Buscar

INTEGRAÇÃO LAVOURA PECUÁRIA FLORESTA

Prévia do material em texto

INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA
Integração Lavoura-Pecuária-Floresta
O que é? Como funciona?
Resumo
Introdução
Desenvolvimento
Referência
O que é o sistema ILPF ou Agrossilvipastoril ?
* Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) ou agrossilvipastoril: sistema de produção que integra os componentes agrícola, pecuário e florestal em rotação, consórcio ou sucessão, na mesma área. 
Resumo 
“ A partir da década de 80 passou-se a ter grande importância, principalmente no que desrespeito a recuperação de pastagens degradadas. Com consequência, tornou-se também enfoque ambiental com relação ao balanço de carbono e ao bem estar animal. “
O objetivo desse sistema é diminuir os impactos causados pela monocultura, recuperar áreas degradadas, nas quais causaram grandes erosões, a perda da fertilidade do solo, entre outros. 
Introdução
A exploração agropecuária sustentada deve manter ou melhorar a produção, com vantagens econômicas para os agricultores, sem prejuízos ao meio ambiente e em benefício de toda a sociedade. 
Benefícios
Ambiental: Redução na área ara produtividade de pastagem e grãos, conservação permanente da água e do solo, aumenta o bem estar animal, diminuição do efeito estufa, promoção da biodiversidade.
Produtivo: Produção continua com aproveitamento do solo, oferta de alimentos seguros, Redução do impacto ambiental.
Econômicos: Aumento da renda, aproveitamento econômico do solo, aumento em caixa, geração de emprego e renda, melhor qualidade de vida. 
Vantagem do sistema ILPF
Melhoria das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
Quebra de ciclo de doenças/pragas/daninhas.
Redução de custo
Melhoria na ambiência 
Agregação de renda
Aumento de M.O no solo
Sequestro de carbono e gases do efeito estufa

Continue navegando

Outros materiais