Buscar

finalidade social( manifestações de conjunto ordenado)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FINALIDADE SOCIAL EM UMA SOCIEDADE E O PAPEL DAS MANIFESTAÇOES DE CONJUNTO ORDENADO NA CONSECUÇÃO DESSE OBJETIVO
A sociedade é uma conexão de pessoas que compartilham diferentes culturas, normas e regras, nas quais as permitem “pertencer” ao todo. Em toda sociedade humana existe uma finalidade social, o bem comum, este que pode ser compreendido como um conjunto de oportunidades que possibilitam aos indivíduos viver de maneira digna. A execução desse princípio é essencial para que toda coletividade tenha garantida condições tidas como imprescindíveis: educação, saúde, lazer, entre outros. 
Para que essa finalidade social seja sólida, há uma necessidade de que o povo seja o mecanismo acionador do Estado, ou seja o “todo” deve exigir e reivindicar de maneira adequada às condições do governo de absorver e transformar em políticas públicas as demandas impostas. Em outras palavras é inescusável que o povo pressione o Estado para que ele faça aquilo que for possível atingir, não desviando das exigências sociais.
É preciso mais do que uma simples agrupação de pessoas que visem o bem, é fundamental uma manifestação que além de adequada, seja reiterada, isto é, cotidiana, que almeje sempre o mesmo propósito de maneira organizada com o intuito de pressionar o Estado para uma maior proteção, pois uma nação na qual se mune de uma maior participação popular terá consequentemente um maior nível de cobertura social. Para melhor entendimento, pode se analisar a linha histórica do Brasil, que teve forte intensidade popular na década de 80, onde a população brasileira mais se organizou, manifestou e participou ativamente da vida política do Brasil, resultando na redemocratização brasileira e na constituição de 1988, na qual foi produto de toda uma lógica e acentuada atividade coletiva. 
Levando em consideração as manifestações de conjunto ordenado no Brasil, nota-se que a consecução de grande parte de seu ordenamento jurídico se baseou na cultura da intensa participação popular brasileira que atua fortemente até hoje.
MAGNÓLIA ARAÚJO

Continue navegando