Buscar

Desafio profissional 7ª semestre

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO SANTO ANDRÉ - SP
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS, DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES, PROJETO DE EXTENSÃO À COMUNIDADE.
DESAFIO PROFISSIONAL
ALUNA: MICHELLE DE PAULA ACOSTA – RA 2656797879
TUTOR A DISTÂNCIA: PROFESSORA SILVANA ROQUE
Santo André - SP
2018
1. INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do trabalho tem como objetivo o ensino-aprendizagem do aluno. São desenvolvidas características no aluno como: favorecimento da aprendizagem; estimulo a corresponsabilidade do aluno pela aprendizagem eficiente e eficaz; promover o estudo dirigido a distância; desenvolver o estudo independente e sistêmico, além do auto aprendizado; auxiliar nas competências referente as matérias abordadas na elaboração do Desafio; promover a aplicação da teoria ensinada na sala de aula com a prática do desenvolvimento do trabalho a ser elaborado e promover a busca do raciocínio logico e a emancipação intelectual.
A Produção Textual Interdisciplinar proporciona ao aluno junto ao seu desenvolvimento a atribuição de competências e habilidade quanto aos aspectos abordados quanto as matérias de educação inclusiva, didática do ensino de ciências, didática do ensino da matemática, educação em ambientes não escolares. 
O trabalho tem como objetivo geral refletir sobre as possibilidades de aprendizagem a partir da inclusão de alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado, por meio da construção de uma proposta pedagógica que visa incluir alunos com necessidade de atendimento educacional especializado, e aprendizagens no ensino de Ciências e Matemática. 
Os objetivos específicos abordam:
O desenvolvimento de aplicação dos modos de ensinar diferentes linguagens: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano; 
Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento;
Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre seus alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. PASSO 1
Mapeamento da Turma – Nome da Coordenadora: Ana Silveira e Michelle de Paula.
Descrição do perfil da aprendizagem dos Alunos: conteúdo de Ciências e Matemática, na qual o foi realizado junto a didática em sala de aula por meio de utilização de lousa e livros. Os alunos com deficiência visual obtiveram dificuldade de aprendizado. Sendo assim sugestivo realizar ações de forma lúdicas e com sensações.
Número de Alunos: total da sala 15 alunos (sendo 2 com deficiência visual)
Meninos: 8
Meninas: 7
Descrição da turma em relação as dificuldades de aprendizagem, inclusive os alunos com deficiência visual: dificuldade em relacionar as matérias em sala de aula junto a questões do cotidiano; inclusão e interação dos alunos com deficiência junto ao restante dos alunos da sala; metodologia não é abordada de forma lúdica; falta de proporcionar desafios a serem enfrentados aos alunos.
Descrição do envolvimento familiar na aprendizagem e nas atividades da escola: os familiares são envolvidos junto com as atividades com “tarefas” a serem realizadas em sua residência; ao longo do ano letivo aos finais de semana acontece atividades envolvendo a família e os alunos.
Nome da Escola: Centro Educacional Villa Lobos
Turma: 5º Ano dos anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professora: Ana Silveira
Ação: desenvolvimento da atividade “Estação das Sensações e Descobertas, proporcionando a integração de um aluno cego. 
O objetivo é o desenvolvimento da atividade “Estação das Sensações e Descobertas, proporcionando a integração de um aluno cego e proporcionando a oportunidade de explorar as experiências da texturas, sensações e ampliação das expressões de forma lúdica.
O objetivo especifico da aula são:
Explorar diferentes materiais observando as suas características, propriedades e possibilidades de manuseio;
Observar as reações dos alunos em cada estimulo do tato, paladar, olfato, visão e audição;
Explorar o corpo para desenvolver capacidades posturais, motoras e movimentos de pressão, encaixe, rasgar e amassar o que ajudará no seu cotidiano;
Ampliar gradualmente o conhecimento do seu corpo, a fim de aperfeiçoar seus recursos de deslocamento, visão e ajustá-los com as suas habilidades motoras.
Deslocar-se com segurança e destreza no espaço no qual se encontra, desenvolvendo atitudes de confiança em suas próprias capacidades motoras devido a não obter visão do local.
Conteúdos: Proposta Político pedagógica da escola com estratégias diferenciadas.
Disciplinas: Ciências e Matemática
Encaminhamento Metodológico: Manuseio e percepção por meio de texturas.
Recursos: 
Esponja
Lã
Lixas
Algodão
Bolinhas de gel
Plástico bolha
Fazer pintura com tinta guache
Massinha de modelar
Comer e explorar gelatina
Brincar com balões coloridos
Avaliação: O aluno será observado de forma individual ao longo de todas as atividades, conforme itens apresentados abaixo:
	Itens a serem avaliados no desenvolver das atividades em relação ao aluno
	Aluno
	Atendeu as Expectativas
	Observação
	
	
	Sim
	Não
	
	Integração e cooperação entre alunos;
	 
	 
	 
	 
	Enfrentar e superar desafios;
	 
	 
	 
	 
	Trabalho em grupo
	 
	 
	 
	 
	 Explorar com prazer materiais variados (tato);
	 
	 
	 
	 
	Demonstrar prazer em ouvir sons;
	 
	 
	 
	 
	Participar de brincadeiras musicais; 
	 
	 
	 
	 
	Explorar sons, texturas e imagens;
	 
	 
	 
	 
	Demonstrar espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
	 
	 
	 
	 
	 Demonstrar coordenação motora fina e ampla (corrida de percurso);
	 
	 
	 
	 
	Utiliza suas habilidades motoras para realizar movimentos simples (quanto a dança);
	 
	 
	 
	 
	Manifesta interesse em superar seus limites;
	 
	 
	 
	 
	Explora os diferentes espaços oferecidos pela Instituição;
	 
	 
	 
	 
	Segura, examina e explora objetos de diferentes formas, atrelado a sabores e adivinhação;
	 
	 
	 
	 
	Explora diferentes posturas corporais;
	 
	 
	 
	 
	Demonstra equilíbrio e ritmo nos movimentos;
	 
	 
	 
	 
2.2. PASSO 2 
O conteúdo a serem trabalhados serão:
Identidade e Autonomia: Adapta-se; explorar o espaço; poder realizar escolhas.
Artes Visuais: explorar os materiais; desenvolver o tato pelas texturas.
Música: Expressão oral e corporal.
Linguagem: Linguagem oral e corporal.
Matemática: noções de espaço e tempo, velocidade (rápido, lento, depressa, devagar).
Corpo e Movimento: corpo humano, equilíbrio, coordenação motora, sensações, percepção de ritmo, flexibilidade, controle muscular: encaixar, enfiar, pegar e soltar, subir e descer, empilhar, chutar, escorregar, engatinhar, dançar, correr, andar, saltar, manusear, entre outros, noções de lateralidade.
É importante abordar todas as sensações, trabalhando assim todos os sentidos do aluno com necessidades especiais, para que o mesmo tenha autonomia no seu cotidiano.
Sendo este conteúdo desenvolvido em grupo de alunos, em sala de aula e/ou pátio da escola através de atividades que proporcione interação entre os alunos. Sendo estas atividades descritas no cronograma apresentado abaixo:
2.3. PASSO 3
A fim de desenvolver as atividades, elaborou-se o cronograma abaixo:
	ATIVIDADES
	TEMPO ESTIMADO 
	Atividades 1
	Explorar o espaço do pátio passando pelas 5 mesas
	1 aula (45 minutos)
	Sentir a Textura do objeto que se encontra na mesa sendo eles lã, algodão, lixa, bolinhade gel e plástico bolha e tentar descobrir o nome
	
	Atividade 2
	Colocar venda nos dois alunos e apenas um ficar sem
	1 aula (45 minutos)
	Corrida de obstáculo até o ponto de chegada 
	
	Premiações de chegada (troféu)
	
	Atividade 3
	Provar a gelatina com sabor de frutas
	1 aula (45 minutos)
	Colocar venda nos dois alunos e apenas um ficar sem
	
	Modelar massinha com essência de frutas de acordo com o gosto da gelatina
	
	Atividade 4
	Dançar de acordo com os sons da música com um balão ao meio e não deixar cair até o final da musica
	1 aula (45 minutos)
	Atividade 5
	Realizar Pintura a mão com guaxe sobre a história cantada apresentada
	1 aula (45 minutos)
	OBS: Separa os alunos em 5 grupos de 3 alunos - colocando sempre um com venda nos olhos (alternando)
2.4. PASSO 4
No decorrer do desenvolvimento do projeto foi possível discutir e trabalhar de forma lúdica e concreta as questões do cotidiano dos alunos e que são importantes para o seu bem-estar e integração junto a sociedade, proporcionando o desenvolvimento de atitudes que proporcionaram a sua segurança e seu ato conhecimento como indivíduo.
O trabalho tem como proposito a integração de alunos especiais, como no nosso caso dois alunos com deficiência visual. Assim desenvolveu-se atividades nas quais proporcionou a integração do aluno junto aos outros alunos, a cooperação por meio do trabalho em grupo durante o decorrer das atividades. Procurou-se desenvolver a busca por conhecimento de objetos, sendo trabalhado o olfato, o tato, paladar e audição; assim como a busca por enfrentar desafios e superá-los; ouvir e transformar em ação; a confiança no indivíduo que está o auxiliando junto nas atividades; o conhecer o seu corpo e seus limites.
Acompanhando o desenvolvimento das atividades, podemos perceber que os alunos se destacam no trabalho em grupo, se colocando junto aos desafios enfrentados com o aluno com necessidades especiais. Sendo de extrema importância o envolvimento de todos, sendo cada atividade um aluno com a venda nos olhos, podendo se colocar como o amigo sente as experiências, causando assim nos alunos o senso de trabalho em equipe mais forte.
Todas as atividades tiveram o envolvimento de todos os alunos no qual participaram e ao final das atividades realizou-se um debate com os mesmos sobre a importância da atividade que se realizou e o que a mesma pode ajudar em sua vida no dia a dia.
Após as atividades as professoras responsáveis pelo desenvolvimento realizaram juntas uma análise de todas as atividades e o comportamento individual de cada aluno, concluindo que a construção das atividades de forma lúdica realmente alcançou seu objetivo de integração do aluno, desenvolvendo e refletindo em diversas atitudes dos alunos que os auxiliarão no dia a dia, onde o aluno ter apresentado durante a atividade suas ideias; à maneira que relaciona com os colegas; sua atitude investigativa e crítica no decorrer da aula enfim desvendar o contexto como um todo e mais ainda de forma lúdica sem a obrigação  do trabalho metódico do ensino pela obrigação de atender um conteúdo programático. Esse trabalho nos proporcionou viver a expectativa de trabalhar atitudes do dia a dia corriqueiro, trabalhando a manipulação de diversos materiais e inovando para algo investigativo da causa e efeito, consequências refletindo, onde analisando tivemos as conclusões e sentimento de vivenciar a subjetividade de forma coletiva, onde estarão estas experiências armazenadas na memória de cada aluno, transformando assim o aprendizado em algo eficaz e significativo em sua vida.
CONCLUSÃO
O trabalho desenvolvido atendeu o objetivo de elaborar um projeto, no qual apresentou-se a integração dos dois alunos especiais, no caso cego, detalhando o plano de aula, as atividades a serem desenvolvidas, o cronograma proposto e a avaliação de forma individual de cada aluno a fim de demonstrar os benefícios de se realizar atividades de forma lúdica para aprendizagem de forma eficiente e eficaz, sendo estas causadoras de imagens na memória dos alunos que irão utiliza-se no desenvolvimento da sua vida em sociedade.
O trabalho proporcionou aos alunos o desenvolvimento de características como: favorecimento da aprendizagem; estimulo a corresponsabilidade do aluno pela aprendizagem eficiente e eficaz; promover o estudo dirigido a distância; desenvolver o estudo independente e sistêmico, além do auto aprendizado; auxiliar nas competências referente as matérias abordadas na elaboração do Desafio; promover a aplicação da teoria ensinada na sala de aula com a prática do desenvolvimento do trabalho a ser elaborado e promover a busca do raciocínio logico e a emancipação intelectual.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Jardins educativos e terapêuticos como fatores de qualidade de vida urbana. N R T Congresso Luso-Brasileiro, Para, Planejamento Urbano, Regional, Sustentável Integrado. 2010.
Jardim das Sensações estimula " intimidade verde " com visitante. Folha Online, Curitiba, 14 jan Caderno Equilíbrio e Saúde. Do Valle. 2009.
Jardim sensorial: qual o limite de seus sentidos? L M G M Britto. 2009.
Inclusion and the five senses. R Freeman. 2006.
Possibilidades de ensino de botânica em um espaço não-formal de educação na percepção de professoras de ciências. Ensaio: Pesquisa em Educação e Ciências. R L Jacobucci, D F C Carmo-Oliveira. 2011.

Continue navegando