Buscar

Resenha Cap 1 A imagem da Cidade - Kevin Lynch

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AUTOR DO TEXTO: Kevin Lynch
AUTORA DA RESENHA: Laise Brito da Costa e Silva
LYNCH, Kevin. A imagem da cidade. 3.ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011.
RESENHA Capítulo 1 
Lynch define a cidade como uma construção em grande escala no espaço e só é percebida em longos períodos de tempo, caracterizando-se como uma arte temporal, isso visto como uma obra arquitetônica. Tudo vivenciado em relação a seus arredores em uma seqüência de elementos por experiências anteriores e nunca em si mesmo. A cidade pode ser estável por algum tempo, mas sempre está se modificando nos detalhes e cada cidadão possui correlação com alguma parte e faz parte desse cenário.
Quanto à legibilidade, em uma análise a qualidade visual norte americana da imagem mental de seus habitantes, as partes da cidade podem ser reconhecidas e organizadas num modelo coerente. Lynch afirma que a legibilidade ou clareza é crucial para o cenário Urbano e que é algo que se reveste de uma importância espacial quando consideramos na escala humana dimensão, tempo e complexidade.
No que diz respeito à imagem, ambientais são o resultado de um processo bilateral entre o observador e seu ambiente, onde o ambiente sugere especificidades e relações, enquanto o observador seleciona, organiza e confere significados àquilo que vê. Imagens individuais são criadas por cada membro do mesmo grupo, mas imagens consensuais destes é que são usadas para criação de um ambiente que possa ser usado por muitas pessoas. Identidade, estrutura e significado são os componentes de uma imagem ambiental em análise e devem sempre aparecer juntos.
Identidade, estrutura e significado são os componentes de uma imagem ambiental, podendo ser sujeita a uma analise abstrata, desde que não se perca de vista que sempre aparecem juntos.
Entende-se por imaginabilidade como a característica num objeto físico, que lhe oferece uma alta probabilidade de evocar uma imagem forte em qualquer observador dado. Um ambiente bonito é identificado de outra forma, mas com propriedades básicas, tais como significado ou expressividade, prazer sensorial, ritmo, estímulo, escolha.

Continue navegando