A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
exercicio de historiografia

Pré-visualização | Página 2 de 6

2000, pp. 98.) Segundo Capistrano, no início da história do Brasil os grupos que habitavam a terra ainda não formavam um povo, e a configuração da identidade somente começou a se articular em meados do século XVII. Sobre a concepção de história presente na obra de Capistrano de Abreu, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I - Diferentemente de Varnhagen, em Capítulos de História Colonial não encontramos um "elogio à colonização portuguesa", pelo contrário, Capistrano apresenta o português como um elemento exógeno e responsável pelo caráter violento da colonização.
II- A escrita da história de Capistrano de Abreu ainda pode ser associada ao modelo da História Magistra Vitae, porque sua narrativa busca no passado exemplos louváveis para a construção do povo brasileiro.
III- Capistrano de abreu foi precursor de uma historiografia metódica, isto é baseada na análise das fontes. Ele mesmo foi um grande descobridor de fontes, principalmente sobre o período colonial.
 IV- A história crítica de Capistrano de Abreu motivou novos olhares sobre o passado brasileiro, como por exemplo a interpretação de Sergio Buarque de Holanda, em Raízes do Brasil.
		
	 
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	 
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	Sobre a obra de Capistrano de Abreu, leia as informações a seguir:
I- Renovou os métodos de investigação e interpretação historiográfica no Brasil.
II- Suas interpretações acerca da história do Brasil tinham como características interpretações com caráter imparcial e objetivo.
III- Suas análises acerca da sociedade brasileira partem do estudo do ambiente, dos fatores geográficos, raciais, econômicos e psicológicos.
IV- Seus estudos contemplavam uma análise historiográfica típica da historiografia dos Annales.
Marque abaixo a alternativa que afirma quais informações estão corretas:
		
	
	I, III, e IV
	
	Somente I e III
	 
	I, II e III
	 
	II, III, IV
	
	Somente I e II
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201306140965)
	
	Alguns autores defendem que Capistrano de Abreu é o precursor da ideia de um projeto de identidade nacional, afastando-se das influências:
		
	
	Inglesas
	
	Africanas
	 
	Francesas
	 
	Portuguesas
	
	Americanas
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201306140966)
	
	Capistrano de Abreu coloca no século XVII a criação do brasileiro, com os desbravadores do(a):
		
	
	Planalto Meridional
	
	Litoral
	
	Amazônia
	
	Pantanal
	 
	Sertão
		
	
	
	
	
	Para Capistrano de Abreu o momento de formação de uma nação se deu no século XVIII quando os diversos grupos que compunham a nação brasileira se conscientizaram da:
		
	 
	Dinâmica confusa da mistura das raças.
	
	Dependência financeira anglo-portuguesa.
	 
	Lei opressora e repressiva do colonizador.
	
	Necessidade das guerras contra os índios que atrasavam o desenvolvimento do Brasil.
	
	Influência francesa que oprimia nossas cidades.
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201306069295)
	
	Sobre a obra do historiador brasileiro Capistrano de Abreu, marque a alternativa incorreta:
		
	
	Em Capítulos de História Colonial Capistrano não fez uma história exclusivamente político-administrativa ou biográfica, mas procurou apreender a vida humana na multilateralidade de seus aspectos fundamentais.
	
	Para Capistrano de Abreu o distanciamento do historiador deve se dar quando ele manipula as fontes.
	 
	O historiador tinha como característica em suas obras a valorização da singularidade, da historicidade de cada povo e formulou uma nova interpretação sobre o Brasil.
	 
	Sgundo o autor o pesquisador da história deveria ser complatemente imparcial as fontes, cabendo a este apenas a cópia da documentação, a fim de que a verdade sobre o passado não fosse comprometida.
	
	Capistrano recusa os determinismos geográfico, climático e racial e o evolucionismo
		 Gabarito Comentado.
	1a Questão (Ref.: 201306140917)
	
	As irmandades negras, criadas desde o período colonial, seguiam os mesmos preceitos religiosos das demais: todos os membros deveriam efetuar o pagamento da taxa anual ― dinheiro que seria revertido em festas, rituais fúnebres e missas das igrejas. A grande diferença dessas irmandades estava na condição de seus membros (a maioria eram escravos e/ou libertos) e o fato delas adorarem santos negros. Sobre as irmandades podemos afirmar:
		
	
	Que não funcionou no auxílio aos negros
	
	Que foi o embrião dos Tambores de Mina
	
	Que enriqueceram a custa dos escravos
	
	Que eram organizadas nos quilombos
	 
	Que foi uma importante forma de resistência
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201306069121)
	
	Nessa obra, Gilberto Freyre discute a formação da sociedade brasileira a partir das contribuições das raças branca, índia e negra, agregada aos conceitos de raça e cultura. Segundo ele, através da relação entre os primeiros portugueses e as índias que tem início a povoação do Brasil. Segundo ele, a Companhia de Jesus foi um elemento muito importante para consolidar a influência do colonizador europeu sobre o índio brasileiro, através do ensino religioso e moralizante. Estamos falando da seguinte obra:
		
	
	Sobrados e Mocambos
	
	História Geral do Brasil
	 
	Casa Grande Senzala
	
	Formação do Brasil Colonial
	
	Raízes do Brasil
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201306064821)
	
	Sobre a obra de Gilberto Freyre marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	Está inserida na chamada ¿tríade fundadora¿ da historiografia profissional brasileira moderna, que tem início na chamada ¿geração de 1930, devido as inovações em seus estudos.
	 
	Freyre rompe com a idéia de interdisciplinaridade influenciada pela obra de Caio Prado Junior.
	
	Casa Grande e Senzala dá grande importância às relações estabelecidas entre senhores e escravos, assumindo pela primeira vez a importância do negro na formação da sociedade brasileira.
	 
	O autor desenvolveu seu estudo influenciado pelo modernismo e por movimentos em prol de um brasilianismo: um nacionalismo com características próprias.
	
	O autor é bastante influenciado pelos estudos antropológicos desenvolvidos no período.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201306140969)
	
	Controverso, mas com uma contribuição inegável ao estudo da formação social do país, foi um dos pioneiros do culturalismo no estudo da sociedade brasileira. Opôs-se ao racismo, que considerava o mestiço uma forma degenerada e defendeu a tese de que a mistura de raças imprimia força e riqueza cultural ao povo brasileiro. Por propostas como essas Gilberto Freyre é considerado um dos idealizadores da ideia de uma:
		
	
	A necessidade de um movimento Eugenista
	
	O índio como o único grupo brasileiro
	 
	Democracia racial brasileira
	
	República africanista brasileira
	
	A ditadura do branquiamento
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201306272557)
	
	Sobre a obra de Gilberto Freyre marque a alternativa INCORRETA:
		
	
	O autor é bastante influenciado pelos estudos antropológicos desenvolvidos no período.
	
	Casa Grande e Senzala dá grande importância às relações estabelecidas entre senhores e escravos, assumindo pela primeira vez a importância do negro na formação da sociedade brasileira.
	
	O autor desenvolveu seu estudo influenciado pelo modernismo e por movimentos em prol de um brasilianismo: um nacionalismo com características