Buscar

AD2 2018.1 final ee

Prévia do material em texto

AD2 – 2018.1
Segunda Avaliação A DISTÂNCIA- 2018.1
Disciplina: Educação Especial
Coordenação: Profa. Dra. Maria Angela M. Corrêa
	 Nome: Camila Aparecida Gonçalves da Silva
	 Matricula: 17216080102 Polo: Barra do Piraí
	 Cidade que reside:
	 Como se desloca para o Polo: ( ) carro ( ) ônibus ( ) trem ( ) outros_____________ 
Caro (a) aluno (a):
Essa avaliação é mais um instrumento do seu processo de aprendizagem. Nosso objetivo é que você faça um estudo orientado das ideias e conceitos que nos parecem de maior relevância nas aulas propostas para essa avaliação. Procure responder as questões a partir de suas próprias elaborações. Gostaríamos de relembrar:
1. Leia atentamente todas as questões antes de respondê-las;
2. Analise o enunciado de cada questão, respondendo adequadamente às perguntas; 
3. Responda as questões com clareza, coesão e objetividade e realize a pesquisa;
4. Escreva de acordo com as normas gramaticais;
5. Apenas serão aceitas as respostas apoiadas teoricamente nas aulas/material didático da disciplina.
5. Esta avaliação é de caráter individual e deverá ser postadaaté 23:55hs do dia 05/05/2018. 
 Bom estudo! 
AD2
EDUCAÇÃO ESPECIAL
2018.1
A partir do material didático da disciplina e os conceitos apreendidos, elabore um parágrafo relacionando as palavras estimulação precoce, desenvolvimento e deficiênciade maneira a esclarecer a relevância da intervenção nos primeiros anos de vida.(1,5 pontos)
O que é Deficiência Mental e por que a atual classificação está relacionada aos princípiosda Educação Inclusiva? (1 ponto)
Como o professor pode identificar sinais de deficiência visual em seus alunos? Relacione, pelo menos, 7 (sete) condições.(1,0 ponto)
Considere um aluno com problemas visuais ou baixa visão em uma sala de aula. Como o professor poderá ajudar este aluno? (1,0 ponto)
Considerando a definição de Orientação e Mobilidade tratada no material didático, quais as implicações deste conceito para os deficientes visuais? (1,5 pontos)
6. Escolha um autor, que trata da família da criança especial e explique como ele analisa as posturas, os sentimentos e as mudanças no âmbito da dinâmica familiar da criança com necessidades especiais ou deficiência. (1 ponto)
7. Considerando as adaptações curriculares no ensino fundamental, cite 6 objetivos que poderão ser construídos para que um aluno, com deficiência visual, possa ter acesso ao currículo? (1 ponto)
8. Essa questão diz respeito auma atividade de pesquisa, que deverá ser realizada e postadana plataforma, junto com sua AD2 , segundo as orientações na página seguinte. (até 2 pontos)
OBS: A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, considerando até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cadatexto elaborado) eo mesmo valor obtido na atividade (até 2 pontos) será considerado na AP2.
__________________________________________________________________________
 UNIRIO
Pesquisa da AD2 2018.1
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL
Coordenação: Profa. Dra. Maria AngelaCorrêa
	Nome: Camila Aparecida Gonçalves da Silva
	Matrícula:17216080102
	Pólo:Barra do Piraí
	Cidade que reside: Barra do Piraí
ATENÇÃO
A atividade abaixo se referente a uma pesquisa que complementa a sua AD2 de Educação Especial. Ela deve ser realizada até a data de 05/05/2018 e postada na plataforma, junto com as respostas da AD2.A pesquisa poderá ter o valor de até 4 (quatro) pontos, sendo até 2 pontos na AD2 (até 1 ponto para cadatexto elaborado) eo mesmo valor obtido na atividade de pesquisa será considerado na AP2.
PESQUISA
Selecione (dois) artigos de jornal ou revista, de anos recentes (de 2016 até agora), que aborde algum dos temas da disciplina de Educação Especial, a partir da 8ª semana do cronograma (inclusive). Após a escolha dos artigos e a leitura dos mesmos, escreva2 textos(um textopara cada artigo selecionado)de,no máximo, 20 linhas cada, comentando o material escolhido sem, contudo, reproduzi-lo. 
Devem constar, também, nos textos elaborados de cada artigo escolhido:
1. O motivo da escolha do artigo. (no máximo 2 linhas).
2. A partir do material didático da disciplina, qual é a aula ou as aulas pertinentes aos temas escolhidos. (no máximo 3 linhas).
3. Seu texto e comentários (no máximo 20 linhas).
4. Além disso, dados como, Autor, título do artigo, data da publicação e página. Se for jornal ou revista, deve constar o título do Jornal e/ou da revista.
ATENÇÃO
 Para a formatação, utilize fonte Arial, tamanho 11 e espaço simples.
Anexe a cópia dos artigos escolhidos ou os links (endereços eletrônicos dos documentos) onde eles foram selecionados. 
Não se esqueça de preencher o quadro de identificação acima, com seu nome, Polo e a cidade em que reside.
Você terá até as 23:55hs, de05/05/2018, para postar a AD2 (EE) junto com a pesquisa realizada.
Respostas:
A estimulação precoce tem um papel fundamental e preventivo , pois é através do mesmo que conseguimos remediar o desenvolvimento da deficiência.
São limitações significativas que afeta o intelectual do indivíduo,é caracterizado por um funcionamento intelectual abaixo da média, comprometendo duas ou mais áreas de conduta adaptativa ou da capacidade da pessoa em responder adequadamente ás demandas da sociedade. Porque
O professor deve estar atento a alguns sintomas , para que possa detectar a deficiência visual.
Dificuldade para a leitura : uma dificuldade durante os trabalhos que requerem que o aluno aproxime de seus olhos livros.
Dificuldade com a realização de trabalho escrito.
Dificuldades com visão a distancia.
Incapacidade de localizar e apanhar um objeto pequeno.
Esfregar os olhos com freqüência.
Fechar os cobris um dos olhos demonstrando dificuldade para enxergar.
Os olhos podem ficar vermelho e com secreção
4-Avisar os pais sobre a dificuldades do aluno, perguntar ao aluno se ele esta com
dificuldades para enxergar o quadro e os livros, mudar o aluno de lugar.
5-Para a compreensão da complexidade do problema da restauração da mobilidade perdida relembremos o que uma pessoa necessita para que possa andar á vontade
; perceber sua posição no momento , deve perceber qual o seu destino- não necessariamente o destino final, mas pelo menos algo da direção do seu alcance , a meta
seguinte deve ser alcançada no próximo passo, também deve perceber os obstáculos do caminho, os que estão abaixo de seus pés e nos quais pode cair ou tropeçar: as arvores, as casas , carrinhos de bebê , que ele precisa passar lado , cantos ásperos ou galhos que podem ferir coisas caindo ou que ameaçam cair na sua cabeça. Ainda necessita percebendo mudanças de planos horizontais verticais , degraus que sobem ou descem, ladeiras buracos , curvas menores ou maiores mudanças repentinas ou graduais desnível e ainda a se a calçada em frente é segura.
6- Miller , ultrapassa a primeira fase , denominada sobrevivência , a família vivencia e outras fases : separação , ajustamento e busca , tentar uma nova direção e pode ser interna ou externa , externa vivenciada pela família na procura de diagnósticos , interna é a trajetória da auto descoberta envolvendo a aceitação , as mudanças de expectativas sobre o filho deficiente e a vida da família .
 
7- São várias as adaptações curriculares adequando –se a cada caso concreto , pode-se construir objetivos específicos para o aluno com deficiência visual que proporcionam atingir o acesso curricular : estabelecer um ambiente redundante em códigos alternativos aos visuais , tais como códigos orais e táteis , promover habilidades que permitam ao aluno cego funcionar de forma independente no ambiente no qual se encontra , organizar a sala de aula de maneira que a iluminação seja correta; bem como o posicionamento do aluno em relação ao quadro, aos materiais , ao professor , promover a cooperação entes os pares da classe ; habilitar espaço suficiente par que os alunos cegos ou com baixa visão possa utilizar seus recursos da tecnologia assistiva ; adequar a organização interna da sala de aula e de todo o espaço educativo ; estruturaras tarefas particulares de aprendizagem nas quais o uso da visão seja prioritário ; fornecer tarefas alternativas as visuais para os alunos não videntes ; avaliar as respostas educacionais do educando diante da atividade proposta .
PESQUISA
Notícia: Educação Inclusiva: Uma escola para todos.
Fonte: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/24091
 A escolha desse tema surgiu pois muito se fala na educação inclusiva, porém poucos sabem seu verdadeiro significado. As escolas estão tendo a educação inclusiva como a presença de um aluno especial ou com necessidades especiais em uma sala de aula, quando na verdade esse ato de educar vem sendo esquecido, muita das vezes por causa das super lotação em salas de aula, outras por falta de capacitação ou até mesmo , por falta de suporte para desenvolverem seus trabalhos. Embora a Educação inclusiva seja obrigatório em nosso país , não estamos longe de vermos alunos fora do ambiente escolar por falta de adaptações nas escolas. O ato de educar , não se resume em estar em uma sala , mas sim necessidade de despertar as habilidades do educando.

Continue navegando