Buscar

“Estudo de caso em materiais e design de produto” - Do livro Materiais e Design: Arte e Ciência da Seleção de Materiais No Design do Produto, escrito por Michael Ashby.

Prévia do material em texto

Universidade Federal de Pernambuco - CAA
Curso: Design - Noturno
Cadeira: Materiais e processos
Profª: Germannya Silva
Aluna: Tercilia T. P. Mendonça
Síntese do texto: “Estudo de caso em materiais e design de produto” - Do livro Materiais e Design: Arte e Ciência da Seleção de Materiais No Design do Produto, escrito por Michael Ashby.
Existe um ponto de partida para escolha dos materiais a ser usado na construção de um produto, que são as diretrizes básicas do projeto e o ponto final que é a especificação do produto. Entre esses dois pontos estão as etapas de identificação, seleção e implicações. 
A identificação nada mais é que reconhecer os requisitos do projeto e as restrições que cada material apresenta, sejam nos limites técnicos, ambientais ou estéticos. Quando se sabe onde, para que e com que frequência aquele material irá ser usado e exposto ocorre a seleção sistemática por analise, no qual definirá quais materiais melhor irá servir para aquele projeto. Na fase de implicações se formam conjuntos de possibilidades e assim, se investiga cada aspecto desse material, procurando detalhes e melhores condições de aplicação, acabamento e custos desse material, nessa etapa se responde perguntas de caráter sustentável e de processo de fabricação. 
Com o intuito de mostrar como essa metodologia funciona, podemos exemplificar através do machado de gelo, que é um dos equipamentos do alpinismo de recreação. Os requisitos para a cabeça do machado, são principalmente, a resistência a fricção, ao desgaste e a fragilidade quanto ao frio. Já para o cabo do martelo os requisitos são resistência, baixo peso, baixa condutibilidade térmica, e boa pega. Depois dessa etapa, para os machados de gelo, a síntese de produtos relacionados requer acesso a um banco de dados de produtos e materiais dos quais são feitos. São estudados produtos com resistências e usados em baixas temperaturas como os patins de hóquei, anzóis, botas de alpinistas, crampons e etc. 
 Cada um desses produtos é analisado a fundo, considerando seus requisitos, como as limitações, desgastes, funcionalidade, duração, condutibilidade térmica, força, resistência, aplicação ergonômica, processo de fabricação, rigidez e tantas outras exigências a ser consideradas. Por fim, é escolhido os materiais e formas que mais se adequariam ao machado de gelo. 
Fica claro como o conhecimento dessa metodologia ajuda na construção e escolha dos materiais para um determinado projeto. A partir de vários estudos de casos e do entendimento da qualidade e processos de outros produtos, criam-se formas e combinações que auxiliam propondo soluções inovadoras para matérias e artefatos. 
Caruaru - PE
Março, 2018

Continue navegando