Buscar

Avaliando o Aprendizado 9 de Imunologia

Prévia do material em texto

Aluno:  HÉRICa
	 
	Disciplina: SDE0029 - IMUNOLOGIA BÁSICA 
	Período Acad.: 2014.2 (G) / EX
	
	
		1.
		A alternativa relacionada adequadamente à hipersensibilidade tipo I é caracterizada por uma reação alérgica que se estabelece imediatamente após o contato com o antígeno (5 a 15 min.) por indivíduo sensibilizado. A resposta citada é mediada por:
	
	
	
	
	 
	IgA.
	
	
	IgG.
	
	
	IgD.
	
	
	IgM.
	
	 
	IgE.
	
	
		2.
		Marque a alternativa que designa o termo relacionado a uma resposta imune defensiva exagerada, isto é, excessivamente sensível. Algumas vezes, em vez de proteger uma pessoa, os anticorpo irritam e causam danos em certas células do corpo. Esta resposta é dividida em duas categorias gerais: imediata e tardia, dependendo da natureza da reação imune e o tempo necessário para que ocorra uma reação visível.
	
	
	
	
	
	Anafilaxia.
	
	 
	Opsonização.
	
	 
	Hipersensibilidade.
	
	
	Fagocitose.
	
	
	Autoimunidade.
	
	
		3.
		Na reações de hipersensibilidade, por exemplo, os mastócitos são células que apresentam importância essencial na defesa do nosso organismo, pois se encontram estrategicamente localizados, próximos aos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo, onde eliminam antígenos que porventura penetrem na circulação através de líquido tecidual ou de descontinuidades epiteliais. Os mastócitos são considerados células "sentinelas", uma vez que possuem alta sensibilidade pelo anticorpo do tipo:
	
	
	
	
	
	IgA
	
	
	IgM
	
	 
	IgE
	
	 
	IgG
	
	
	IgD
	
	
		4.
		Adolescente, 13 anos, sexo feminino, relata ser alérgica a camarão, pois toda vez que consome alimentos com este fruto do mar apresenta prurido (coceira). A adolescente relata já ter evoluído para um quadro de edema de glote, necessitando ser socorrida imediatamente. As principais células que participam diretamente da reação de hipersensibilidade do tipo I, após a sensibilização do indivíduo, e com consequente liberação de mediadores químicos inflamatórios, são os:
	
	
	
	
	 
	linfócitos T e B
	
	
	eosinófilos e macrófagos
	
	
	neutrófilos e macrófagos
	
	 
	mastócitos e basófilos
	
	
	células dendríticas e NK (matadoras naturais)
	
	
		5.
		Criança de 7 anos apresenta rinite quando em contato com poeira. O principal fator (antígeno) desencadeador da alergia, nestes casos, é o ácaro. Quando o organismo é sensibilizado, sintetiza grandes quantidades de IgE. Após um novo contato há ativação de mastócitos e basófilos e liberação do mediador químico histamina, que reflete nos seguintes efeitos:
	
	
	
	
	 
	ativação do sistema complemento e aumenta a permeabilidade vascular
	
	
	inibe a agregação plaquetária e a vasodilatação
	
	
	ativação da cascata de coagulação e sistema fibrinolítico
	
	 
	aumento da secreção de glândulas nasais e brônquicas
	
	
	quimiotaxia e opsonização
	
	
		6.
		Em algumas circunstâncias a resposta imune produz resultados que causam danos e são, às vezes, fatais. Essas reações nocivas são coletivamente conhecidas como reações alérgicas ou de hipersensibilidade; os antígenos que normalmente causam essas reações são chamados de alérgenos. Vale lembrar que as reações de hipersensibilidade diferem das reações da imunidade protetora somente pelo fato de serem exageradas ou inapropriadas, e que causam danos ao hospedeiro. Os mecanismos celulares e moleculares desses dois tipos de reação são virtualmente idênticos. No início da década de 1960, as reações de hipersensibilidade forma divididas em quatro tipos, chamados por Combs e Gell de tipo I a tipo IV (Benjamini et al., 2002). Assinale a alternativa em que se encontra o mediador pré-formado, que causa a contração, quando se liga ao receptor H1 presente em células da musculatura lisa, ou separação de junções intercelulares, quando se liga ao receptor presente nas células endoteliais, levando assim ao aumento da permeabilidade vascular:
	
	
	
	
	
	Prostaglandina.
	
	
	Fatores quimiotáticos.
	
	 
	Histamina.
	
	
	Leucotrienos.
	
	 
	Heparina.

Continue navegando