Buscar

Marx Sociologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Rafaela P. M. da Paixão
Disciplina: Sociologia
Prof.: João Batistiolle 	
Questionário
Contexto pensamento Karl Marx
Em Primeiro lugar citaremos a filosofia hegeliana de quem Marx absorveu uma diferente percepção histórica. Hegel entendia a história como um processo coeso envolvendo diversas instâncias da sociedade e cuja dinâmica se dava por oposições entre forças antagônicas (tese/antítese). Marx utiliza este método para a explicação histórica para o qual os agentes sociais não são os únicos responsáveis pela dinâmica de acontecimentos; as forças em oposição atuam sobre o devir.
Contato com o pensamento socialista francês e inglês do século XVI, de Claude Henri e Robert Owen. Marx admirava a proposta de transformação social mesmo as achando utópicas. Eles propunham transformar radicalmente a sociedade, implantando uma ordem social justa e igualitária da qual seriam eliminados o individualismo, a competição e a propriedade privada.
Leitura crítica do pensamento clássico dos economistas ingleses, Adam Smith e David RICARDO. Esta trajetória é marcada pelo desenvolvimento de conceitos importantes como alienação; classe social; valor; trabalho; mais-valia e modo-de-produção.
Frederick Engels – Economista político que trabalhou com Marx até sua morte, sendo co-fundador do socialismo científico; comunismo 
Alienação 
Para conteúdo jurídico a palavra alienação designa a venda de um bem ou direito. A partir de Rousseau predomina o termo com a ideia de privação, falta ou exclusão. Para Hegel tem sentido de desumanização e injustiça, que será absorvido por Marx. Este faz do conceito uma peça chave de sua teoria. A indústria, a propriedade privada e o assalariamento alienavam e separavam o operário dos “meios de produção” e do fruto do seu trabalho, que se tornam propriedade privada do empresário capitalista.
Politicamente o homem também se tornou alienado com a ideia de Estado imparcial, capaz de representar toda a sociedade e dirigi-la. Marx mostrou que na sociedade de classes este estado representa apenas a classe dominante e age conforme o interesse desta. 
Para Marx a “divisão Social do trabalho” fez com que o pensamento filosófico se tornasse atividade exclusiva de um determinado grupo. O mesmo aconteceu com o pensamento cientifico.
Alienado o homem só pode recuperar a integridade por meio da crítica Radical ao sistema econômico, político e á filosofia que o excluíram da participação efetiva da vida social. 
chegando à saturação.
Classes Sociais
Divisão Econômica: A partir das relações e produção; proprietários e não-proprietários dos meios de produção, originam-se as classes sociais – Proletários: trabalhadores que vendem sua força de trabalho em troca de salário. E Capitalistas: Possuem os meios de produção apropriando-se do produto do trabalho de seus operários em troca do salário que eles dependem para sobreviver. 
De um lado, o Capitalista desejando preservar seu direito a propriedade, explora ao máximo o trabalho operário pagando baixos salários ou ampliando a jornada de trabalho. De outro lado, o trabalhador na luta contra a exploração, reivindicando melhoria salarial e condições de trabalho. 
Relações sociais mais amplas: As classes sociais não se reduzem a divisas quantidades de riqueza, mas revelam diferença de “existência material”. Uma mesma classe partilha de valores, interesses, regras, comportamentos que lhe é comum. A partir da vivência de uma mesma situação de classe; esta classe passa assim a se organizar politicamente o que permite a tomada de consciência da classe operária e sua mobilização para a ação política. 
PAG 134
TEXTO 1: A capacidade do homem de transformar a natureza a partir do trabalho, em propriedade. Desenvolvendo assim uma divisão do trabalho, e um espírito de corporação, o qual possibilitará a manutenção da sociedade por meio da troca. Excluindo neste contexto a necessidade da classe exploradora do operário visando maiores lucros. A partir do texto entende-se que. A prioridade da produção se dá apenas para o uso e não para o lucro. 
TEXTO 2: Para o autor a ideia Marxista continua sendo um ideal ao qual ele norteia sua filosofia de sociedade melhor e igualitária.

Continue navegando