Estadual Paulista, 2003.
OLIVEIRA, C. H. O. Especialistas condenam processo de incineração de lixo. Disponível em < http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1258332-especialistas-condenam-processo-de-inceneracao-de-lixo.shtml>. Acesso em 20 Jan. 2014 
Perazza, M. C.; Birraque, M. J.; Link, V. R.; Queiroz, N. H. L.de. Estudo analítico de metodologias de avaliação de impacto ambiental . São Paulo: CETESB, 1985,12 p.
 E outros 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais