A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Avaliação Introdução ao Pensamento Sociologico

Pré-visualização | Página 1 de 1

Avaliação 
Introdução ao Pensamento Sociológico/ UNIP
Questão 1. Leia com atenção as seguintes afirmativas:
Durkheim percebeu a possibilidade de articulação entre diferentes campos de ciência humanas e sociais que poderiam auxiliar no entendimento dos fatos 
Sociais, entre os quais estava a psicologia social, a história, o direito, a economia.
Na concepção de Durkheim só pode ocorrer um estudo dos fenômenos sociais como ciência se for possível concebe – lós como algo real e existente fora das consciências particulares.
Durkheim tinha como grande questão definir quais seriam os objetos de estudos e as bases da explicação sociologia, ao analisar os sistemas sociais, estruturas, instituições e as relações entre individuo e a sociedade.
Em suas obras, Durkheim demonstra preocupação em definir um estatuto cientifico tanto para a psicologia como para a sociologia e, assim, demarcar seu campo como ciência distinta e autônoma.
Assinale e alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
II, IV
I, II, III, IV
II, III
I, II, IV
I, II, III
Resposta: E
Questão 2. De acordo com Gramsci, a hegemonia de uma classe significa sua capacidade de subordinar intelectualmente as demais classes por meio:
Resposta: Da persuasão e da educação 
Questão 3. É compreendida como sendo o conjunto formado pelos organismos denominados privados e sociedade politica ou social. Para Gramsci, tal conceito refere - se à:
Resposta: Sociedade civil
Questão 4. De acordo com esta concepção, tudo o que existe tem uma causa e o mundo é explicado pelas suas necessidades e não pela liberdade. Necessário significa tudo que tem de ser e não pode deixar de ser. No século XIX, essa concepção foi aplicada pelos positivistas às ciências humanas, considerando a escolha livre uma mera ilusão.
Tais ideias referem – se á concepção conhecida como:
Resposta: Determinismo cientifico 
Questão 5. Leia com atenção as assertivas a seguir: 
Na concepção de Durkheim, fato social está relacionado ás ações da vida cotidiana, existindo na mente de cada individuo, de cada membro de um grupo, sendo exteriores e exercendo sobre ele um poder coercitivo.
Porque
A sociedade que Durkheim conheceu é marcada pelo período denominado III República, quando se discutiam os problemas de unidade e coesão nacional. Nesse contexto, o Partido da Ordem estava no centro desse conflito, buscando articular uma nova ordem social.
Assinale a alternativa correta:
Resposta: A primeira assertiva está correta, assim como a segunda assertiva também está correta, mas uma não justifica a outra. 
Questão 7. A luta para a construção dos chamados Estados-Nações, ou Estados modernos, a reforma protestante e os novos valores religiosos que rompiam com unidade cristã da época, foram situações que influenciam a construção do pensamento de:
Resposta: Max Weber 
Questão 8. Todas as formas de organização e mobilização de membros da sociedade, a partir de seus objetivos comuns, são conhecidas como: 
Resposta: Movimentos sociais 
Questão 9. Na analise desenvolvida por Weber sobre os protestantes, observamos que, de acordo com valores éticos, é permitido aos protestantes:
Resposta: Acúmulo de riqueza e reinvestir a riqueza no mercado de capitais 
Questão 10. Em sua obra “O suicídio “(1987), Durkheim parte do pressuposto que este não é um fenômeno psicológico individual. Em seu trabalho, o suicídio é compreendido como:
Resposta: Um fato social