A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
16 pág.
exercicio de historiografia

Pré-visualização | Página 6 de 6

como a antropologia.
	 
	Os Annales foram importantes, pois associaram o trabalho do historiador à busca da verdade, alcançada a partir da pesquisa com fontes primárias.
	
	A importância deste movimento reside na ênfase dada aos processos históricos de curta duração, importantes para a compreensão da sociedade brasileira.
	
	Os Annales introduziram no Brasil, ainda nos anos 1930, a micro-história, revolucionando o fazer histórico no país.
	a Questão (Ref.: 201306590534)
	
	Sobre as posições teórico-metodológicas assumidas pela chamada "Nova História" no Brasil a partir da década de 1970, podemos afirma que:
		
	
	tendo em vista o cenário político brasileiro na década de 1970, os historiadores empreenderam análises historiográficas notadamente marxistas, com o objetivo de legitimar a revolução brasileira, afastando-se da história cultural francesa.
	
	foi marcada por uma retomada da história política narrativa, sob forte influência da historiografia positivista do século XIX.
	
	a Nova História assumia sua preocupação com a história cultural, negligenciando outros âmbitos da vida social como a política e a economia.
	 
	tinha como seu fundamento, duas inspirações básicas, a escola dos Annales e o Marxismo, pautando suas análises e interpretações históricas nos métodos da história quantitativa, muito bem sucedida nos campos da história econômica e social.
	
	sua principal característica foi o afastamento em relação às ferramentas analíticas fornecidas pelo marxismo, e a constituição de uma história marcada pela investigação das mentalidades.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201306280551)
	
	A partir da segunda metade do século XX, a vertente da tradição e a vertente da inovação constituíram os polos dos quais emanavam as práticas historiográficas brasileiras. Escolha a opção que melhor definir essas vertentes.
		
	 
	A vertente tradicional guardava ainda fortes influências do positivismo, enquanto a vertente inovadora combinava influências de Annales e da teoria marxista.
	
	A vertente tradicional recebia influências do positivismo e das teorias marxistas, enquanto a vertente inovadora era influenciada por Annales.
	
	A vertente tradicional guardava influências de Annales, enquanto a vertente inovadora era influenciada pela teoria marxista.
	
	A vertente tradicional guardava influências da teoria marxista, enquanto a vertente inovadora era influenciada por Annales.
	
	A vertente tradicional combinava influências de Annales e da teoria marxista, enquanto a vertente inovadora guardava ainda influências do positivismo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201306195307)
	
	São características da historiografia brasileira a partir dos anos 1980, EXCETO:
		
	 
	O isolamento da história como disciplina.
	
	Uma maior problematização em relação ao trabalho do historiador.
	
	A maior profissionalização, em virtude do desenvolvimento dos programas de pós-graduação no país.
	 
	A multiplicidade de objetos historiográficos.
	
	O interesse por novos temas e abordagens.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201306590533)
	
	A partir dos anos 1970, a historiografia brasileira será influenciada por elaborações conceituais advindas, principalmente, de duas tendências ou perspectivas historiográficas. Que perspectivas historiográficas seriam essas?
		
	
	nova história cultural e positivismo
	 
	nova história cultural e marxismo
	 
	marxismo e história narrativa
	
	empirismo e marxismo
	
	positivismo e historicismo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.