Buscar

INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Prévia do material em texto

INCLUSÃO ESCOLAR DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN
Eliane Bandeira Gomes
RU 2416447
POLO MONTES CLAROS
UNINTER
RESUMO
Este artigo está alicerçado na pesquisa bibliográfica de autores e pesquisadores tanto da síndrome de Down, quanto da educação e inclusão e na coleta de algumas informações de uma mãe e professora de uma criança com a síndrome de down, para conhecer as potencialidades e limitações vividas por essa criança, pelo professor e pela família e, dessa forma, levantar as necessidades educacionais ainda existentes e apresentar uma proposta acerca da inclusão escolar da criança com Síndrome de Down.
 UM POUCO SOBRE SÍNDROME DE DOWN
A síndrome de Down (SD) é uma alteração genética caracterizada pela presença de uma cópia extra do cromossomo 21 nas células
Esta deficiência pode se manifestar de três formas: por não disjunção simples; translocação do cromossomo 21 e, por mosaicismo do cromossomo 21. (GORLA, 2011).
As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estarem sujeitos a uma maior incidência de doenças, mas apresentam personalidades e características diferentes e únicas.
...
Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, 2008 )
Características
Estão mais vulneráveis a algumas doenças, como cardiopatias e problemas respiratórios.
Seu desenvolvimento físico e mental são mais lentos do que o de outras crianças de sua idade.
Vale destacar que a síndrome de Down não é uma doença, e sim uma condição inerente à pessoa. 
...
De acordo com as Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down ( M. DA SAUDE)
Entre as características físicas estão: 
olhos amendoados, 
hipotonia muscular e
deficiência intelectual
REFLETINDO ….
O QUE É UMA ESCOLA INCLUSIVA?
ESCOLA INCLUSIVA
...lugar onde as crianças com necessidades educacionais especiais, se tornem agentes completos e autônomos, participativo e ativo na sociedade, dentro de suas limitações e capacidade.
… uma escola aberta, onde os profissionais da educação precisam estudar e desenvolver metodologias e práticas pedagógicas sustentadas na pluralidade e complexidade da vida cultural, natural e social da criança. 
Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? / Maria Teresa Eglér Mantoan
Educação e síndrome de Down
A criança com síndrome de Down deve ser educada e disciplinada como qualquer outra criança. 
A criança com síndrome de Down tem o aprendizado mais lento, déficit da memoria auditiva recente, atraso na fala, etc. Por isso merece uma educação com estratégias de ensino criativas e motivadoras, para desenvolver ao máximo seu potencial e habilidades. 
(BRASIL - MINISTERIO DA SAUDE, 2016)
CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA (PROPOSTA)
“Os portadores de deficiência constroem também seu conhecimento do mesmo modo que indivíduos normais, embora de forma mais lenta”. (FERREIRA E NUNES, 1994). 
CONSTRUINDO UMA ESCOLA INCLUSIVA (PROPOSTA)
..., uma escola que abre suas portas a todos e todas, com um currículo adaptável e passível de revisão sempre que necessário. Entendendo que existem tantas outras formas de aprender, e possibilitando isso ao aluno.
 
Orientações importantes...
· Acessibilidade do espaço: diminuir as barreiras físicas da escola, facilitando o acesso para todas as pessoas, especialmente as pessoas com deficiência.
· Adaptar os materiais escolares: diversificar os instrumentos de ensino, minimizando a dificuldade daquele aluno em aprender.
· Trabalhar temas delimitados: trabalhar um tema de cada vez, respeitando o progresso e desenvolvimento do aluno. Observando a fragilidade que esse aluno possui para explorar mais a cada atividade.
· 
Orientações importantes...
Adaptar as avaliações: fracionar o tempo, realizar em etapas, enfim, adaptar a forma de avaliação segundo cada situação.
Elaborar os exercícios com criatividade e com uma estrutura diferente: letras maiores, contar com gravuras para ilustrar as atividades, etc.
Plano de Aula – Maternal / 2 anos
Conteúdo: Tipo de moradia
OBJETIVO
Conhecer vários tipos de moradias.
Identificar as características e estruturas dos tipos de moradias
Reconhecer o habitat dos animais.
Compreender a importância da moradia.
Reconhecer os sons dos animais
Aprender contar até 3
Metodologia
Fazer cartazes com desenhos para contar a história, abusando da oralidade. Enquanto conta a história, utilizar músicas, sons onomatopeia, falar os nomes dos bichos que aparecem na história, as cores, etc..
 
Após contar a história, passear com as crianças para observarem as moradias ao seu redor, os animais que existem, o clima, etc..
Para fixar: Usar jogos de encaixes montando casas, prédios, etc (jogo do engenheiro) Assim, explorar a coordenação motora, cores e formas.
*Qualquer atividade nessa faixa etária se faz necessário uso o concreto.
Avaliação...
O aluno com Down não deve ser avaliado da mesma forma que uma criança dita “normal”.
O professor precisa preparar uma maneira prática e diferenciada de avaliar esses alunos (conversa, exercício escrito, atividades realizadas, etc). 
Por ele ter dificuldades de reter informações extensas, o professor pode realizar a avaliação de modo processual, avaliando e valorizando cada avanço que ele apresentar. 
 
5 - Conclusão
Como nos aponta o próprio Ministério da Educação, uma escola inclusiva é aquela que vislumbre uma proposta curricular inovadora.
Só teremos uma educação inclusiva, se considerarmos a diversidade como valor humano e educativo e se nos comprometermos em contribuir com atividades que tenha significado para cada aluno,
 Parafraseando MARÍA JOSÉ BORSANI, poder construir pontes no lugar de obstáculos.

Continue navegando