Apol Sistema de Ensino e políticas educacionais
5 pág.

Apol Sistema de Ensino e políticas educacionais


DisciplinaSistema de Ensino e Políticas Educacionais635 materiais7.226 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
\u201cO problema enfrentado pela política social parece ser menos o de compensar as amplas desigualdades sociais que marcam as sociedades modernas, e mais o de responder às desigualdades que, em determinados contextos históricos, são suspeitas de ameaçar a reprodução destas mesmas sociedades\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARDOSO Jr, J.C.; JACCOUD, L. Políticas Sociais no Brasil: organização, abrangência e tensões da ação estatal. In: JACCOUD, L. (Org.). Questão Social e Políticas Sociais no Brasil Contemporâneo. Brasília: IPEA, 2005, p. 181-260. p. 188. <http://ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/Cap_5-10.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Conforme as informações contidas no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes as políticas sociais, leia as seguintes afirmativas:
I. As políticas sociais são subdivididas em áreas de atuação.
II. As políticas sociais têm o objetivo de superar o modelo econômico capitalista.
III. As políticas educacionais fazem parte das políticas sociais.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Nota: 20.0
	
	A
	III.
	
	B
	I e III.
Você acertou!
A alternativa correta é esta, pois as afirmativas I e III estão corretas: I) \u201cAs políticas sociais subdividem-se em várias áreas de atuação, como políticas de saúde, de moradia, trabalhistas e educaionais\u201d (livro-base, p. 50); e III) \u201cAs políticas educacionais estão inseridas no contexto maior das políticas sociais\u201d (livro-base, p. 51). A afirmativa II está errada porque: \u201cPodemos afirmar, então, que \u2018as políticas sociais não têm o objetivo de superar ou transformar o modelo econômico\u2019 (Bruel, 2010)\u201d (livro-base, p. 50).
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e II.
	
	E
	II.
Questão 2/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte fragmento de texto:
\u201cCom o objetivo de orientar as secretarias municipais, o Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicaram documentos que ofereciam subsídios para a implementação da educação infantil nos sistemas de ensino\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. As políticas públicas de educação infantil e a utilização de sistemas apostilados no cotidiano de creches e pré-escolas públicas .Revista Brasileira de Educação,  Rio de Janeiro,  v. 17, n. 49, p. 59-80,  abr.  2012.  p. 61.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n49/a03v17n49.pdf >. Acesso em: 22 jul. 2017.
Conforme as informações contidas no trecho de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes ao documento do MEC \u201cPolítica de educação infantil no Brasil: relatório de avaliação\u201d, leia as seguintes afirmartivas:
I. O índice de matrículas na educação infantil está aumentando.
II. As matrículas na educação infantil estão aumentando principalmente nas regiões pobres.
III. As crianças que vivem em áreas rurais têm mais possibilidades de acesso à educação infantil do que as que vivem em áreas urbanas.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas, pois \u201cEm relação ao acesso, o relatório do MEC aponta que o índice de matrículas na educação infantil está aumentando no Brasil, principalmente nas regiões mais pobres\u201d (livro-base, p. 76). A afirmativa III está incorreta: \u201cas crianças que vivem em áreas rurais têm menos possibilidades de acesso à educação infantil\u201d (livro-base, p. 76).
	
	B
	I e III.
	
	C
	II e III.
	
	D
	II.
	
	E
	III.
Questão 3/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a passagem a seguir:
\u201cComo conceito, a educação básica veio esclarecer e administrar um conjunto de realidades novas trazidas pela busca de um espaço público novo. Como um princípio conceitual, genérico e abstrato, a educação básica ajuda a organizar o real existente em novas bases e administrá-lo por meio de uma ação política consequente\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CURY, Carlos Roberto Jamil. A educação básica como direito. Cadernos de Pesquisa, São Paulo,  v. 38, n. 134, p. 293-303,  ago.  2008. p. 294. <http://www.scielo.br/pdf/cp/v38n134/a0238134.pdf>. Acesso em: 11 de jul. 2017.
Levando em consideração as informações contidas na passagem de texto e nos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre a legislação referente à educação básica brasileira, leia as seguintes afirmativas:
I. A extensão é parte da educação básica brasileira.
II. O ensino infantil é parte da educação básica brasileira.
III. A graduação é parte da educação básica brasileira.
IV. O ensino fundamental é parte da educação básica brasileira.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	II e IV.
Você acertou!
As afirmativas corretas são a II e a IV, porque: \u201ca educação básica brasileira é composta de educação infantil, ensino fundamental e médio\u201d (livro-base, p. 62). As afirmativas I e III são falsas, porque: \u201cA educação superior, por sua vez, é organizada [...] em cursos sequenciais por campo de saber: graduação, pós-graduação e extensão\u201d. (livro-base, p. 34).
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e IV.  
Questão 4/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o seguinte trecho de texto:
\u201cOs materiais de apoio norteadores do PNAIC valorizam a leitura literária, mas sem metodologia para a promoção dessa prática. A orientação para a área de leitura em boa parte reduz o processo de leitura de textos literários ao plano lúdico, evitando o tratamento sistemático de desafios estéticos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZANCHETTA JUNIOR, JUVENAL. Práticas de leitura literária e a contribuição do PNAIC. Rev. Bras. Educ.,  Rio de Janeiro,  v. 22, n. 68, p. 147-167,  Mar.  2017.  p. 152.<http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v22n68/1413-2478-rbedu-22-68-0147.pdf>.  Acesso em: 22 jul. 2017.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido por todas as esferas de governo, assegurando uma meta de tempo a para alfabetização da criança. Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos, assinale a alternativa que designa a informação correta a respeito da meta (idade e ano do ensino fundamental) em que o processo de alfabetização deve estar concluído:
Nota: 20.0
	
	A
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
Você acertou!
Esta alternativa está correta pois: \u201co Pacto Nacional pela alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos  governos federal, do Distrito  Federal, dos estados e municípios até os oito anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental (Brasil, 2016d)\u201d (livro-base, p. 112).
	
	B
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 3° ano do ensino fundamental.
	
	C
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	D
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 1° ano do ensino fundamental.
	
	E
	Todas as crianças devem estar alfabetizadas até os 7 anos de idade, ao final do 2° ano do ensino fundamental.
Questão 5/5 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Considere o seguinte excerto:
\u201cEm alguns países, o cuidado com a criança é considerado de responsabilidade