Buscar

Histologia SISTEMA DIGESTORIO II

Prévia do material em texto

SISTEMA DIGESTORIO II: GLANDULAS
GLANDULAS SALIVARES
Produção de saliva, umedecer, lubrificar e digerir o alimento. Glandulas maiores: madibular, parótida, sublingual e zigomática. Capsula de tecido conjuntivo envolvendo, terminações secretoras e sistema de ductos ramificados formam lóbulos. Celulas secretorar serosa (piramidal, base larga e ápice com microvilos) e mucosa (coboide a colunar, núcleo oval basal). Glandulas menores: bucal, labial, palatina (molar e gatos, zigomática em carnívoros). Não encapsuladas, distribuídas em toda mucosa oral e submucosa. Produção de saliva e muco.
GLANDULA PARÓTIDA
Acinosa composta, células serosas, grânulos ricos em amilase e proteínas, tecido conjuntivo plasmocitos e linfócitos.
GLANDULA SUBMANDIBULAR
Tubuloacinosa composta, células serosas (maioria) e mucosa, seroras com núcleo arredondado e fraca atividade de amilase. 
GLANDULA SUBLINGUAL 
Tubuloacinosa, células serosas (semiluas nas extremidades de túbulos mucosos) e mucosas (predominantes). 
PANCREAS EXOCRINO 
Ductos intercalares → ductos intralobulares → ducto pancreático principal → ducto pancreático acessório do duodeno. Epitelio simplen cubico a colunar. 
FIGADO
Maior glândula do corpo, secreção, excreção, estoque, desintoxicação, metabolização, esterificação e fagocitose. Centro de controle do sistema digestório. Principal célula é o hepatócito que desempenha a maioria da funções. Organizados em lóbulos hepáticos. FIgado envolto por uma camada serosa ou peritoneal, fina capsula de tecido conjuntivo que subdivide o fígado em lobos e em porções menores lóbulos, proporcionando suporte físico para os vasos sanguíneos e linfáticos associados aos hepatócitos. 
 
LOBULO HEPATICO
Conformação anatômica própria, sangue flui da periferia de cada lóbulo em direção ao seu centro, veia centra. A bile é secretada nos canalículos entre os hepatócitos fluindo então através dos ductos biliares na periferia, próximo a veia porta e da artéria hepática. O ducto biliar, e veia porta e a artéria hepática formam a tríade portal. 
LOBULO PORTAL
ACINO HEPATICO
Subdividido de acordo com a arquitetura vascular. Enfoque no fluxo sanguíneo, duas veias centrais adjacentes e tríades portais próximas. 
HEPATÓCITOS E SINUSOIDES
Hepatocito é a célula funcional do fígado, semelhantes entre os animais domésticos, poliédricas e possuem um ou dois núcleos arredondados. Estão ligados de forma que constituem placas achatadas de células separadas pelos sinusoides hepáticos (capilares que conectam os vasos interlobulares a artéria hepática e a veia porta com a veia central. O sinusoide é revestido por um endotélio poroso e fenestrado (células de revestimento dos sinusoides), separadas dos hepatócitos pelo espaço de Disse. Celulas de Kupffer sistema de defesa. 
Sistema Biliar: remoção da bilirrubina do sangue, pigmento amarelo-esverdeado que é um subproduto da degradação da hemoglobina, toxico e insolúvel em agua. Absorvido por endocitose pelo hepatócitos. Conjugada e excretada nos canalículos biliares. Ductos hepáticos compostos por epitélio colunar simples, saem do fígado → ducto cístico → vesícula biliar → esvaziada no duodeno. 
Suprimento vascular: fígado recebe tanto sangue venoso como arterial (artéria hepática oxigena e veia porta nutre), através do hilo portal. Veia porta responsável por 80% do fluxo sanguíneo. Ambos distribuem sangue dentro do fígado da mesma maneira. 
Arteríolas → vênulas → sinusóides → veia central → veia sublobular → veias hepáticas → veia cava caudal

Continue navegando