Buscar

Meio_Amb7_-_Gestao_Ambiental

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Meio Ambiente
Gestão Ambiental
*
Curiosidade - Space Shuttle Program 
The Space Shuttle was a reusable launch system and orbital spacecraft operated by the U.S. National Aeronautics and Space Administration (NASA) for human spaceflight missions from 1981 to 2011.
The system combined rocket launch, orbital spacecraft, and re-entry spaceplane with modular add-ons.
The operational flights beginning in 1982, all launched from the Kennedy Space Center, Florida.
*
*
Space Shuttle Program
*
*
Space Shuttle Program 
It lifted off under the power of its two SRBs (Solid Rocket Boosters) and three main engines, which were fueled by liquid hydrogen and liquid oxygen from the external tank (dark orange).
About two minutes after liftoff, explosive bolts were fired, releasing the SRBs, which then parachuted into the ocean, to be retrieved by ships for refurbishment and reuse.
*
*
Space Shuttle Program
The system was retired from service in 2011 after 135 missions; on July 8, 2011, with Space Shuttle Atlantis performing that 135th launch. 
Foram construídas cinco space shuttles:
Columbia,
Challenger, 
Discovery, 
Atlantis, e 
Endeavour.
Columbia e Challenger foram destruídas em acidentes, verdadeiras tragédias da história da exploração espacial.
*
*
Columbia
Primeiro Vôo: 12 de abril de 1981.
Último Vôo: 1 de fevereiro de 2003.
Columbia broke up on reentry, killing all seven crew members.
*
*
Challenger
Primeiro Vôo: 04 de abril 1983.
Último Vôo: 28 de janeiro de 1986.
Challenger was destroyed during ascent due to O-Ring failure on the right solid rocket booster (SRB).
*
*
Discovery
Primeiro Vôo: 30 de agosto de 1984.
Último Vôo: 24 de fevereiro de 2011 e pousou em 09 de março de 2011.
Saiu de serviço!
*
*
Atlantis
Primeiro Vôo: 3 de outubro de 1985.
Último Vôo: 08 de julho de 2011.
*
*
Endeavour
O quinto e último a ser construído.
Primeiro Vôo: 7 de maio de 1992.
Último Vôo: 16 maio 2011.
*
*
Última decolagem da Atlantis
*
*
Next generation
Constellation Program
Orion Spacecraft
The first orbital test flight of the Orion was planned for 2013.
*
*
Orion
*
*
That´s all
*
*
Gestão Ambiental
Os problemas ecológicos e ambientais têm caráter universal, atingindo a todos, independente da sua classe social. Ainda que muitas vezes os impactos sejam sentidos com maior peso pelas classes pobres, problemas como poluição da água e do ar, rompimento da camada de ozônio, contaminação de alimentos, enchentes, ondas de calor excessivo, por exemplo, não distinguem grupos sociais, afetando a todos.
*
*
Gestão Ambiental
Durante um longo período de tempo, a poluição foi vista como um indicativo de progresso. Essa percepção foi mantida até que os problemas relacionados à degradação do meio ambiente, contaminação do ar, da água e do solo (com efeitos diretos sobre os seres humanos ou não) se intensificaram.
Essa degradação se tornou mais evidente na década de 70, provocando a realização, em Estocolmo, da 1ª Conferencia das Nações Unidas sobre Meio Ambiente no ano de 1972.
*
*
Gestão Ambiental
Assim, muitas empresas na Europa e América do Norte se viram obrigadas a desembolsar quantidades de recursos financeiros significativas devidos aos problemas resultantes de uma atuação desvinculada do meio ambiente, além de terem sua imagem perante o mercado seriamente comprometida.
Isso exigiu o desenvolvimento de um novo modelo de atuação estabelecendo uma nova relação com seus parceiros (fornecedores, consumidores e órgãos de controle ambiental).
*
*
Ações pioneiras no Brasil
Gillete (1972): programa para conservação de água e energia;
3M (1975): política ambiental corporativa e programa de prevenção da poluição.
Como resultado da Conferencia de 1972 em Estocolmo, foi criado o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). www.brasilpnuma.org.br e a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que em 1987 publicou o relatório Brundtland “Nosso Futuro Comum” que consagrou a expressão Desenvolvimento Sustentado.
*
*
Sistema de Gestão Ambiental
Nas duas últimas décadas, as questões ambientais têm exercido uma maior influência nos custos econômicos e a proteção do meio ambiente têm se tornado um importante campo de atuação para governos, indústrias, grupos sociais e indivíduos. 
A produção sustentável e o desenvolvimento de produto ecologicamente corretos são desafios das indústrias no século 21, à luz da crescente pressão ambiental. As operações industriais, neste mesmo período, experimentaram mudanças radicais com implicações significativas, principalmente com a introdução das normas de gestão pela qualidade ambiental, a exemplo da série ISO 14.000.
*
*
Custos da poulição
Os custos da poluição têm se elevado drasticamente, como vistos nos grandes acidentes de Bhopal (Union Cabide – Dow Chemical), Exxon Valdez (Alasca) e Golfo do México (vazamentos de petróleo), cujos custos totais para tentativa de remediação dos impactos ultrapassaram os bilhões de dólares. 
Mas não só estes grandes acidentes, mas também os pequenos ocasionam prejuízos à comunidade e às empresas, sobretudo se estes ocorrem freqüentemente. Mesmo emissões relativamente pequenas, quando em excesso, podem ter custos bastante grandes para as empresas, decorrentes de taxas e multas aplicadas.
*
*
O derramamento do Exxon Valdez 
O petroleiro Exxon Valdez derramou sua carga em 1989, causando danos imensos a uma grande área no litoral do Alasca. 
O navio havia partido do terminal petrolífero de Valdez, no Alasca, em 23 de março de 1989, e bateu em um recife nas primeiras horas do dia 24 de março. A sequência de eventos que provocou o acidente não foi esclarecida até hoje. 
*
*
Com o rompimento do casco do navio, cerca de 11 milhões de galões de óleo foram derramados no mar, e a área atingida chegou a 1.200 quilômetros quadrados. Apesar de terem ocorrido muitos outros derramamentos de óleo no mundo, o acidente com o Exxon Valdez aconteceu em águas remotas, onde se abrigava uma abundante e espetacular vida selvagem, causando danos terríveis à região. 
*
*
Milhares de animais foram mortos pelo derramamento: cerca de 250.000 aves marinhas e 2.800 lontras, entre outros. O custo de limpeza ficou em torno de US$ 2,1 bilhões, e as áreas ao longo da costa atingidas pelo derramamento ainda estão contaminadas com óleo debaixo da superfície.
*
*
Bhopal - Índia
*
*
Bhopal - Índia
Um funcionário limpa a poeira de um painel de fotografias das vítimas do desastre industrial de 1984, em Bhopal, na Índia, em 8 de junho de 2010. Um tribunal condenou sete ex-funcionários da subsidiária indiana da Union Carbide por negligência. O vazamento de gás tóxico matou cerca de 15 mil pessoas e foi o pior desastre do gênero do mundo.
*
*
*
*
A Explosão da Deepwater Horizon
Esta foto de 21 de abril de 2010 (Associated Press) mostra manchas de óleo no Golfo do México, mais de 80 quilômetros a sudeste de Venice, na Louisiana, durante o incêndio da plataforma de petróleo Deepwater Horizon. Os Estados Unidos não obtiveram respostas com a rapidez necessária sobre o acidente no Golfo do México. O que exatamente deu errado? Quem foi o responsável? Qual a quantidade exata de petróleo que está sendo derramada no Golfo? Ele pode chegar à Flórida e atingir até a costa do Atlântico? Quais seriam as consequências econômicas e ambientais? (Foto: Gerald Herbert/Arquivo AP).
*
*
Sistema de Gestão Ambiental
A implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é a resposta dada pelas empresas para controlar os impactos causados e os custos advindos, isto representa uma mudança organizacional, motivada pela internalização ambiental e externalização de práticas que integram o meio ambiente e a produção. 
Dentre os inúmeros benefícios alcançados destacam-se: 
a melhoria da imagem perante os diversos atores
que interagem com o empreendimento (stakeholders);
redução dos custos ambientais; 
menores riscos de infrações e multas;
 aumento de produtividade; 
melhoria da competitividade e surgimento de alternativas tecnológicas inovadoras. 
*
*
Sistema de Gestão Ambiental
Ajudar no controle das condições ambientais é indiscutivelmente uma responsabilidade de todos e não somente de um grupo. Todos devemos contribuir para a preservação do ambiente, incluindo e principalmente as empresas e agências governamentais. 
Indústrias e empresas, em sua maioria, têm processos e produtos empresariais que podem ter efeitos negativos sobre o meio ambiente, constituindo assim um foco de preocupação para melhoria das condições ambientais. 
A solução para as empresas cumprirem seu papel no controle de potenciais impactos ambientais é a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA). Os sistemas de gestão ambiental desempenham papel importante na determinação do sucesso ambiental de uma empresa.
*
*
Gestão Ambiental
A gestão sócio ambiental é o caminho para as organizações que decidiram assumir responsabilidade social e adotar as melhores práticas para tornar mais sustentáveis seus processos produtivos.
As crescentes restrições dos mercados exigentes e as aparentes ameaças da legislação ambiental podem ser fonte de maior competitividade, de inovação, de implementação de novas técnicas de gestão e melhoria de processos, de produtos e serviços. 
É possível conciliar sustentabilidade econômica com sustentabilidade social e ambiental.
*
*
Gestão Ambiental
A Gestão Ambiental é a administração de atividades econômicas e sociais de forma a utilizar racionalmente os recursos naturais, renováveis ou não. 
A gestão ambiental deve visar o uso de práticas que garantam a conservação e preservação da biodiversidade, a reciclagem das matérias-primas e a redução do impacto ambiental das atividades humanas sobre o meio ambiente.
*
*
A Gestão Ambiental é uma prática recente, que vem ganhando espaço nas instituições públicas e privadas. Através dela é possível a mobilização das organizações para se adequar à promoção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado.
Seu objetivo é a busca de melhoria constante dos produtos, serviços e ambiente de trabalho, em toda organização, levando-se em conta o fator ambiental.
*
*
Atualmente, a Gestão Ambiental é encarada como um assunto estratégico, porque além de promover a qualidade ambiental, também possibilita a redução de custos diretos (redução de desperdícios com água, energia e matérias-primas) e indiretos (multas e indenizações por danos ambientais). 
Além disso, empresas ambientalmente corretas possuem um diferencial competitivo junto aos mercados mais exigentes e esclarecidos. 
Cada dia mais a população toma consciência dos problemas ambientais e essas empresas tendem a ganhar mais mercado.
*
*
Gestão Ambiental
Os termos Administração, Gestão do Meio Ambiente, ou simplesmente Gestão Ambiental são entendidos como diretrizes e atividades administrativas e operacionais (planejamento, direção, controle, alocação de recursos e outras) realizadas com o objetivo de obter efeitos positivos sobre a preservação do meio ambiente, quer reduzindo os danos ou problemas causados pelas ações humanas, quer evitando que eles surjam.
*
*
No caso do setor público, a Gestão Ambiental apresenta algumas características diferenciadas. 
O governo tem papel fundamental na consolidação do desenvolvimento sustentável, pois é ele o responsável pelo estabelecimento das leis e normas que estabelecem os critérios ambientais que devem ser seguidos por todos, em especial o setor privado que, em seus processos de produção de bens e serviços, se utiliza dos recursos naturais e produz resíduos poluentes.
*
*
Por isso mesmo, além de estabelecer as leis e fiscalizar seu cumprimento, o poder público precisa ter uma atitude coerente, responsabilizando-se também por ajustar seu comportamento ao princípio da sustentabilidade, tornando-se exemplo de mudança de padrões de consumo e produção, adequando suas ações à ética socioambiental.
À sociedade cabe cobrar e eleger pessoas comprometidas com esta visão.
*
*
Gestão Ambiental
Diversos autores como Porter, Linde e Donaire têm destacado que as inovações para ajuste à regulamentação ambiental podem resultar em economia de tempo e dinheiro. 
Estes autores criticaram as resistências de algumas empresas às inovações, alertando para o fato de que manter processos poluidores causa não somente danos ecológicos, mas também perdas de competitividade.
*
*
A introdução da variável ambiental alterou as fontes de informação utilizadas pelas empresas para o desenvolvimento de produtos.
A preocupação com a reconversão do produto no período pós-uso e, quando esgotado suas possibilidades de reconversão, como fazer a disposição final da maneira mais adequada.
Cabe salientar que o Sistema de Gestão Ambiental é um estágio mais avançado que o uso de tecnologias para simplesmente adequar-se a legislação ambiental. A implantação de um SGA permite a certificação ambiental da empresa (ISO 14000) e é um passo rumo a certificação de produto, também previsto na ISO 14000.
*
*
Ações Importantes de PGA
Coleta seletiva de papel e encaminhamento para cooperativas.
Coleta de garrafas plásticas.
Coleta de pilhas, baterias, cartuchos e tonners e encaminhamento ambientalmente adequado.
Coleta seletiva de vidro quebrados em parceria com o serviço de limpeza.
Coleta de óleo de cozinha com destinação adequada.
Destinação adequada de lâmpadas fluorescentes.
*
*
Campanha para estimular a coleta de resíduos domiciliares, com a instalação de coletores seletivos para papel, plástico, metal, vidro e material orgânico.
Instalação de coletores específicos para copos plásticos usados.
Lançamento de publicações e cartilhas “Gestão Ambiental”.
Promoção da educação ambiental dos membros, colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores e público em geral.
Plano de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde.
*
*
Racionalização do consumo de água e energia – campanha para redução do desperdício de água e energia.
Coleta de óleo automotivo usado com destino ao rerrefino.
Manutenção e restauração de matas ciliares.
Repovoamento de flora nativa.
*
*
Conclusão
A Gestão Ambiental é um passo importante na direção da diminuição dos impactos sobre o ambiente das atividades empresariais. 
Com efeito, esta serve de enquadramento às empresas para manterem e melhorarem as suas contribuições e impactos sobre o meio ambiente e ao mesmo tempo melhorarem sua competitividade perante o mercado cada vez mais exigente com relação ao meio ambiente.
*
*
Thanks
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando