Buscar

APOL 3 COM 4 QUESTÕES DIFERENTES/Ética e Responsabilidade Social Sociologia Contemporânea

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Em sua obra, Karl Marx procura fazer uma análise do capitalismo com o objetivo de não apenas saber como funciona, mas poder transformar a sociedade e produzir uma nova realidade a partir das contradições do capitalismo.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que diz respeito corretamente ao capitalismo, na visão de Karl Marx:
	
	A
	Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários da sua força de trabalho, enquanto os burgueses são proprietários dos meios de produção.
	
	B
	Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx as forças produtivas acabam por desorganizar o trabalho, pois tendem a produzir aquilo que não é necessário.
 
	
	C
	A sociedade capitalista analisada por Karl Marx é perfeita, não necessitando de ajustes para a produção de trabalho, mas somente ajustar os meios de produção.
	
	D
	Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx todo o proletariado recebe em troca de sua força de trabalho a participação de lucros por parte dos burgueses.
 
	
	E
	Na sociedade capitalista analisada por Karl Marx os trabalhadores são proprietários dos meios de produção, enquanto os burgueses são proprietários da força de trabalho.
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento e que vai sendo conquistado aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro, para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber: corporação amoral, corporação legalista, corporação receptiva, corporação ética que aflora e a corporação ética. 
Assinale a alternativa que indica corretamente a etapa de evolução moral de uma empresa que corresponde ao trecho a seguir:
 “Está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não porque é certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.”
	
	A
	Corporação legalista.
	
	B
	Corporação receptiva.
	
	C
	Corporação ética que aflora.
	
	D
	Corporação amoral.
	
	E
	Corporação utópica
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker. 
Referência: ALENCASTRO, Mario Sergio Cunha Ética empresarial na prática: liderança, gestão e responsabilidade corporativa. Curitiba: Intersaberes, 2016.
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
	
	A
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
	
	B
	É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
	
	C
	É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
	
	D
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
	
	E
	É uma organização composta de modo exclusivo por normas escritas ou regras formais, que pode ser mais ou menos institucionalizada, a depender do modo como são legitimados (perante os consumidores) os valores que orientam os códigos legais dessa organização.
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento que vai sendo conquistado aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro, para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber:
I. Corporação amoral.
II. Corporação legalista.
III. Corporação receptiva.
IV. Corporação ética que aflora.
V. Corporação ética.
As etapas mencionadas anteriormente são descritas de forma aleatória a seguir.
A. Apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais. Busca adotar algumas posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
B. Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
C. Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção. As companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais.
D. Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo; possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.
E. Equilibra lucros e éticas tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, as etapas para a evolução moral de uma empresa com suas respectivas descrições:
	
	A
	I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B.
	
	B
	I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
	
	C
	I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E.
	
	D
	I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A.
	
	E
	I-E, II-A. III-D, IV-B, V-C
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O capitalismo é a história da expropriação do trabalhador que, com isso, fica dependente do capitalista. O trabalhador atual não percebe que foi expropriado do seu saber, pois essa relação se dá de forma encoberta pela ideologia; ele vê como normal o fato de trabalhar, de receber um salário no final do mês e não ser dono daquilo que produz nem dos meios de produção que utiliza para produzir, enquanto o capitalista fica com o lucro da produção. O trabalhador é separado do saber do seu trabalho e também do resultado dele, mas não percebe sua condição. Trata-se de um trabalho alienado.
Referência: PAIXÃO, A. E. Sociologia Geral. Curitiba: Intersaberes, 2012.
Com base nos estudos relativos à disciplina, assinale a alternativa que aponta corretamente o sociólogo que desenvolveu as considerações acima descritas:
 
	
	A
	Émile Durkheim.
	
	B
	Karl Marx.
	
	C
	Auguste Comte.
	
	D
	Nicolau Maquiavel.
	
	E
	Pierre Bourdieu.
	
	
	
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Questão 
Marx tinha como objetivo fazer uma análise da sociedade de seu tempo. Ele focalizava as 
contradições e afirmava que o capitalismo era contraditório por excelência. Segundo Marx, 
qual era uma das principais contradições da sociedade moderna e capitalista? 
 
A 
O crescimento do comércio e o aumento do trabalho informal. 
 
B 
O crescimento da riqueza e o aumento da miséria. 
para Marx, uma das principais contradições da sociedade moderna e capitalista era o crescimento da riqueza e o aumento da miséria (p. 85). 
 
C 
O desenvolvimento da ciência e o aumento das doenças. 
 
D 
O aumento do investimento na educação
e o aumento da criminalidade. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Um conceito importante de Émile Durkheim é o da consciência coletiva, que se constitui 
em um sistema de representações coletivas independente dos indivíduos. Ela é formada 
pelo conjunto de normas, leis, gostos, hábitos, modos de agir, pensar e de sentir, que são 
coletivos. A respeito da consciência coletiva é correto afirmar que: 
 
A 
a consciência coletiva refere-se apenas à reunião das consciências individuais num todo. 
 
B 
a consciência coletiva tem como substrato o indivíduo. 
 
C 
a consciência coletiva determinará o que pode e é aceitável em sociedade, as condutas que devem adotar, o que é permitido, o que é proibido e 
o que é tido como estranho ou imoral. 
Você acertou! 
a consciência coletiva determinará o que pode e é aceitável em sociedade, as condutas que devem adotar, o que é permitido, o que é proibido e o que é tido 
como estranho ou imoral (pág 60 sociologia geral)
 
D 
a consciência coletiva é dada pelas consciências individuais que, por sua vez, determinam um dado meio moral, ou seja, o indi víduo prevalece 
sobre a sociedade.
A partir do século XVI, começa na Europa um movimento chamado Renascimento, que 
influenciou as artes, a ciência, a literatura e a filosofia. Um exemplo da perspectiva 
renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel (1469-1527), em que 
procura investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de 
poder. Como essa obra foi intitulada? 
 
A 
O rei. 
 
B 
O imperador. 
 
C 
O príncipe. 
Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau Maquiavel ( 1469-1527), intitulada O príncipe, em que procura 
investigar a realidade de forma realista, mais especificamente as relações de poder. 
 
D 
O soberano.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Um exemplo da perspectiva renascentista sobre a sociedade está na obra de Nicolau 
Maquiavel (1469-1527), intitulada O príncipe, em que procura investigar a realidade de 
forma realista, mais especificamente as relações de poder. Sobre essa obra é correto 
afirmar que: 
 
A 
A obra de Maquiavel é uma espécie de manual para o governante, em que o autor atrela a moral cristã e a moral política. 
 
B 
Na esfera política a piedade pode ser uma virtude, enquanto que a crueldade pode se tornar prejudicial para o governante. 
 
C 
É possível notar como os ensinamentos e os dogmas da Igreja são aprovados pelas reflexões feitas por Maquiavel. 
 
D 
Para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para isso tenha 
que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade. 
Maquiavel afirma que para o governante conquistar e manter o poder, precisa ter uma conduta racional tendo em vista o fim que pretende, mesmo que para 
isso tenha que usar métodos não aceitos pela Igreja, como a violência e a crueldade (p. 21).
_1591509372.unknown
_1591509463.unknown
_1591509631.unknown
_1591509633.unknown
_1591509634.unknown
_1591509632.unknown
_1591509465.unknown
_1591509466.unknown
_1591509630.unknown
_1591509464.unknown
_1591509374.unknown
_1591509375.unknown
_1591509462.unknown
_1591509373.unknown
_1591509325.unknown
_1591509327.unknown
_1591509328.unknown
_1591509371.unknown
_1591509326.unknown
_1591509267.unknown
_1591509268.unknown
_1591509324.unknown
_1591509265.unknown
_1591509266.unknown
_1591509263.unknown

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando