Buscar

Estrutura e Funções da Epiderme e Tecidos Fundamentais Vegetais

Prévia do material em texto

RESPOSTAS:
EPIDERME – SLIDE 7
1 - Quais são as principais diferenças entre as células animais e vegetais? 
Principal diferença é que a célula vegetal possui parede celular, vacúolo e plastídios, que não estão presente nas células dos animais. 
2 - Qual é a função da parede celular? Como é sua estrutura? 
Possui função de absorção, transporte e secreção de substancias em uma planta e proteção contra patôgenos. Sua estrutura é constituída por microfibilas de celulose imersa em uma matriz contendo outros polissacarídeos: hemiceluloses e pectina.
3 - Diferencie a parede celular primária da secundária. 
Parede celular primaria apresenta grande quantidade de água, também apresenta polissacarídeos, celulose e pectina e proteínas, e a parede secundaria possui pouca quantidade de água, e apresenta lignina, responsável pela resistência.
4 - Quais são as funções do vacúolo? Que substâncias ele pode estocar? Como é denominada sua membrana envoltória? 
Vacúolo tem função na célula de pressão de turgor (manter o alongamento da célula), acumulo de acido orgânico na forma de CO2 durante a noite, autofagia, armazenamento (deposito) de substancias. O vacúolo armazena substancias ligadas a nutrição da célula ou excreção. A membrana envoltória do vacúolo se chama tenoplasto.
5 - Que tipos de plastídios existem? Qual é a função de cada um deles? 
Cromoplastos: plastídio com pigmentos carotenóides.
Cloroplatos: são cromoplastos com pigmentos chamados clorofilas, que participa diretamente da fotossíntese.
Leucoplasto: plastídio que não apresenta pigmentos, que possuem função de armazenamento, como amiloplastos (reserva amido), e proteinoplasto (reserva de proteínas)
6 - Onde se origina a epiderme? Quais as características de suas células? 
A epiderme se origina nas células meristemáticas da protoderme, com células vivas, vacuoladas, podendo conter varias substancias.
7 - Quais as funções da epiderme? 
Função de revestimento da planta (protegendo contra choques mecânicos), restringe a perda d’água, realiza trocas gasosas, e absorção de água e sais minerais.
8- O que é cutícula e qual sua função? 
É uma macromolécula lipídica, com a presença de serás que protege as células contra a radiação solar e a perca de água.
9 - O que são tricomas? Quais são suas funções? O que são tricomas tectores e tricomas glandulares? 
Tricomas são estruturas epidermicas semelhante a pelos que possuem função de proteção e controle de perca de água. Tricomas tectores não produzem nenhuma secreção enquanto tricomas glandulares produzem secreção.
9 - Explique como é a estrutura dos estômatos? Qual sua função? 
Estômatos possuem células guardas, com estiolos entre elas e células subsidiarias responsáveis pelas trocas gasosas.
10 - Que tipos de estômatos existem em função de suas células adjacentes?
TECIDOS FUNDAMENTAIS - SLIDE 8, 9
1 - Quais são os três tipos de tecidos fundamentais que os vegetais possuem? 
Parênquima, esclerênquima e colênquima.
2 - Qual é a origem do parênquima? Onde ele pode ser encontrado no corpo vegetal? Como são caracterizadas suas células quanto à forma e parede celular? São células vivas na maturidade? Quais são suas funções? 
Parênquima tem origem no meristema fundamental do ápice do caule e da raiz, são encontrados nas raízes, caules, medula e folhas. Possuem células isodiamétricas (formato regular) com parede celular primaria, com células vivas , apresentam função de preenchimento, fotossíntese e reserva.
3 - Quais são os tipos de parênquima que existem? Quais são suas funções?
Parênquima de preenchimento (preenche os espaços entre os tecidos), parênquima clorofiliano (fotossíntese) e parênquima de reserva (função de armazenar substancias pode ser amilífero (armazena amido), aquilifero (armazena água) e aerênquima (reserva de ar).
4 - Qual é a origem do colênquima? Onde ele pode ser encontrado no corpo vegetal? Como são caracterizadas suas células quanto à forma e parede celular? São células vivas na maturidade? Quais são suas funções? 
Colênquima tem origem no meristema funcional, encontrado externamente no corpo do vegetal e em estruturas jovens como pecíolo das folhas e extremidades das raízes, caules, frutos e flores. Com células com formato alongado e parede primaria com grande quantidade de substancias pectinas, com células vivas, com função de sustentação para órgão de sustentação.
5 - Qual é a origem do esclerênquima? Onde ele pode ser encontrado no corpo vegetal? Como são caracterizadas suas células quanto à forma e parede celular? São células vivas na maturidade? Quais são suas funções? 
Esclerênquima tem origem no meristema fundamental, é encontrado na epiderme, sistema fundamental e vascular, com células com formas variadas e parede celular secundaria e lignificada e mortas na maturidade, com função de sustentação.
6 - Quais são os dois tipos de célula do esclerênquima? Quais são suas características?
FIBRAS (Células alongadas e inativas na maturidade, com função de sustentação) e ESCLEREIDES (Células isoladas ou em pequenos grupos encontradas na epiderme, sistema fundamental e vascular).
7 - Quais são as funções do tecido vascular? De onde este tecido se origina? 
Função de transporte de substâncias, esses tecidos possuem origem no procambio (meristema apical)
8 - O que o xilema transporta? O que o floema transporta? 
Xilema transporta (seiva bruta) água e solutos, e o Floema transporta (seiva elaborada) materiais orgânicos (principalmente açucares) em solução na água.
9 - Por que dizemos que o xilema e o floema são tecidos complexos? 
Por serem formados por vários tipos de células.
10 - O xilema primário é composto por quais tipos celulares? Os elementos traqueais são de quais tipos? Em que grupos de plantas eles ocorrem? Como se diferenciam os elementos traqueais? 
Xilema primário é composto por células de elementos traqueais que são do tipo traqueides e elementos de vasos, que ocorre nas Gimnospermas e Angiosperma basais. Os elementos traqueais são diferenciados quanto à presença de perfuração que nos traqueides é ausente, enquanto nos elementos de vasos existem as perfurações. 
11 - O xilema secundário é composto por quais tipos celulares? Como e a partir de qual tecido meristemático ele se desenvolve?
No xilema secundário, as células estão organizadas em dois sistemas: o sistema axial e o sistema radial. As células do sistema axial possuem o maior eixo orientado no sentido vertical, enquanto as células do sistema radial apresentam maior eixo no sentido horizontal. Com origem no cambio vascular.
12 - O floema primário é composto por quais tipos celulares? Os elementos crivados são de quais tipos? Em que grupos de plantas eles ocorrem? Como se diferenciam os elementos crivados? 
O floema primário e composto por Elementos crivados (com células crivadas, e elementos de tubo crivado, células companheiras e albuminosas) e células parenquimáticas não diferenciadas.
13 - O que são células companheiras e células albuminosas? Em que grupos de plantas elas ocorrem? 
Celulas companheiras (ocorre nas angiospermas) e celulas albuminosas (ocorre nas gimnospermas) são células parenquimáticas altamente especializadas.
14 - O que é a casca? O que é periderme? De onde ela se origina e de quais tecidos ela é composta? Qual sua função? 
Casca são tecidos externos ao cambio vascular. Periderme é um tecido secundário mais resistente localizados nas raízes e caules, composta por feloderme, felogênio e súber, que apresenta função de revestimento e proteção.
15 - O que são lenticelas? Qual sua função?
Pequenos pontos de ruptura no tecido suberoso, que aparecem como orifícios na superfície do caule e tem como função fazer contato entre o meio externo (ambiente) e as células do parênquima.

Continue navegando