Buscar

Av1 metodologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Método Científico consiste na análise dos métodos de pesquisa, partindo do princípio de que existem quatro tipos de conhecimentos que embasam e formam o pensamento
Senso comum, filosófico, científico e religioso
São características do conhecimento popular
valorativo, falível, inexato
O conhecimento científico distingue-se do senso comum por ser;
Objetivo, homogêneo, generalizador
Uma teoria científica NÃO pode ser entendida como;
um sistema baseado em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas e sistematizadas pela exigência de coerência social, de forma a traduzir a verdade sobre a realidade existente.
 5- O planejamento de uma pesquisa dependerá basicamente de três fases:
I. fase decisória: referente à escolha do tema, à definição e à delimitação do problema de
pesquisa.
II. fase construtiva: referente à construção de um plano de pesquisa e à execução da pesquisa
propriamente dita.
III. fase redacional: referente à coleta dos dados e informações obtidas na fase construtiva.
As afirmativas I e II estão corretas.
Na aula 4 destaca-se a importância da leitura. Tecnicamente é importante identificar os elementos de um livro para
que a referência seja feita de forma correta. Nessa obra: Narrativas da cidade: perspectivas multidisciplinares sobre a urbe contemporânea / Milton Julio Faccin, Maria Alice de Faria Nogueira, Élida Vaz (organizadores), pergunta-se:qual a forma correta de referência aos organizadores?
.
FACCIN, Milton; NOGUEIRA, Maria Alice de; VAZ, Élida (Org.). Narrativas da cidade: perspectivas
multidisciplinares sobre a urbe contemporânea. Rio de Janeiro: E-papers, 2013.
A possibilidade de êxito na tarefa de pesquisa depende das razões e motivações do pesquisador. São ações e atitudes que devem ser incorporadas à pessoa que for ou estiver no papel de pesquisador EXCETO:
imaginação indisciplinada
Estudamos em nossas aulas que o conhecimento científico difere das idéias do senso comum. Considerando a notícia abaixo, assinale a resposta correta.
Beijar bem é uma ciência Beijar emagrece e oxigena o cérebro Se depois daquele primeiro beijo alguém disser que rolou uma química entre vocês, não aperte o eject tão rapidamente. Apesar de surrada, a frase contém um pouco de verdade. Para a neurocientista americana Wendy Hill, a ciência do beijo (filematologia) ainda é uma área pouco estudada. Mas algumas coisas relacionadas com o beijo são conhecidas. (...) Beijar libera os mesmos neurotransmissores (mensagens químicas para o cérebro) que uma carga intensa de exercícios, como uma corrida
de longa distância. (...) acelera o batimento cardíaco e dilata os vasos sanguíneos, favorecendo a absorção de oxigênio pelo corpo. Na pesquisa, Wendy analisou os níveis de cortisol e oxitocina - hormônios ligados ao estresse e ao prazer, respectivamente. (Adaptado de O Globo, Caderno Ciência, 22/02/2009.)
O senso comum é um saber fragmentado, superficial e subjetivo. Pode ser comprovado pelo conhecimento científico.
Quando elaboramos um resumo, produzimos uma ANÁLISE TEMÁTICA do texto lido. Este é o momento da compreensão do texto, refazendo as ideias do autor. Registre três tipos de pergunta que o leitor deve fazer para realizar uma boa leitura temática.
Compare com a sua resposta:
Resposta: Qual o tema?; Qual a perspectiva da abordagem?; Como o assunto foi problematizado?; Como o autor responde ao problema?; Que posição assume?;Que ideia defende? O que quer demonstrar? Como o autor comprova sua tese?
Imagine que você deseje escrever a história de um bairro da cidade em que mora. Você começa o estudo pelo livro de estatísticas locais para ver que tipo de gente mora ali. Decidiu-se por uma pesquisa qualitativa. Explique esse tipo de pesquisa e diga que tipos de técnicas podem ser utilizados.
Sua Resposta: É um processo de reflexão e análise de realidade através da utilização de métodos e técnicas para compreensão do objeto de estudo. Em pesquisa de abordagem qualitativa todos os fatos e fenômenos são significativos e relevantes. Principais técnicas: entrevistas, observações, análises de conteúdo, estudo de caso e estudos etnográficos (descritivo de grupos de pessoas quanto às suas características antropológicas, sociais, políticas, econômicas e educacionais).

Outros materiais